Como manter um Teleatendimento de excelência?
Você se pergunta como manter um teleatendimento de excelência? A telemedicina em geral já é utilizada há muito tempo, desde práticas como atendimento por mensagens, até atendimentos por videoconferência. Hoje, ela se torna ainda mais indispensável.
Você se pergunta como manter um teleatendimento de excelência? A telemedicina em geral já é utilizada há muito tempo, desde práticas como atendimento por mensagens, até atendimentos por videoconferência. Hoje, ela se torna ainda mais indispensável.
Mais do que nunca, os profissionais percebem a importância dos serviços veterinários à distância. Entretanto, um receio ainda é muito prevalente no meio veterinário: é possível manter um teleatendimento de excelência?
A resposta não poderia ser mais clara: sim, é possível. Na verdade, a Telemedicina pode beneficiar de muitas formas o atendimento, diferente do que muitos pensam.
Quer descobrir como teleatendimento de excelência à distância funciona? Continue a leitura
Passo a passo para manter um teleatendimento de excelência
Como eu posso manter a excelência do meu atendimento por videoconferência? Como eu me comunico de forma online?
Tire todas as suas dúvidas com os 7 passos práticos a seguir. Acompanhe!
1. Escolha um local tranquilo
Caso você não esteja na sala de atendimento da sua clínica veterinária, é fundamental que você escolha um local tranquilo, principalmente em um Teleatendimento (atendimento veterinário à distância, normalmente feito por videoconferência).
Um local tranquilo é aquele espaço onde você não será interrompido, e estará livre de distrações como som de TV, conversas, barulhos externos, e entre outros.
Além de garantir mais tranquilidade para conversar com tutores, também é importante ter um local de trabalho definido. Assim, você não mistura espaços pessoais de lazer, com espaços de atendimento.
2. Foco total nos tutores
Da mesma forma, assim como presencialmente, no Teleatendimento também é preciso ter foco total nos bichinhos e seus tutores.
Ou seja, evite ao máximo deixar seu celular próximo durante um atendimento, e não abra outras plataformas como redes sociais, para evitar distrações.
Talvez você sinta uma dificuldade de concentração durante uma videoconferência ou troca de mensagens. Para ajudar, sempre utilize a técnica de olhar nos olhos dos tutores.
No Teleatendimento, por exemplo, mantenha contato visual com a tela que está mostrando o tutor. Caso você não esteja visualizando, imagine que a tela é o tutor, e mantenha-se focado nela.
Dessa forma, você pode se mostrar mais presente ao momento, mesmo à distância.
3. Continue sendo empático e atencioso
Sua forma de realizar o atendimento não muda apenas porque o formato está diferente. Toda a atenção e cuidado que você pratica em um atendimento presencial, também continuará em um Teleatendimento, ligações ou mensagens.
Em casos onde precisamos nos comunicar digitalmente, – ou seja, por mensagem – é normal sentirmos dificuldade.
Afinal, diferente de uma ligação, onde nosso tom de voz consegue expressar nossos sentimentos, um texto não necessariamente tem essa facilidade.
Por isso, é fundamental ter ainda mais cuidado com a comunicação nesses meios, para evitar confusões e possíveis desentendimentos.
Uma boa dica é sempre olhar a mensagem novamente antes de enviá-la. Assim, caso você sinta necessidade de mudar algo, é só realizar a alteração.
4. Use uma plataforma segura e eficiente
Muitos profissionais veterinários costumam solucionar dúvidas de tutores por mensagens em plataformas como o WhatsApp e Messenger. Você também pode estar acostumado com ferramentas como o Skype e Zoom para realizar videoconferências.
Apesar dessas plataformas serem práticas no dia a dia e facilitarem a comunicação, elas não possuem uma segurança satisfatória para profissionais veterinários, que lidam com informações sigilosas e sensíveis dos tutores.
Para seguir as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária e não infringir exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é essencial utilizar sistemas seguros, desenvolvidos por especialistas em segurança de dados.
Além de garantir segurança para os seus tutores, você também consegue ter maior proteção judicial para a sua imagem profissional, já que todas as informações dos seus tutores estão integrados a ferramenta de Teleatendimento.
5. Lembre-se da experiência do tutor
A experiência do tutor com o seu atendimento não começa apenas no atendimento presencial ou no atendimento à distância. Ela acontece desde o processo de agendamento, até o pós-atendimento.
Para garantir uma ótima experiência, é essencial contar com serviços que facilitem o agendamento de atendimentos, como o agendamento online e lembretes de confirmação de atendimentos.
Além de permitir que o tutor marque um atendimento a qualquer hora e de qualquer lugar, você também evita que ele se esqueça do atendimento marcado, reduzindo a taxa de absenteísmo.
O momento pós-atendimento também é fundamental. Com o Teleatendimento você pode melhorar a experiência do tutor, e manter contato através de práticas como o e-mail marketing.
Com o e-mail marketing você pode enviar mensagens personalizadas de forma automática, pelo período que você desejar. Diferente do WhatsApp, você pode contatar milhares de tutores, de forma rápida e eficiente.
6. Busque por feedbacks
Ninguém melhor do que o seu tutor para te mostrar se o seu teleatendimento está sendo humanizado ou não.
Por isso, principalmente nesta época de mudanças, busque perguntar por feedbacks (avaliações), e esteja aberto para qualquer resposta, seja ela positiva ou negativa.
Você também pode enviar pesquisas de satisfação, conhecidas como NPS, para identificar o nível de satisfação dos seus tutores com o seu atendimento.Assim, seus tutores podem te ajudar a melhorar ainda mais o seu atendimento, aumentando a qualidade do seu serviço veterinário à distância.
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