Redes sociais para marketing de conteúdo veterinário

Utilizar as redes sociais para marketing de conteúdo é a maneira mais simples de começar a investir na criação de uma audiência consistente na internet. Leia mais! 

Redes sociais para marketing de conteúdo veterinário

Utilizar as redes sociais para marketing de conteúdo é a maneira mais simples de começar a investir na criação de uma audiência consistente na internet. Leia mais! 

As redes sociais são uma ótima maneira de conseguir divulgar seu conteúdo e impactar pessoas com seu trabalho veterinário, afinal, todo quase todo mundo que a gente conhece participa ativamente na internet. 

Inclusive, seus clientes.

Pensando nisso, trouxemos aqui as queridinhas da internet: Facebook, Instagram e Twitter.

E vamos explicar como funciona cada uma das três redes sociais e como você pode utilizá-las para o marketing do seu trabalho como veterinário

Redes sociais para Marketing de conteúdo

1. Twitter

O twitter é uma das redes sociais mais queridas pela maioria dos clientes jovens, principalmente pelo fato de terem acesso rápido às últimas notícias sobre os mais diversos assuntos.

Você pode utilizar esse canal para atingir vários objetivos, como:

  • avisar os seguidores que publicou um novo conteúdo em seu blog;

  • anunciar uma novidade sobre a clínica veterinária;

  • interagir com outros profissionais do mercado vet, criando vínculos que possam contribuir para que você se torne uma autoridade online na sua área de atuação;

  • manter seus clientes informados com dados válidos sobre a área veterinária.

É importante enfatizar que o limite máximo de caracteres (letras, sinais, números) permitido no twitter é de 280, ou seja, o conteúdo divulgado neste canal precisa ser curto e objetivo.

Uma ótima vantagem do twitter é que uma boa parte dos veterinários não é muito ativa nessa rede social, ou seja, há menos concorrência para conseguir se destacar.

2. Instagram

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 70% dos entrevistados possuem uma conta no Instagram, que é a segunda rede social favorita, perdendo apenas para o Facebook.

O Instagram é uma rede social que possui duas formas de divulgação de conteúdo muito utilizada não apenas pelas pessoas, mas também pelas empresas e profissionais, como os próprios veterinários.

Por isso, separamos o Instagram em dois tópicos para explicar melhor cada função dessa plataforma.

– Stories

Os stories são um recurso do Instagram que mantêm as postagens disponíveis por apenas 24 horas. Tanto perfis profissionais, quanto pessoais, costumam postar livremente, mas é preciso ter cautela.

Esse recurso é ótimo para divulgar um novo artigo lançado em seu blog, alguma novidade sobre a clínica veterinária, e até mesmo uma mensagem direta para seus clientes.

Porém, é importante estar atento à quantidade de stories que você posta por dia, para que não fique cansativo para seus clientes. Um máximo de 6 postagens por dia é uma boa quantidade para se policiar. 

Imagine que você é um especialista em gatos. Você pode criar uma sequência de stories em vídeo, relatando os cuidados básicos que seu cliente deve ter com seu gatinho para garantir ao bichano uma vida mais feliz e saudável.

Nessa rede social, os conteúdos podem ser publicados no formato de foto ou vídeo, além de contarem com a possibilidade de conteúdo visual do próprio Instagram, como GIFs (vídeos animados), adesivos ou filtros.

– Feed do Instagram

O feed é o local onde todo seu conteúdo fica salvo permanentemente. Ou seja, para retirar alguma postagem, é necessário deletar ou arquivar no seu perfil. 

É muito comum em perfis veterinários, ou perfis de clínicas veterinárias, o feed ser repleto de imagens acompanhadas com textos longos. 

Porém, é importante enfatizar que normalmente, o que mais chama no Instagram são de fato, as imagens.

Um texto longo é válido quando você está abordando um assunto veterinário, principalmente para compartilhar com seus clientes, informações validadas por um especialista.

Porém, para chamar a atenção do cliente para o conteúdo, é fundamental ter uma imagem atrativa.

Além disso, boa parte dos perfis no Instagram possuem um feed organizado, ou seja, cada postagem é planejada para seguir uma certa palheta de cores, seguindo uma padronização clara.

 

3. Facebook

De acordo com a TecMundo, uma pesquisa mostra que o Brasil é o terceiro país com mais usuários no Facebook do mundo, com 130 bilhões de usuários.

O Facebook é uma das plataformas mais utilizadas no país, e seu público se interessa cada vez mais por conteúdo original e relevante, principalmente quando falamos das pessoas interessadas em manter contato com profissionais.

No Facebook é fundamental ter a consciência de que não basta apenas publicar textos de qualidade, é preciso estabelecer contato com os clientes de forma humanizada. Isso significa responder comentários, dúvidas, incentivar o engajamento dos seus clientes pela rede social.

Se um cliente entra na sua página profissional, se interessa por um conteúdo e realiza um questionamento, mas percebe que foi ignorado, toda a estratégia de criar um conteúdo relevante foi por água abaixo. 

Isso porque seus clientes podem supor que você não está interessado em responder dúvidas, e escolher outro profissional que se mostrou mais atencioso pelas redes sociais.

Relaxe! Para não deixar seus clientes sem respostas, há um recurso no Facebook chamado chatbots.

Como funcionam os Chatbots?

Esse recurso te ajuda a responder os usuários através de mensagens automáticas assim que eles comentam em algum post, ou te chamam no messenger.

Você pode programar mensagens de resposta automática orientando os clientes nos casos em que estiver ausente da página, como por exemplo:

  • indicando o telefone de contato se estiver buscando por uma consulta;

  • direcionando o cliente para o blog, onde ele pode encontrar mais informações sobre o que deseja;

  • avisando que irá responder assim que estiver disponível.

Agora você já consegue colocar essa ideia em prática, não é mesmo? Este mês estamos tratando sobre a criação de conteúdo e se quiser receber nossos posts em primeira mão, deixe seu email aqui.

Você já está presente nessas redes sociais? Quais outras você tem usado para divulgar seu trabalho como veterinário?

Sabemos que presença digital é muito importante na hora de criar autoridade e passar credibilidade para a sua audiência. Além de fidelizar aqueles que já conhecem seu trabalho, é claro.