Curso de recepcionista: 7 razões para se especializar
Já pensou em fazer um curso de recepcionista? No post de hoje elencamos 7 motivos para que você comece hoje mesmo a se especializar na sua funcção de recepcionista de clínica veterinária.
Já pensou em fazer um curso de recepcionista? No post de hoje elencamos 7 motivos para que você comece hoje mesmo a se especializar na sua funcção de recepcionista de clínica veterinária.
A recepção é onde o tutor tem o primeiro contato com a clínica veterinária e, portanto, é preciso que o atendimento nessa área seja desempenhado da melhor forma possível.
Somente dessa maneira que é possível construir um bom relacionamento e, consequentemente, conquistar a fidelização dos tutores.
Nesse sentido, um curso de recepcionista pode ser o diferencial que está faltando nos seus conhecimentos da profissão. Quer saber por que essa pode ser uma ótima maneira de aprimorar seu trabalho e tornar-se uma colaboradora mais completa? Continue a leitura!
7 razões para fazer um curso de recepcionista
1. Manter-se atualizada
Um curso de recepcionista vai lhe fornecer as ferramentas necessárias para encarar um mercado de trabalho em constante mudança.
Aos bons profissionais, é imprescindível manter-se atualizado e por dentro das novas soluções tecnológicas que podem ajudar no seu dia a dia e tornar seu trabalho mais rápido e eficiente.
Dessa forma, o curso é uma maneira de melhorar o desempenho da clínica veterinária e de oferecer um atendimento mais completo para os tutores, além de você obter novos conhecimentos técnicos.
2. Desenvolver técnicas de atendimento ao público
Para o bom desempenho das suas funções, é importante saber atender bem os tutores.
Afinal, você é a primeira pessoa da clínica veterinária com quem eles têm contato, e a satisfação deles é fundamental para a instituição em que você trabalha.
Dessa forma, no curso de recepcionista, a profissional vai aprender a receber todos de forma correta e cordial, além de responder os questionamentos dos tutores com escuta ativa e a propor soluções rápidas e viáveis.
3. Trabalhar suas habilidades de redação
Também é função da recepcionista executar algumas tarefas de digitação e registro de informações. Para isso, o desenvolvimento de uma boa escrita e de um vocabulário rico é primordial.
Os documentos e emails que você envia também fazem parte da imagem do clínica e, portanto, devem ser bem escritos e sem erros de português.
4. Aprender a se comunicar com clareza e precisão
Quem quer trabalhar como recepcionista deve ter em mente que a comunicação é um dos fatores mais importantes do seu trabalho. Nesse quesito, é necessário ter clareza, objetividade e precisão.
Essas técnicas podem ser aprendidas e desenvolvidas no curso de recepcionista. Você deve aprender que realmente ouvir e entender o que o outro quer dizer é a chave de uma verdadeira comunicação eficaz.
5. Aprimorar técnicas de planejamento
Boas técnicas de planejamento são fundamentais para o andamento da recepção. Afinal, você é responsável por planejar as atividades de cada dia, além de manter todos os compromissos anotados na agenda para que não sejam esquecidos.
Um planejamento eficiente também deve conter uma lista de prioridades, para que elas sejam resolvidas por ordem de urgência.
Isso é importante porque nem sempre é possível cumprir todo o planejamento do dia — imprevistos acontecem e você precisa lidar bem com eles.
6. Trabalhar sua organização
A organização e o controle são tão fundamentais para a recepcionista quanto o planejamento.
É preciso manter os contatos e fichas dos tutores sempre atualizados, verificar os agendamentos e lembrar os tutores de datas e horários de atendimento.
Além disso, é claro, também é sua tarefa manter telefones de serviços e manutenção sempre a mão para resolver os problemas rapidamente.
É preciso ter todas as informações sempre organizadas e à mão.
7. Desenvolver suas habilidades pessoais
Além de todas as demandas e responsabilidades relacionadas à gestão da recepção, existe também uma série de habilidades pessoais que uma boa recepcionista deve ter.
É preciso manter-se sempre em contato com tutores e saber lidar com todos os tipos de pessoas.
Lembre-se de que você não sabe quais problemas o outro está enfrentando. Portanto, mesmo que a atitude dele não seja muito cordial, você deve ter a capacidade de não levar isso para o âmbito pessoal.
É importante exercitar sua calma e manter o tom de voz sob controle, mesmo em uma situação tensa. Uma boa recepção deve contar com pessoas qualificadas e que possuam as habilidades específicas para que o serviço seja de qualidade.