Marketing veterinário: Regras do CFMV
O marketing digital veterinário é muito eficiente para ajudar as clínicas a se destacarem. No entanto, possui algumas limitações pré- estabelecidas pelas regras do CFMV, o Conselho Federal de Medicina Veterinária, confira quais são!
O marketing digital veterinário é muito eficiente para ajudar as clínicas a se destacarem. No entanto, possui algumas limitações pré- estabelecidas pelas regras do CFMV, o Conselho Federal de Medicina Veterinária, confira quais são!
O marketing digital tem se mostrado uma excelente estratégia para veterinários empreendedores que almejam o sucesso de suas clínicas.
Ampliar a divulgação, aumentar o número de atendimentos, fidelizar tutores, se posicionar como autoridade no segmento, são alguns dos benefícios proporcionados pelo marketing veterinário.
No entanto, para que a clínica tenha um marketing de referência, além de desenvolver estratégias adequadas, é muito importante se atentar às regras do CFMV, o Conselho Federal de Medicina Veterinária.
As regras do CFMV não são um empecilho para que você desenvolva um bom marketing veterinário, mas é essencial que você esteja de acordo com elas para que não seja prejudicado e coloque em risco a sua imagem como profissional.
Para garantir um marketing adequado e eficiente para sua clínica, listamos algumas das regras de publicidade veterinária que são estabelecidas pelo conselho, confira!
Limites do marketing veterinário
1. Oferecer os seus serviços como prêmios
De acordo com a resolução 1.138/16 do código de ética do CFMV, o médico veterinário não deve oferecer ou permitir que seus serviços sejam oferecidos como prêmios, em qualquer natureza.
Caso o médico veterinário ofereça o serviço como prêmio, estará indo contra o código de ética, o que prejudica a imagem da clínica como também, sua imagem como profissional.
2. Divulgar serviços gratuitos ou promocionais
Dentre as regras do CFMV, é vedado ao médico veterinário a divulgação de promoções dos serviços especializados da clínica, como consultas, cirurgias e vacinas.
No entanto, pode-se utilizar esse método de divulgação em produtos comercializados como rações, itens para pets e demais serviços de pet shop, como banho e tosa.
3. Divulgar os valores e formas de pagamento dos seus serviços
Divulgar os valores e formas de pagamento dos seus serviços nas redes sociais não é um ato bem visto pelo conselho federal de medicina veterinária, portanto, evite fazer esse tipo de propaganda.
Os valores do seu atendimento devem ser direcionados ao tutor que esteja interessado em seus serviços.
4. Realizar a autopromoção
Anúncios em mídias online e offline não devem implicar na autopromoção.
Dessa forma, ao divulgar seus serviços, não é permitido se intitular como o melhor profissional da área e também, não é permitido utilizar outros profissionais para se comparar.
5. Publicar fotos dos pacientes
Com base no sigilo profissional e necessidade de assegurar a integridade do paciente, o médico veterinário não pode fazer referências a casos clínicos identificáveis ou exibir fotografias dos pacientes.
Caso a divulgação seja para fins educacionais, é preciso a autorização de divulgação pelo tutor responsável pelo animalzinho.
Fique atento:
Além dessas regras do CFMV, é muito importante que você se atente a outras boas práticas para o marketing veterinário. Tem-se como exemplo: anunciar uma especialidade que você não tem e envolver-se com propagandas enganosas.
Além de ser contra as regras do CFMV, anunciar uma especialidade que você não tem é extremamente antiético. É preciso ter muito cuidado com essa questão porque essa determinação não pode ser infringida nem de forma indireta.
As regras do conselho são bem claras e não deixam dúvidas do que pode ou não ser feito. Embora tenha certas limitações, ainda sim é possível desenvolver boas estratégias de marketing para sua clínica, portanto, fique sempre atento aos detalhes, o sucesso é certo!
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