Como as redes sociais da clínica veterinária fidelizam tutores?

Investir em uma estratégia de conteúdo educativo para as redes sociais da clínica veterinária pode te ajudar na fidelização de tutores. Leia o artigo completo e descubra como isso ocorre.

Como as redes sociais da clínica veterinária fidelizam tutores?

Investir em uma estratégia de conteúdo educativo para as redes sociais da clínica veterinária pode te ajudar na fidelização de tutores. Leia o artigo completo e descubra como isso ocorre.

As redes sociais têm se tornado um importante pilar para a estratégia de marketing de empresas de maneira geral. A criação de conteúdo, seja educativo ou de entretenimento aumentou significativamente nos últimos anos.

Cada vez mais, desde profissionais autônomos e pequenos empreendedores até médias e grandes empresas usam da estratégia de conteúdo para atrair clientes e fidelizá-los.

Com o amplo acesso à internet, o comportamento do consumidor também foi impactado. Hoje, antes de comprar qualquer produto ou serviço, o cliente pesquisa sobre no Google e dá uma conferida nas redes sociais da empresa.

“Muito mais do que simplesmente um produto ou serviço, os consumidores buscam ter uma boa experiência com a marca. É por esta razão que muitas empresas têm se preocupado não só com o relacionamento com o cliente, mas também, em melhorar sua experiência desde o momento da compra.”

Dessa forma, no artigo de hoje, vamos mostrar como as redes sociais da clínica veterinária ajudam na hora da tomada de decisão e também, na fidelização de clientes

Porque as redes sociais da clínica veterinária são importantes?

1. Comportamento do consumidor mudou

Como dito anteriormente, sempre que precisamos de algum serviço, qualquer que ele seja, nós pesquisamos no Google por recomendações. Com consultas veterinárias não seria diferente.

Neste momento, um site profissional e um perfil no Google Meu Negócio garantem que sua clínica seja encontrada e recomendada pelas pesquisas Google para aquelas pessoas que estão procurando por serviços como os que você oferece.

Uma vez encontrado o serviço que procuramos, queremos saber mais sobre. É aí que entram as redes sociais. Portanto, ter um perfil no Instagram, com um feed organizado e atualizado passa credibilidade e profissionalismo. 

2. Você se posiciona como especialista no assunto

Você passou anos estudando para exercer sua profissão e embora algumas informações pareçam triviais para você, elas são novidade para as pessoas leigas no assunto. 

Ao criar conteúdo educativo nas redes sociais, usando do seu conhecimento como veterinário, você ajuda os seus seguidores a entenderem melhor sobre a saúde e os cuidados dos seus bichinhos e se coloca como profissional capacitado e qualificado.

3. Presença digital é essencial

Agora imagina que você tem uma clínica veterinária bonita, bem equipada, preparada para receber tutores, mas não está presente no Google e nem nas redes sociais. 

Pensando no comportamento do consumidor, é como se você não existisse. É como se você fosse um médico e não estivesse na guia do convênio em que você trabalha. 

Por isso, cuide da sua presença digital e invista em um site profissional, num perfil no Google Meu Negócio e nas redes sociais de maior alcance, como o Facebook e o Instagram.

Com isso você garante que as pessoas vão te encontrar se pesquisarem por serviços que você oferece na internet.

E como as redes sociais da clínica veterinária ajudam na fidelização de tutores?

1. Mantém a sua marca viva na memória

Todo mundo está nas redes sociais. É difícil encontrar pessoas que não tenham um perfil no Instagram ou no Facebook. Mais difícil ainda é encontrar pessoas que não passam pelo menos uma hora de seus dias navegando nas plataformas.

Ao criar conteúdo para as redes sociais, você garante que os seus seguidores recebam um, dois, três lembretes sobre diferentes tópicos a respeito da saúde de seus pets e, consequentemente, da existência de seu trabalho. Afinal, só o que é visto é lembrado.

2. Educa seus clientes

Com que frequência devo levar meu pet ao veterinário? Qual a importância do check-up? Quais vacinas preciso dar? Existe dose de reforço? Por que devo castrar meu cachorro? 

Acredite, muitos tutores não fazem ideia da resposta para essas perguntas. E você pode criar conteúdos para ensiná-los sobre questões básicas e de quebra se posicionar como autoridade no assunto. 

Isso faz com que entendam a necessidade, por exemplo, de aplicar as três doses da vacina V10 em filhotes. E, por que não entrar em contato com essa clínica, que oferece conteúdo de qualidade, para agendar as aplicações? É muito oportuno para ambas as partes.

3. Ajuda a criar uma boa experiência do cliente com a sua empresa

Todo cliente gosta de se sentir cuidado. Ainda mais quando se trata de serviços na área de saúde. Neste sentido, oferecer conteúdo de qualidade que informe, ensine e crie um sentimento de cuidado é muito positivo para a sua clínica.

Agora imagina se você fizer com que o cliente participe ativamente e sinta que contribuiu para a criação do conteúdo da sua clínica veterinária? Uma forma muito simples de fazer isso é abrir uma caixinha de perguntas nos stories e tirar dúvidas dos clientes. 

Ou ainda, você pode tirar fotos dos bichinhos que chegam na clínica e postá-las nas redes. O tutor com certeza compartilhará a publicação com seus seguidores e divulgará, de maneira orgânica, o seu trabalho. 

Por que não criar um cenário onde o tutor pode ele mesmo tirar fotos com seu pet e marcar o perfil da clínica veterinária? Use a criatividade para gerar engajamento com os tutores

Viu só como as redes sociais da clínica veterinária podem ajudar a oferecer uma ótima experiência para o tutor? A fidelização é a consequência de um atendimento de excelência e de boas experiências com a sua clínica.