A inevitabilidade do teleatendimento veterinário

O teleatendimento veterinário é inevitável, afinal, muitos já se recusam a sair de casa para fazerem suas compras, desde roupas até remédios. Essa realidade não é diferente na área veterinária.

A inevitabilidade do teleatendimento veterinário

O teleatendimento veterinário é inevitável, afinal, muitos já se recusam a sair de casa para fazerem suas compras, desde roupas até remédios. Essa realidade não é diferente na área veterinária.

Empresas têm economizado em seus negócios realizando reuniões à distância, em qualquer parte do mundo. 

Pense na quantidade de tempo que pode ser economizado com ferramentas como a audioconferência (conference calls), a videoconferência e a chamada comunicação unificada.

Ainda mais quando estão unidos em um só lugar áudio e videoconferência, troca de mensagens, envio de arquivos e salas de Telepresença?

Os hábitos estão se modificando na sociedade da informação, marcada pela revolução digital. E na prestação de serviços em saúde pet não poderia ser diferente. 

Não há como evitar a transformação na Medicina Veterinária, a qual vive essa quebra de paradigma em comparação ao que que antes era uma relação um a um e presencial.

Continue a leitura e descubra como você já pratica o teleatendimento no dia a dia, e como se preparar ainda mais para essa tendência da área veterinária.

Teleatendimento Veterinário: por que ele é inevitável?

No dia 18/03/2020, o Ministério da Saúde lançou um projeto de lei para ser aprovado em caráter de urgência no Congresso Nacional que autoriza o uso do teleatendimento veterinário.

O projeto vigoraria em quaisquer atividades da área da saúde enquanto durar a crise ocasionada pela COVID-19, uma vez que visa a segurança de toda a população ao disponibilizar um serviço de qualidade à distância. 

Considera-se hoje a epidemia do coronavírus como um acontecimento revelador quanto à importância da telemedicina e do teleatendimento

Já há muito tempo, ainda que timidamente no Brasil, clientes buscam veterinários por telefone, trocam com eles mensagens pela internet ou utilizam algum serviço como WhatsApp ou Skype para orientações e dúvidas pontuais. 

Pelo Brasil, há vários casos que indicam para a urgência de se normatizar a telemedicina em todas as suas vertentes, inclusive o teleatendimento.

O Teleatendimento Veterinário é uma prática legal?

Vale esclarecer que não há ilegalidade no Teleatendimento veterinário, ainda que haja um veterinário de um lado e um bichinho e um tutor do outro. Muito embora tal relação ainda esteja à espera dessa regulamentação.

Fato é que todos os envolvidos, porém, apresentam responsabilidade  solidária e proporcional para a eventualidade de algum dano ao cliente.

Ademais questões como direito à privacidade, garantia da inviolabilidade das informações, confidencialidade, tratamento de dados pessoais, registro das informações dos clientes etc, são extremamente relevantes e não podem ser desprezadas nesta discussão entre disrupção digital, teleatendimento e legislação correlata. 

É necessário ampliar a regulamentação para situações presentes no cotidiano e que estão ocorrendo à margem de protocolos rígidos. 

Afinal, sempre o que sobrevive, a qualquer tempo, é aquele que se adapta às mudanças. Essa é a hora!