Marca forte para sua clínica veterinária: como criá-la?
O atendimento na clínica veterinária é essencial para determinar sua performance como veterinário empreendedor. Já que clientes satisfeitos sempre retornarão à sua clínica e confiarão cada vez mais no seu trabalho e na sua clínica veterinária.
O atendimento na clínica veterinária é essencial para determinar sua performance como veterinário empreendedor. Já que clientes satisfeitos sempre retornarão à sua clínica e confiarão cada vez mais no seu trabalho e na sua clínica veterinária.
É bastante comum confundir atendimento na clínica veterinária com o momento da consulta. Lembre-se: a consulta faz parte do atendimento, mas essa não deve ser sua única preocupação. Existem momentos cruciais aos quais você deve estar atento.
Assim, o atendimento na clínica veterinária vai desde a recepção do cliente, passa pela consulta e, ao contrário do que muitos pensam, não se encerra quando o cliente sai da sua clínica: É preciso gerar engajamento para que ele sempre se lembre de você.
Como melhorar meu atendimento, afinal?
Assim como em outros espaços da área de saúde, uma clínica veterinária é um ambiente crítico. Quem está lá geralmente enfrenta um problema com o pet e espera uma solução dos profissionais que trabalham no local.
É por isso que um bom atendimento na clínica veterinária é essencial para quem atua na área. Transmitir confiança é um passo fundamental para reter clientes, ainda mais em um momento em que a concorrência é grande e os tutores estão cada vez mais exigentes.
Felizmente, você não precisa de grandes investimentos para melhorar o atendimento. É muito mais uma questão de postura e empatia do que de técnicas mirabolantes.
Para te ajudar a colocar isso em prática, separamos algumas dicas simples e eficazes que vão otimizar sua relação com os clientes.
Um vínculo sentimental está envolvido
O atendimento na clínica veterinária não pode ser igual ao atendimento de uma padaria, por exemplo. Aqui estamos lidando uma relação que envolve paixão, cuidado e carinho. Assim, é importante transparecer essas emoções, mostrar que você está tão preocupado com o pet quanto o seu tutor.
Aliás, temos também outra particularidade das clínicas veterinárias: o atendimento envolve muito mais do que a relação veterinário-pet-tutor. É preciso ter em mente que existem processos que guiam o seu cliente desde o momento em que chegam na sua clínica, até o momento de pós-consulta.
A relação entre veterinário, pet e tutor vai definir, por exemplo, se você é um bom profissional, mas só o processo completo, que envolve funcionários e outros colaboradores da clínica, é que determinará a fidelização de seus clientes.
Sendo assim, é preciso dobrar a atenção no atendimento: ou seja, não adianta nada ter atenção com o pet, mas não oferecer uma boa experiência ao cliente, ao ter, por exemplo, um trabalho de recepção mal organizado.
Seja educado e atencioso
Parece óbvio, mas, na correria do dia-a-dia, é comum esquecermos regras simples de educação, o que pode gerar uma má impressão a quem visita o estabelecimento. Lembre-se de dar boas-vindas a todos que chegarem e receba seus clientes com um sorriso.
Demonstre empatia e se preocupe com o problema que o cliente vai relatar sobre seu pet. Saiba ouvir, sem criar juízos de valor ou querer dar um diagnóstico antes do tutor relatar toda a história. Por mais que você seja o profissional e detenha mais conhecimento sobre a situação, tome cuidado para não ser arrogante e não se coloque como dono da verdade.
Lembre-se que, se o pet foi levado ao veterinário, é possível que ele esteja com algum problema. Portanto, seu tutor possivelmente está preocupado e fragilizado. Nessas horas, empatia, atenção e educação são sempre os melhores remédios.
Comunique-se com clareza
Grande parte dessa gentileza que você precisa transparecer está na comunicação. Trate os clientes e seus pets pelos nomes e seja claro nas suas palavras, explicando pausadamente os procedimentos que serão feitos e porque eles são necessários.
Mostre confiança no seu trabalho e evite palavras que causem dúvidas como “acho” ou “talvez”. Mesmo que um diagnóstico nunca possa ser 100% garantido, o cliente precisa se sentir seguro ao confiar a você seu pet.
Por fim, atente-se ao seu tom de voz e em hipótese alguma discuta ou briga com seu cliente. Novamente, lembre-se que ele pode estar estressado ou fragilizado e isso pode refletir em algumas atitudes mais ríspidas, nas quais você precisa ter jogo de cintura para lidar com a situação.
Crie um ambiente agradável
Ter um espaço confortável e acolhedor em sua clínica veterinária também é uma forma de oferecer um atendimento de excelência. Um ambiente limpo e organizado passa a ideia de profissionalismo e responsabilidade.
Lembre-se que todo o espaço deve ser agradável: a fachada, a sala de espera, o consultório, o centro cirúrgico e demais dependências da clínica. Fazer com que o cliente se sinta em casa é uma excelente maneira de mostrar que você se preocupa com seu bem-estar.
Mantenha um relacionamento com seus clientes
O que muitos profissionais esquecem é que o atendimento não acaba na consulta. Pelo contrário, se você quer fidelizar o cliente, é preciso investir em canais de relacionamento que vão além do mundo físico.
Crie um site para sua clínica para colocar as principais informações e novidades da empresa. Marque presença nas redes sociais. Escreva conteúdo relevante para seu público-alvo para que eles sempre se lembrem de você e da sua clínica. Por fim, mantenha os dados dos clientes atualizados e uma lista de e-mail para sempre informá-los sobre novas consultas, vacinas e demais procedimentos.
Um bom atendimento é essencial para alavancar sua clínica veterinária e reter seus clientes. Ao seguir algumas dicas simples, é possível tornar a experiência de pets e tutores muito mais agradável em sua clínica!
Já descobriu como oferecer um atendimento de qualidade na sua clínica veterinária? Compartilhe esse conteúdo com alguém que precisa de uma ajudinha e deixe suas opiniões e sugestões nos comentários!