Como ser um veterinário empreendedor: 6 passos básicos
Quer se tornar um veterinário empreendedor de sucesso, mas não sabe exatamente por onde começar? Confira algumas dicas que separamos especialmente para você!
Quer se tornar um veterinário empreendedor de sucesso, mas não sabe exatamente por onde começar? Confira algumas dicas que separamos especialmente para você!
Embora a faculdade de Veterinária não ofereça o conhecimento necessário para gerir uma clínica, você precisa buscar conhecimento para se tornar um veterinário empreendedor. Afinal, ter noções básicas de administração é fundamental para direcionar sua clínica veterinária para o sucesso.
O empreendedorismo no mercado pet é importante para garantir uma atração eficiente de clientes e, consequentemente, melhorar seus resultados financeiros. Sem isso, é impossível manter as portas da sua clínica veterinária abertas.
Para que você possa ter um domínio maior sobre o assunto, listamos 6 passos considerados indispensáveis para se tornar um excelente veterinário empreendedor e deixar a concorrência para trás. Acompanhe a leitura até o final e descubra!
Como se tornar em um veterinário empreendedor?
Durante a faculdade de Medicina Veterinária, alguns temas não são explorados na grade curricular, como gestão, marketing veterinário e empreendedorismo. E isso pode ser bastante prejudicial ao longo da carreira, principalmente se você está buscando abrir um negócio ou otimizar a sua clínica veterinária.
Pensando em te ajudar a ter ainda mais sucesso nessa jornada, selecionamos os principais passos que você precisa seguir. Continue a leitura e descubra o que é necessário!
1. Conheça o seu mercado
Conhecer o seu mercado de atuação é o primeiro passo para se tornar um veterinário empreendedor de sucesso. Sendo assim, esteja atento ao que seu público busca nesse momento.
Realize pesquisas para avaliar as demandas e, inclusive, as tendências que ajudarão a chamar a atenção dos seus clientes.
Um veterinário empreendedor precisa ir além das práticas veterinárias. Ele deve conhecer todos os processos da clínica para coletar e analisar os dados necessários e garantir a viabilidade do negócio.
Essa análise do mercado permitirá que você faça adequações para modernizar o atendimento e torná-lo mais humanizado.
Também é por meio dessa análise que será possível verificar quais especialidades a clínica precisa atender e, por fim, definir qual deverá ser a sua localização e quanto deve ser investido em infraestrutura.
2. Realize cursos e treinamentos de empreendedorismo e gestão
Conhecimento nunca é demais, por isso realizar cursos e treinamentos sobre empreendedorismo e gestão é fundamental para que você possa entender melhor os processos administrativos de sua clínica veterinária.
Por exemplo, saber como fazer uma boa gestão de Recursos Humanos (RH) é essencial para manter seus colaboradores engajados e motivados para entregar o melhor deles todos os dias.
Eles são o “coração” da sua clínica, pois são eles que fazem os primeiros contatos com seus clientes, ajudam a manter os processos em ordem etc.
Os cursos e treinamentos o ajudarão a lidar melhor com os desafios do dia a dia e, inclusive, você conseguirá solucionar até mesmo os problemas mais burocráticos, os quais geralmente estão ligados à contabilidade da clínica.
3. Domine as novas tecnologias e seja um profissional inovador
Qual é o seu diferencial? Ou seja, o que sua clínica oferece que deixa as demais para trás?
Fazer uso de tecnologias é crucial para atender, por completo, as necessidades dos seus clientes. Isso porque esses equipamentos permitem oferecer um atendimento de qualidade, uma vez que os diagnósticos se tornam mais precisos e as recuperações mais ágeis.
Inovar no atendimento é um dos passos mais importantes para se destacar no seu segmento. Hoje, as pessoas buscam não apenas por profissionais que prescrevem um tratamento a seus pets ou os medica, mas também esperam compreensão por parte do veterinário e, ainda, um atendimento que supere suas expectativas.
Ao oferecer isso, além de voltar a consultar na sua clínica, o cliente fará questão de divulgar seus serviços para amigos e familiares.
4. Divulgue o trabalho da maneira correta
Outra questão que todo veterinário empreendedor precisa estar atento é em relação à divulgação do seu trabalho. Na área da saúde, essa atenção precisa ser redobrada, pois o Conselho Federal de Medicina Veterinária tem exigências específicas.
Você não pode, por exemplo, divulgar os valores das suas consultas em anúncios, faltar com ética e muito menos realizar diagnósticos a distância. Para saber mais sobre as exigências, confira nosso conteúdo sobre os limites do marketing veterinário e como você pode trabalhar da melhor forma possível.
Além disso, também é importante estar atento às estratégias de marketing mais adequadas ao segmento veterinário. A estratégia mais eficiente para atrair clientes para a clínica veterinária, é através de campanhas de anúncios no Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. Já a estratégia mais eficiente para fidelizar os clientes em sua clínica, é através da produção de conteúdo educativo nas redes sociais.
5. Estabeleça parcerias com outros profissionais da área
Para se tornar um bom veterinário empreendedor, você também precisa analisar as necessidades da sua clínica. Ou seja, é necessário verificar quais serviços podem ser oferecidos aos seus clientes para fazer com que sua clínica ganhe mais autoridade no mercado e mostre-se completa aos seus clientes.
Suponhamos que a sua clínica veterinária apenas atenda consultas, mas existem muitos outros tipos de serviços no mercado pet. Realizar parceria com banhos e tosa, lojas de ração, laboratórios clínicos, por exemplo, é uma excelente maneira de oferecer mais para o seu cliente.
Tudo isso ajudará a tornar o seu espaço mais eficiente e, consequentemente, fará com que o cliente saia 100% satisfeito com os serviços prestados.
6. Realize um controle financeiro eficiente da clínica
Uma boa gestão financeira é a base de qualquer empreendimento. Quando mal administrada, ela oferece grandes riscos, abrindo a possibilidade de forçar o empreendedor a encerrar suas atividades. Afinal, é impossível arcar com todos os compromissos financeiros de uma clínica se não há recursos suficientes para esse fim.
Comece utilizando o seu fluxo de caixa. Tenha um controle total de todas as suas receitas e despesas (fixas e variáveis) e, além disso, defina um pró-labore para você. Dessa forma, evita-se a retirada esporádica de dinheiro do caixa.
Não se esqueça também de realizar um planejamento financeiro eficiente, o qual deverá conter suas metas e objetivos — lembre-se de que eles precisam ser realistas, ou seja, possíveis de serem alcançados dentro de um prazo determinado.
Com essas dicas, você conseguirá se tornar um veterinário empreendedor de sucesso. Foco e disciplina são indispensáveis para alcançar seus objetivos. Portanto, não desista e permaneça constantemente em busca do conhecimento. Você não vai se arrepender dos resultados!