Como Administrar uma Clínica Veterinária: 6 dicas fundamentais!
Administrar uma Clínica Veterinária não é uma tarefa fácil, pois além de exigir conhecimentos veterinários e um bom atendimento ao cliente, há também uma forte demanda de conhecimento financeiro e bom planejamento.
Administrar uma Clínica Veterinária não é uma tarefa fácil, pois além de exigir conhecimentos veterinários e um bom atendimento ao cliente, há também uma forte demanda de conhecimento financeiro e bom planejamento.
Porém, para um médico veterinário que passou a maior parte do seu tempo se dedicando exclusivamente à saúde dos bichinhos, administrar uma clínica veterinária pode ser desafiador.
Não é raro testemunharmos profissionais que, por mais que se dediquem totalmente a suas clínicas veterinárias, não alcançam seus melhores resultados. Trabalhar sete dias por semana, fazer turnos muito extensos e não tirar férias no fim do ano são atitudes que não garantem, necessariamente, seu sucesso.
Assim, para que sua clínica veterinária alcance ótimos resultados é preciso atentar-se a algumas questões que vão além do esforço e dedicação. Organização e planejamento são, por exemplo, fatores essenciais.
Mas e aí, Doutor? Você domina sua clínica ou sua clínica te domina?
De acordo com uma pesquisa da agência WMcCann, 86% dos empreendedores sentem-se escravos do próprio negócio. Isso porque o tempo e a energia dedicados à empresa são desgastantes para esses profissionais.
Essa é uma realidade muito comum em clínicas veterinárias. Por se tratar de negócios pequenos, cujos donos nem sempre têm experiência em gestão. Não é raro encontrarmos veterinários trabalhando em jornadas exaustivas ou com grandes dificuldades para equilibrar as contas.
Se você sente que trabalha demais, não consegue aproveitar o fim de semana e, mesmo não tirando férias, as contas da clínica não se sustentam, talvez esta seja a hora para pensar melhor em como tirar melhor proveito da sua clínica veterinária.
Para te ajudar nessa jornada, preparamos 6 dicas fundamentais para administrar uma clínica veterinária e não se tornar refém dela:
1. Estude a concorrência e o mercado
Antes de tomar qualquer decisão administrativa, o primeiro passo de uma boa gestão é criar uma estratégia para não ter problemas de tempo e dinheiro no futuro. Ou seja, é preciso fazer um planejamento detalhado sobre seu posicionamento no mercado.
Se você ainda vai abrir sua clínica, estude muito bem o ponto que você irá escolher. Analise também quais são seus principais concorrentes e como são suas precificações. Caso sua clínica já esteja funcionando, sempre há tempo para rever sua estratégia: avalie quais serviços estão sendo mais demandados, se o seu lucro é o suficiente e quais são os seus principais desperdícios.
2. Faça um bom planejamento financeiro
Sem dúvidas esse é um dos principais itens que tornam veterinários escravos de suas próprias clínicas: a falta de um bom planejamento financeiro fatalmente levará o gestor a patinar em contas, gastar energia e ter que trabalhar muito mais do que o necessário para sair do vermelho e não fechar sua clínica.
No entanto, esse não é um problema tão difícil de resolver. Ao organizar as contas e fazer um planejamento financeiro realista, sua vida profissional tende a ficar mais fácil e tranquila. Para isso, basta ser detalhista na hora de levantar as despesas e ter disciplina de acompanhar os gastos com frequência para não ser surpreendido no final do mês.
3. Atente-se aos seus horários e intervalos
Esta é outra situação muito comum no setor: quando o veterinário realiza o sonho de abrir sua própria clínica, ele está tão obstinado em fazer seu negócio decolar que vai trabalhar o máximo de tempo possível.
É normal encontrar profissionais que abandonam horário de almoço, férias e finais de semana para se dedicarem à clínica. Esse esforço é compreensível, mas não se trata de uma boa prática. Primeiramente porque não é uma situação saudável: uma hora o corpo (ou a mente) irá pedir ajuda.
Além disso, é uma situação que você se acostuma facilmente e, quando menos percebe, já está sendo dominado pelo negócio. E vamos combinar: ninguém sonha em abrir uma clínica para passar 100% do seu tempo se dedicando a ela, certo? Portanto, respeite os intervalos para descanso!
4. Organize os dados dos pets
Uma das tarefas que mais exige cuidado ao administrar uma clínica veterinária é a gestão de dados dos clientes e de seus pets. O controle das informações dos bichinhos é essencial para oferecer mais agilidade no atendimento e uma experiência melhor aos clientes.
Você certamente terá grandes problemas se não fizer uma boa organização desses dados. Portanto, vale a pena investir em algum sistema de gestão que, além de armazenar essas informações, também tenha alertas de quando você deve entrar em contato com seus clientes (por exemplo, na época do pet tomar uma próxima vacina).
5. Use a tecnologia
Por mais tradicional que você seja, já estamos em pleno século XXI e temos inúmeras tecnologias que podem ajudar seu negócio. Crie um site para sua clínica veterinária, procure um software de gestão para armazenar as informações dos pets atendidos, adquira um sistema de controle financeiro para não ter prejuízos…
Enfim, as possibilidades são enormes e a cada dia uma nova tecnologia surge para ajudar na administração do seu negócio. O grande segredo é entender quais são as dores mais urgentes da sua clínica e encontrar a solução que resolva esses problemas.
6. Conecte-se com seus clientes
Por falar em relacionamento com o cliente, esse é outro passo fundamental para administrar uma clínica veterinária. Muitos profissionais gastam um esforço enorme para atrair novos clientes, mas não se preocupam com a base que já têm fidelizada.
Para isso, não há grande segredos: seja atencioso, faça um bom serviço e mantenha contato com seus clientes. Se você conseguir construir uma boa base, certamente ficará mais confortável financeiramente e gastará menos energia.
Administrar uma clínica veterinária não pode ser uma dor de cabeça. Otimizar a gestão da sua empresa não só fará que o cotidiano em sua clínica melhore, mas também te ajudará fora dela, fazendo com que você curta mais os momentos com sua família e amigos.
E aí? Conseguiu identificar quais pontos precisam ser melhorados na sua clínica veterinária? Conta pra gente nos comentários!