5 formas de fidelizar tutores com e-mail marketing para veterinários

O e-mail marketing para veterinários é uma das tantas formas de fidelizar tutores que permite que uma relação forte e duradoura seja construída entre o veterinário e o tutor, devido à comunicação personalizada e automatizada.

5 formas de fidelizar tutores com e-mail marketing para veterinários

O e-mail marketing para veterinários é uma das tantas formas de fidelizar tutores que permite que uma relação forte e duradoura seja construída entre o veterinário e o tutor, devido à comunicação personalizada e automatizada.

Os tutores pós-digitais não são fidelizados apenas com um bom atendimento. Eles buscam um veterinário modernizado, que acompanhe as inovações da Medicina Veterinária.

Esse tutor está disposto a mudar de profissional veterinário, caso sinta que os serviços não estão atingindo suas expectativas.

Sendo assim, os veterinários precisam rever suas estratégias de marketing, pensando no cenário competitivo e nas demandas de tutores cada vez mais exigentes.

“As clínicas veterinárias parecem possuir habilidade reduzida em obter informações dos clientes. Essas informações poderiam fortalecer e muito a relação clínica-cliente.”

O e-mail marketing para veterinários é uma excelente estratégia para quem busca fidelizar tutores de uma maneira humanizada, sem infringir nenhuma norma do CFMV. 

Continue a leitura e descubra como ter esse diferencial na sua clínica veterinária.

O que é e-mail marketing para veterinários?

O e-mail marketing é uma das estratégias pilares do Marketing Digital. Ele é baseado na comunicação entre uma empresa e seus clientes, ou potenciais clientes, por meio do e-mail.

Essa comunicação costuma ser automatizada. Com a ajuda de uma ferramenta de e-mail marketing para veterinários, você pode enviar campanhas e fluxos de mensagens automáticas para os tutores.

As campanhas, também conhecidas como malas-diretas, são enviadas uma única vez para os tutores, como no caso de avisos gerais, felicitações em datas comemorativas, aniversários, entre outros.

O fluxo de mensagens, ou sequência automática de e-mails, são mensagens enviadas periodicamente para os tutores, nos dias e horários que você desejar.

Você pode programar um fluxo com conteúdos educativos sobre a importância da vacinação durante todas as semanas de do mês da imunização, por exemplo.

Pense na sua rotina comum de um veterinário empreendedor: entre cuidar de bichinhos e administrar a clínica, quantas horas sobram para entrar em contato com os tutores sem retorno marcado?

A resposta mais provável é: nenhuma. 

É impossível manter contato com todos os tutores que já passaram pela sua clínica, se você não conta com um marketing de relacionamento bem estruturado, como é o caso do e-mail marketing.

De acordo com o E-mail Statistics Report 2016-2020 do Radicati Group, o número de usuários de e-mail será de 3 bilhões até o final de 2020, cerca de metade da população mundial.

Apesar dessa estratégia ser comum no mercado, muitos veterinários ainda não aderiram sua prática. 

Isso significa que se você começar a implementá-la agora, sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes será enorme.

Em um mercado tão concorrido quanto o mercado pet, a oportunidade de conquistar mais um diferencial não pode ser desperdiçada facilmente. 

Veja a seguir 5 vantagens que o e-mail marketing proporciona para seu serviço.

5 benefícios que comprovam o potencial do e-mail marketing para veterinários na fidelização de tutores

Ainda tem dúvidas sobre o e-mail marketing? Isso é comum entre os profissionais veterinários. 

Afinal, matérias como marketing veterinário, gestão e tecnologia, não são abordadas durante o curso de Medicina Veterinária e esse conhecimento precisa ser adquirido posteriormente. 

Porém, se você buscar especialização nessas áreas, verá que essa estratégia, assim como muitas outras do marketing digital, é essencial na fidelização de tutores.

Para te ajudar, separei 5 formas para fidelizar tutores com o e-mail marketing para veterinários. 

Aproveite o conteúdo!

1. O e-mail é um canal com pouca concorrência na área veterinária

Quantos tutores recebem mensagens dos veterinários logo após a consulta? Será que esse cuidado é valorizado por eles?

A verdade é que a maior parte dos tutores possui dificuldade em manter contato com os veterinários de seus pets.

O processo de agendar uma consulta é demorado, e eles raramente se sentem confortáveis em enviar mensagens, porque sabem da correria da rotina de uma clínica veterinária.

Ou seja, muitos não estão acostumados a receberem um contato no pós-consulta, seja para agradecer pela escolha, ou para coletar feedback sobre o atendimento. 

Com o e-mail marketing, você consegue enviar mensagens automáticas após o término das consultas, e garantir que os tutores sempre sintam que seus pets estão sendo cuidados. 

Além disso, o e-mail não é um canal que recebe novos conteúdos a todo segundo, como no caso das redes sociais. 

As chances dos tutores lerem suas mensagens é muito maior do que uma publicação não patrocinada no Facebook, por exemplo, que distribui cada vez menos publicações orgânicas (sem patrocínio). 

2. Você irá enviar conteúdos para os tutores interessados em recebê-los

Uma das boas práticas do e-mail marketing é sempre pedir pelo consentimento das pessoas antes de enviar qualquer comunicação, e isso não é diferente na área veterinária.

Ao realizar o cadastro dos tutores no seu software veterinário, pergunte se eles desejam receber conteúdos educativos, ou peça para suas recepcionistas realizarem esse processo. 

Assim, você assegura que apenas os tutores interessados irão receber suas mensagens, e ainda garante uma boa taxa de abertura, uma métrica essencial no e-mail marketing.

Um ótimo diferencial para qualquer tutor interessado em cuidar da sua saúde de seu bichinho, não concorda?

3. O e-mail marketing permite uma excelente segmentação de tutores

Já pensou em enviar conteúdos personalizados para cada perfil de tutor que você atende na clínica?

Imagine que seu público-alvo seja homens e mulheres de 20 a 40 anos, que desejam prevenir doenças comuns em cachorros, e estão preocupados com aspectos como: alimentação, exercícios físicos e adestramento. 

Para falar de forma personalizada, você pode escrever uma série de conteúdos focados em alimentação adequada e alguns exercícios indicados.

Se você contar com a ajuda de uma ferramenta de e-mail marketing, basta selecionar os tutores que apresentam a característica “alimentação adequada” no prontuário, e eles estarão no fluxo de e-mails sobre alimentação.

4. É possível enviar lembretes de consulta

Quer reduzir em até 30% as faltas na sua clínica?

A prática de enviar lembretes de consulta por canais como e-mail, WhatsApp e SMS podem diminuir drasticamente a taxa de absenteísmo dos tutores.

No e-mail marketing para veterinários, você pode enviar lembretes a cada mês, semana, ou dias, e eles param automaticamente quando um tutor agenda um retorno. 

Assim, você e suas recepcionistas podem focar em atividades mais produtivas, como o gerenciamento da clínica, ao invés de se preocuparem em lembrar os tutores dos agendamentos.

5. Os tutores podem receber orientações e conteúdos educativos

As possibilidades no e-mail marketing são infinitas. Você pode enviar mensagens como:

  • Orientações de pré e pós-operatório;
  • Conteúdos educativos sobre os procedimentos realizados na clínica;
  • E-mails de datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia da Imunização, entre outros;
  • Avisos gerais como o lembrete do seu período de férias;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Newsletter (boletim informativo) dos principais artigos lançados no seu blog.

Ao enviar conteúdos relevantes e úteis para os tutores, além de ajudá-los e estender seu atendimento para além da consulta, você também pode aumentar sua renda financeira. 

Afinal, ao educar os tutores sobre a importância da prevenção na saúde de seus pets, eles irão se sentir mais engajados em marcar consultas sempre que necessário.

Agora que você já esta por dentro das várias formas de fidelizar tutores pelo email marketing, o que está esperando para por a estratégia em prática?