Clientes Millenials: como atrai-los e fidelizá-los?

Quem são os clientes millenials? Para os médicos veterinários que desejam ir além de apenas atender clientes e alcançar o sucesso, é essencial conhecer quem são seus clientes. Confira aqui quem são os clientes millenials da era pós-digital e como fidelizá-los.

Clientes Millenials: como atrai-los e fidelizá-los?

Quem são os clientes millenials? Para os médicos veterinários que desejam ir além de apenas atender clientes e alcançar o sucesso, é essencial conhecer quem são seus clientes. Confira aqui quem são os clientes millenials da era pós-digital e como fidelizá-los.

O cliente da era pós-digital é mais informado, engajado com sua saúde do seu pet e exigente em relação ao profissional que o atenderá.

Para ajudar os veterinários que, além de cuidar dos clientes, também administram seu próprio centro médico veterinário, elaboramos este artigo explicando os principais pontos sobre o cliente pós-digital e como fidelizá-lo.

Confira a seguir o que é a era pós-digital e como se comportam os clientes dessa época. Continue a leitura e descubra!

O que é a era pós-digital e como o cliente pós-digital se comporta?​

Podemos chamar de era pós-digital o momento em que vivemos hoje, uma sociedade acostumada com a presença da tecnologia em praticamente todos os aspectos da nossa vida. 

A tecnologia é tão presente no nosso dia a dia, que normalmente nem percebemos que ela está lá, e só tomamos conta de sua importância quando ficamos sem. 

Na era pós-digital, as pessoas deixam de apenas receber informações e começam a procurar, pesquisar de forma autônoma. E fornecê-los informações corretas é extremamente importante neste momento.

As mídias digitais deixam de ser apenas canais de comunicação para se tornarem canais de relação, onde você pode se conectar com seus clientes e engajá-los ainda mais no relacionamento com o pet.

Os clientes da era pós-digital possuem expectativas mais altas, desejam um novo comportamento do médico veterinário no centro médico veterinário, são mais exigentes e informados. 

Antes de ser atendido na sua consulta, o cliente pós-digital já realizou pesquisas, possui uma sugestão do possível diagnóstico, sabe quem você é, seu currículo, porque tem fácil acesso à informação.

Para acompanhar o cliente pós-digital, é preciso se ajustar a uma realidade em constante transformação. Isso não significa mudar totalmente sua forma de realizar as consultas, mas aprimorá-la para atender seus clientes da melhor forma.  

Quer saber como elevar ainda mais o nível do seu atendimento e fidelizar os clientes da era pós-digital? Continue a leitura!

7 maneiras de fidelizar os clientes da era pós-digital​

Os conceitos de cliente e paciente podem se referir a uma única pessoa, porém, são totalmente diferentes entre si. 

O cliente é a pessoa que irá pagar pela consulta, aquele que você precisa atrair para sua clínica veterinária. Ela se torna cliente, junto com o seu pet, a partir do momento que entra na sua sala de atendimento, e é nesse momento que é criado a confiança para um relacionamento duradouro. 

Para criar pontos de conexão e fidelizar seus clientes, é importante estar atento a 7 aspectos fundamentais. Veja quais são eles a seguir.u

1. Invista na sua imagem profissional​

Quando falamos de imagem profissional, não estamos falando apenas da aparência, apesar dela ser extremamente importante para passar confiança e credibilidade aos seus clientes. 

O conceito de imagem também é usado para se referir à marca do seu centro médico veterinário, a mensagem que você quer transmitir para seus clientes, algo que vá além do seu serviço veterinário. 

Para construir uma marca forte para o seu trabalho veterinário e garantir uma excelente imagem profissional, determine o seu público-alvo, no seu caso, os clientes, e invista em estratégias de marketing para divulgar sua imagem da melhor forma possível.

2. Recepcione o cliente da melhor forma ​

A primeira experiência do cliente no seu centro médico veterinário é o momento da recepção, seja na própria sala de espera ou na sua sala de atendimento.

Para garantir uma experiência incrível para os seus clientes, é preciso recepcioná-los da mesma forma que você recebe uma visita na sua casa, afinal, ele escolheu estar ali com você e confiou na sua clínica para levar o seu melhor amigo. 

Um cumprimento amigável, olhos nos olhos, agradecimento pela escolha, um carinho sincero no pet, todos os pequenos detalhes acabam fazendo uma enorme diferença para a experiência do cliente.

3. Demonstre autoridade no assunto​

Como já mencionamos durante o artigo, o cliente pós-digital já pesquisou sobre seus sintomas no Google, possui informações que podem estar corretas ou não. 

Sua principal função no momento da consulta é organizar as informações que o cliente já possui, e oferecer de forma didática explicações sobre o que realmente está acontecendo.

Por isso, é extremamente importante que, durante o atendimento, você não faça algo como pesquisar imagens no Google, afinal, isso o cliente pode fazer em sua própria casa. 

Um ótimo diferencial é ter seu próprio material educativo, assim, consegue demonstrar autoridade no assunto, além de oferecer um atendimento personalizado. 

Considere ter recursos audiovisuais como slides, cartilhas de cuidados com o pet, esquemas, até mesmo um quadro branco – tudo isso pode facilitar a compreensão por parte do cliente e torná-lo ainda mais engajado.

4. Ofereça disponibilidade​

Estar disponível não significa disponibilizar seu número de contato para seus clientes, mas demonstrar que durante o tratamento, você ou sua equipe de colaboradores estará disponível para tirar dúvidas ou solucionar problemas.

Um profissional que nunca está disponível para tirar dúvidas pode acabar perdendo clientes para outro especialista que ofereça mais disponibilidade e atenção.

Por isso, lembre-se de oferecer diferentes meios de contato, como um número profissional apenas para seus clientes, chat da clínica veterinária, e-mail, até mesmo seu próprio site

Capacitar sua equipe também é fundamental, porque muitas dúvidas podem ser solucionadas pelos próprios profissionais da recepção, que normalmente possuem bastante contato com seus clientes.

5. Transmita segurança e empatia​

O momento da consulta normalmente é um momento delicado para o cliente, pois o seu pet pode estar sentindo alguma dor, estressado, e só você, médico veterinário pode ajudá-los. 

Por isso, oferecer um atendimento humanizado é um processo essencial durante a consulta, demonstrando interesse nas dúvidas do cliente e dedicação para respondê-las da melhor forma. 

Apesar de você ser o especialista no assunto, mostrar abertura e perguntar o que o cliente acha do tratamento, se gostaria de prosseguir daquela forma ou ver outras opções, tudo isso demonstra respeito pela pessoa que te escolheu como profissional. 

Se o seu objetivo é criar uma relação de confiança com seus clientes, esteja atento a esses aspectos.

6. Convide seus clientes a retornarem ​

Da mesma forma que você convida uma visita para retornar à sua casa quando desejar, também é preciso deixar claro que o retorno do cliente é importante, principalmente quando pensamos na eficiência do tratamento e do acompanhamento do pet.

Um cliente que foi bem recepcionado, e  seu pet foi atendido com excelência pelo profissional da saúde, provavelmente voltará se convidado.

Fidelizar clientes, além de ser uma métrica importante que mostra a qualidade do seu serviço, também é uma estratégia muito mais barata do que atrair novos clientes.

7. Tenha um estabelecimento modernizado

A era pós-digital está constantemente rodeada de tecnologias, e depende de muitas delas para funcionar normalmente. Para um cliente pós-digital, a modernização é um aspecto muito importante e decisivo quando falamos de fidelização. 

Afinal, um cliente que está acostumado a ter todas as informações na palma da mão, não será facilmente agradado com um serviço que só disponibiliza informações em papel.

Além disso, o estudo da Accenture mostra que 77% dos clientes consideram importante poder marcar, alterar ou cancelar consultas por internet.

Para oferecer o melhor serviço para os clientes e se destacar no mercado da saúde, é preciso se modernizar e contar com a ajuda de inovações tecnológicas

Um centro médico veterinário modernizado conta com equipamentos de qualidade, integração de dados e ferramentas eficientes como os softwares veterinários, que otimizam processos e ajudam no processo de fidelização de clientes.

Esses foram os principais aspectos que não devem ser deixados de lado para fidelizar clientes da era pós-digital.

O que achou do cliente pós-digital? Conte sua opinião aqui embaixo nos comentários, e não esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!