4 principais erros que causam fechamento de clínicas veterinárias
Nós da Fly Vet separamos os 4 principais erros que precisam ser evitados a fim de manter a clínica veterinária funcionando a todo vapor.
Nós da Fly Vet separamos os 4 principais erros que precisam ser evitados a fim de manter a clínica veterinária funcionando a todo vapor.
Alguns erros podem ser fatais e determinantes para o fechamento de clínicas veterinárias.
Por esse motivo, é fundamental manter a organização e ter o conhecimento necessário para evitar que eles aconteçam e coloquem em risco o bom desempenho do seu trabalho.
Noções básicas de administração e finanças são essenciais para manter a sua clínica veterinária de portas abertas. Sendo assim, é preciso estar atento para evitar ações que comprometam as metas e objetivos.
Neste post, você aprenderá a evitar os 4 principais erros que causam o fechamento de clínicas veterinárias e enterram os sonhos de muitos profissionais. Confira!
1. Falta de um bom planejamento
Um bom planejamento é a base de qualquer negócio e é fundamental, por isso, precisa ser bem-feito e conter todas as suas metas, objetivos e estratégias que serão usadas.
Por meio dele, você conseguirá traçar qual caminho a clínica veterinária precisa e pode seguir para se destacar e ganhar a preferência de seus clientes no mercado pet.
Ainda, no planejamento devem constar quais investimentos serão feitos para modernizar o ambiente, como o uso de equipamentos tecnológicos, softwares de gestão, entre outros.
Tudo sem comprometer o fluxo de caixa da clínica veterinária.
2. Depender apenas de indicações para conquistar novos clientes
As indicações, ou marketing “boca a boca”, são muito importantes e extremamente eficientes na hora de conquistar a confiança de novos clientes.
No entanto, você não pode ficar apenas na dependência dessas indicações para conquistar novos clientes. É preciso ir além para garantir o seu posicionamento no mercado.
Dessa maneira, é fundamental investir em ações de marketing digital que ajudarão a fortalecer a imagem da sua clínica veterinária.
Se achar necessário, terceirize o serviço e contrate uma equipe especializada para cuidar desses assuntos mais específicos e garantir bons resultados.
3. Não otimizar processos
Existem alguns processos dentro de uma clínica veterinária que precisam ser feitos diariamente, como o agendamento de consultas, envio de lembretes para clientes não esquecerem do horário marcado, histórico do pet, cobranças etc.
Tudo isso precisa ser otimizado constantemente, mas como fazer isso?
Uma das formas é por meio de um software de gestão que automatize todos esses procedimentos.
Dessa forma, não só os processos, mas toda a rotina da clínica veterinária será otimizada, até mesmo a produtividade de seus colaboradores.
4. Não fazer uma gestão financeira eficiente
Nenhum negócio sobrevive sem uma gestão financeira saudável, por isso, é essencial que sua clínica veterinária faça uma administração eficiente de tudo o que entra e de tudo o que sai.
Todas as entradas e saídas devem ser registradas: desde os gastos mínimos até os investimentos maiores.
Além disso, lembre-se de que é indispensável a elaboração de um pró-labore, para você não fazer retiradas esporádicas do caixa e nem misturar suas finanças pessoais com as da clínica veterinária.
Evitando os 4 principais erros que colaboram para o fechamento de clínicas veterinárias, você já consegue ter um melhor controle de todos os processos. Portanto, mãos à obra!