Site ou página no Facebook: qual o melhor para a clínica?

Criar um site ou uma página no Facebook para a clínica veterinária? Essa é uma dúvida comum para grande parte dos veterinários que estão dando os primeiros passos para divulgar sua empresa na internet.

Site ou página no Facebook: qual o melhor para a clínica?

Criar um site ou uma página no Facebook para a clínica veterinária? Essa é uma dúvida comum para grande parte dos veterinários que estão dando os primeiros passos para divulgar sua empresa na internet.

De fato, vivemos em uma época em que toda clínica veterinária precisa ter presença digital. Só assim você poderá ser encontrado por novos clientes e criar um bom relacionamento com os atuais.

Neste sentido, é muito comum que clínicas veterinárias marquem presença através, principalmente, do Instagram e através de uma Página do Facebook. Mas se esqueçam de investir em um site profissional.

Mas se já tenho uma página no Facebook, por que eu preciso de um site?

Imagine que alguém está procurando por um serviço de emergência para seu pet. Provavelmente, sua primeira ideia será pesquisar no Google pelo contato de uma clínica veterinária, certo?

Neste caso, o Google funciona como uma imensa lista telefônica digital. Portanto, o seu potencial cliente buscará por “clínica veterinária” e estando seu site no topo da página do Google, as chances de que ele seja acessado são grandes. 

Consequentemente, se o site for rápido, de alta qualidade, transmitir confiança e possuir informações precisas, como: botão de WhatsApp e mapa de localização, é muito provável que esse cliente leve seu pet até a sua clínica.

Mas e a página do Facebook?

A Página do Facebook funciona como um Outdoor: você paga para o Facebook divulgar sua marca num espaço em que circula uma enorme quantidade de pessoas.  E por esta razão, é um excelente canal de comunicação para se manter em contato com o cliente durante o pós-consulta.

Portanto, o Facebook é uma ótima ferramenta de fidelização de clientes, uma vez que lá você pode compartilhar fotos dos pets, vídeos interativos e links de artigos que se relacionam com a área veterinária.

Comparativo: Página do Facebook x Site

1. Página do Facebook

  • É fácil e grátis: Qualquer pessoa pode criar uma página em segundos e sem gastar um centavo.
  • Excelente poder de segmentação: Você consegue fazer propaganda da sua clínica personalizada para pessoas de uma determinada idade, região e até interesse.
  • Engajamento com os clientes atuais: Quando você produz um conteúdo online, posta novidades da clínica e dá dicas para os clientes cuidarem melhor de seus pets, você vai ganhando reconhecimento, credibilidade e confiança dos clientes.

2. Site

Ganhe um espaço só seu: A partir do momento que você compra um domínio (que basicamente será seu nome no mundo digital) e coloca o site no ar, aquele espaço pertence a você. Assim, todo conteúdo publicado nele é de sua propriedade.

Apareça no Google: Se alguém quiser encontrar uma clínica na cidade, procurar por algum tipo de serviço específico para o pet ou mesmo buscar informações sobre o mundo dos bichinhos, o mais provável é que ela procure no Google.

Aumente a credibilidade e reúna informações: Por ser considerada “a cara” da sua clínica na internet, ter um site passa muita credibilidade. A confiança do cliente aumenta, ainda mais quando ele encontra informações como endereço, horário de atendimento, fotos do local, serviços prestados etc.

Botões interativos: É possível criar botões para que o usuário seja diretamente direcionado para seu WhatsApp ou acesse o Maps com o endereço da sua clínica. Assim, você agiliza o atendimento e pode sanar qualquer dúvida sobre a clínica em tempo real.

Seu site fica 24h online: Mesmo que você feche as portas da clínica depois do horário comercial, o seu site continua disponível o tempo todo, o que é essencial se você atua como plantonista.

Google Analytics: Com um site é possível, através do Google Analytics, descobrir quantas pessoas acessam o seu site e quantas clicam no botão “ligar” e “rotas”. Além de trazer novas informações úteis sobre sua clientela, como: idade, gênero, localização etc.

Mas, então? Página ou Site?

A melhor resposta é: os dois.

Como já falamos, cada canal tem suas particularidades e vantagens. Além do mais, eles têm objetivos muito diferentes. Enquanto o site será essencial para captar novos clientes e aumentar a credibilidade da sua clínica, o Facebook é importante para criar um relacionamento e fidelizar clientes.

É importante ressaltar que, não basta ter uma forte presença digital, é preciso conhecer bem as ferramentas disponíveis para que você consiga atingir resultados cada vez melhores para sua clínica veterinária.

Agora que você entende melhor essas duas ferramentas, mãos à obra! Você pode estar perdendo oportunidade de atrair novos clientes e aumentar seu faturamento!