Como veterinários empreendedores fidelizam seus clientes
A estratégia de e-mail marketing permite que veterinários empreendedores fidelizem seus clientes de forma simples e automática! Veja no post de hoje como a estratégia funciona e porque você deveria estar investindo em e-mail marketing.
A estratégia de e-mail marketing permite que veterinários empreendedores fidelizem seus clientes de forma simples e automática! Veja no post de hoje como a estratégia funciona e porque você deveria estar investindo em e-mail marketing.
O e-mail marketing é um dos pilares do marketing de relacionamento para qualquer profissional. Afinal, com uma boa plataforma, você pode automatizar sua comunicação e ainda deixá-la humanizada.
Em um mercado competitivo como o pet, o veterinário empreendedor precisa se diferenciar da concorrência, e construir um relacionamento duradouro com os tutores.
Por que os veterinários empreendedores devem investir em e-mail marketing?
Você gostaria de estar em contato com todos os tutores para verificar como seus pets estão, mas não sobra tempo no seu dia a dia?
Esse é um desejo comum de muitos profissionais veterinários. Porém, é impossível ter tempo para tudo que gostaríamos de realizar, e para não deixar nenhuma tarefa importante de lado, podemos utilizar a tecnologia.
Uma plataforma de e-mail marketing permite que você envie mensagens automáticas totalmente personalizadas de acordo com seu atendimento.
Com o e-mail marketing, você garante que todos os tutores receberão contato no pós-consulta, o que cria mais oportunidades de fidelização.
É essencial lembrar que a experiência do tutor com o atendimento de seu pet vai muito além da consulta.
A jornada do tutor começa desde o momento em que ele busca um profissional veterinário, e vai até o pós-consulta, quando ele decide se irá continuar ou não agendando consultas com você.
Portanto, é fundamental lembrar que o tutor também é um cliente, e é necessário buscar novas estratégias para fidelizá-los e engajá-los no cuidado de seus pets e o e-mail marketing pode te ajudar nessa missão!
7 principais vantagens do e-mail marketing para veterinários empreendedores
Quantos profissionais veterinários você conhece que investem em e-mail marketing?
Apesar de ser uma estratégia importantíssima no marketing digital para qualquer segmento do mercado, ela ainda não é muito popular entre os veterinários empreendedores.
Basta perguntar aos seus clientes quantas vezes eles receberam uma pesquisa de satisfação após a consulta, ou foram contatados mesmo sem um retorno marcado.
Isso significa que se você começar seu e-mail marketing agora, irá conquistar uma excelente vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Veja a seguir os 7 diferenciais que você pode conquistar com o E-mail Marketing.
1. Estende seu atendimento para além da consulta
Seus clientes recebem e-mails de pré e pós-atendimento?
Imagine poder enviar mensagens automáticas com as informações mais relevantes para seus clientes, e tirar todas as dúvidas frequentes que costumam aparecer durante a primeira consulta.
Ou coletar avaliações e feedbacks por meio de uma pesquisa de satisfação, para melhorar e inovar seu atendimento.
Com o E-mail Marketing, você pode fazer tudo isso ao enviar e-mails automáticos e cuidar ainda mais dos seus clientes.
2. Envia lembretes de retorno automaticamente
Um dos seus principais desafios é reduzir a taxa de absenteísmo na sua clínica veterinária?
Você pode, através do Email Marketing programar e-mails para lembrar o tutor de marcar um retorno. Você pode selecionar a periodicidade que cada mensagem será enviada, como semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, por exemplo.
É possível personalizar as mensagens e direcionar as respostas para o e-mail da recepção, assim, você mantém sua caixa de entrada organizada, e os tutores podem marcar um atendimento diretamente com a recepcionista.
Eles também podem utilizar o agendamento online, caso tenha um, e marcar uma consulta em poucos segundos, de qualquer lugar. Uma excelente integração de dados para os veterinários empreendedores, não concorda?
3. Você escolhe quais tutores irão receber cada comunicação
Já pensou em selecionar os tutores que irão receber orientações de pós-procedimento por uma tag (etiqueta) do prontuário?
Cada procedimento ou cirurgia exige uma série de cuidados e prevenções que todos os tutores devem seguir para que seu pet se recupere de maneira saudável. E, muitas vezes, aparecem diversas dúvidas que precisam ser solucionadas por mensagem ou ligação.
O Email Marketing permite que você crie diversos tipos de conteúdo em cada e-mail, e selecione quais tutores irão receber cada um deles. Assim, todos podem receber uma comunicação personalizada.
Ao receber um e-mail com orientações, seus clientes ficam com menos dúvidas, e se sentem mais confortáveis para entrar em contato.
Em uma data comemorativa, como o Dia da Mulher, você pode criar uma campanha e enviar para todas as suas clientes.
Com essa segmentação, você pode enviar mensagens automáticas e manter a personalização e o seu atendimento humanizado, pois cada tutor irá receber uma mensagem de acordo com a necessidade de seu pet.
4. Permite o envio de campanhas de malas diretas e mensagens automáticas
Existem dois principais tipos de e-mail: as campanhas e as mensagens automáticas, também conhecidas como sequências de e-mail.
Dê uma olhada nas características de cada uma delas:
- Campanhas de e-mail: enviadas uma única vez para os tutores, conhecidas popularmente como mala direta. Costumam ser associadas a campanhas pontuais, como datas comemorativas, aviso de férias ou mudança de endereço, entre outros;
- Mensagens automáticas: as mensagens são enviadas em sequência, como um fluxo de comunicação. Se você precisa que o tutor retorne daqui 60 dias, é possível programar uma sequência de e-mails para lembrá-lo do retorno antes de um mês, duas semanas, e assim por diante.
Ambos os formatos de e-mail conseguem educar seus clientes e engajá-los em seus tratamentos, um diferencial importante para qualquer veterinário empreendedor.
5. Seus clientes recebem informações sobre os procedimentos realizados na clínica veterinária
Muitos tutores se sentem inseguros antes de realizar algum procedimento em seus pets?
Essa é uma reação comum e esperada, já que as pessoas costumam ter receio daquilo que não conhecem.
Para educá-los sobre os procedimentos que você realiza, uma ótima iniciativa é enviar conteúdos por meio do seu e-mail marketing.
Dessa forma, você tranquiliza seus clientes e aumenta a confiança que eles depositam em você e em seus serviços.
6. Você engaja ainda mais os tutores nos tratamentos de seus pets
Nem todas as pessoas conseguem seguir à risca os tratamentos de seus pets, e precisam ser lembradas de orientações básicas, ou receber um passo a passo completo.
Assim, você assegura que irá acompanhar o tratamento de todos os pets que passaram por você, pois enviará mensagens de forma constante.
7. O Email Marketing te destaca no mercado veterinário
Como você se diferencia dos seus concorrentes? Você sabe como um bom marketing pode incentivar os tutores a divulgarem seu serviço?
Ao longo do conteúdo você viu as principais vantagens do E-mail Marketing, e como elas podem trazer diferenciais importantíssimos na sua rotina.
O mercado veterinário cresce a cada ano, e para atrair mais tutores e fidelizar aqueles que já conhecem seu atendimento, é necessário estar em constante inovação.
O e-mail marketing é uma das várias estratégias que você pode adotar para estar mais próximo dos tutores e construir uma relação duradoura com todos eles.