Redes sociais para clínicas veterinárias: 5 erros para evitar

Você tem presença online e investe em redes sociais para clínicas veterinárias, mas isso não está gerando os resultados esperados? 

Redes sociais para clínicas veterinárias: 5 erros para evitar

Você tem presença online e investe em redes sociais para clínicas veterinárias, mas isso não está gerando os resultados esperados? 

Aprenda mais com o guia redes sociais para clínicas veterinárias: 5 erros para evitar e descubra o que você pode estar fazendo de errado!

As redes sociais são excelentes ferramentas para engajar o público e fazer sua marca ser notada. Por esse motivo, estar presente nelas é fundamental para melhorar o relacionamento com seus potenciais clientes. 

O Brasil está conectado!​​

Atualmente grande parte dos brasileiros se encontram ativos nas redes sociais, a influência é facilmente perceptível, aliás, tenho certeza que você leitor utiliza ao menos uma em seu dia a dia!

Portanto, é válido ressaltar que é preciso desenvolver e utilizar estratégias de marketing digital adequadas para não prejudicar os resultados — e é aí que muitos erram, seja por falta de conhecimento ou por não darem tanta relevância ao assunto.

Neste artigo, vamos mostrar 5 razões pelas quais as redes sociais não estão atingindo o resultado esperado. Continue a leitura e descubra o que é preciso corrigir!

Importância das redes sociais para clínicas veterinárias​

Em um mercado tão concorrido como o mercado pet, para se tornar uma clínica veterinária de sucesso não basta apenas ter excelentes profissionais atendendo no estabelecimento. As pessoas precisam saber dos seus diferenciais.

E não há como possíveis clientes conhecerem sua marca sem uma boa divulgação. Levando em conta que provavelmente a maioria dos seus clientes já estão nas redes sociais, elas são ótimos canais para atingir e atrair mais clientes.

O brasileiro é o terceiro no ranking dos países que passam mais tempo na internet, segundo um estudo realizado pela We are Social, sendo aproximadamente 3 horas utilizadas nas redes sociais.

Portanto, não utilizar as redes sociais na sua clínica veterinária pode reduzir os potenciais de alcance e referência do seu trabalho veterinário neste mercado cada vez mais concorrido.

 

Como evitar erros nas redes sociais da clínica veterinária?​

Para ter ainda mais sucesso, é essencial realizar um planejamento adequado em relação a estratégia de marketing veterinário, pois erros comuns podem ser fatais na hora de realizar sua comunicação. 

Descubra aqui como evitar os principais erros cometidos pela maioria das clínica veterinárias e garanta seu lugar de destaque!

1. Manter uma marca sem personalidade​

Será que suas redes sociais estão entregando a mensagem da maneira correta?

Quanto mais distante dos seus clientes a clínica veterinária é nas redes sociais, maiores são as chances de suas campanhas não alcançarem os resultados almejados

Por exemplo, caso tenha um hospital veterinário, usar uma linguagem extremamente formal e fria pode te distanciar ainda mais dos seus clientes. Nessa situação, um tom mais descontraído e até brincalhão pode ser a maneira certa de se comunicar.  

Nesse momento, até o tom de voz usado em seus conteúdos fará diferença na hora de abordar o potencial cliente. Sendo assim, estude a fundo sua marca, conheça os interesses dos seus clientes e descubra o que eles esperam de uma clínica veterinária.

Com todas essas informações em mãos, será possível criar um conteúdo mais apropriado para seus clientes.

2. Compartilhar o mesmo post em todas as redes sociais​

Embora sua intenção seja passar o mesmo conteúdo para os seus seguidores de todas as redes sociais, isso não é interessante, porque as plataformas apresentam diferentes características e isso exige abordagens diferenciadas.

Vamos usar o exemplo do Facebook e do Instagram. É verdade que seus clientes pode estar presente em ambas as plataformas, mas elas apresentam funcionalidades diferentes.

No Facebook, é possível inserir um post com o link direto para o seu blog. Assim, o usuário só precisa clicar no link para ser direcionado para determinado conteúdo. 

No Instagram, a história é bem diferente. Isso porque a plataforma não permite a inserção de links nas descrições das publicações. Sendo assim, é mais interessante usar outro tipo de estratégia, como inserir fotos de qualidade da clínica veterinária, a fim de mostrar aos clientes como é a sua estrutura e o que você tem a oferecer.

3. Não ter uma estratégia clara e definida​

É preciso fazer um planejamento estratégico para entender como os seus objetivos serão alcançados. Além disso, por meio dele será possível identificar erros que estão impedindo o sucesso de suas campanhas.

Dessa maneira, você conseguirá fazer um melhor monitoramento da sua presença online e poderá identificar o quanto seu público está engajado com a marca.

A concorrência também deverá ser analisada nesse momento. Entender qual é a abordagem utilizada e como ela consegue atrair o público é fundamental para acertar na escolha das estratégias.

4. Querer estar presente em todas as redes sociais​

Muitos profissionais entendem que em quanto mais redes sociais eles estão presentes, maiores são as chances de conquistar mais clientes. 

Mas acredite, isso não é verdade! Há muitas redes sociais diferentes, e dependendo do seu público, não vale a pena investir tempo e energia em uma plataforma que não faz sentido para o seu público. 

O Linkedin, por exemplo, é uma rede social que está crescendo cada vez mais. No entanto, será que seus clientes estão presentes nela? 

Como a maior parte dos usuários do Linkedin são profissionais, caso você tenha uma clínica veterinária que só atende casos clínicos é mais adequado investir no Google, onde as pessoas mais procuram por emergências veterinárias.

Assim, quando decidir investir recursos em anúncios, terá uma campanha mais precisa e adequada, aumentando as chances de trazer bons resultados para sua clínica veterinária.

5. Não conhecer o público-alvo​

Do que o seu público tem medo? O que ele deseja? Quais são as suas dificuldades? Quais são seus objetivos? 

Essas são apenas algumas das perguntas que precisam ser respondidas para você conhecer melhor os seus potenciais clientes. Ao identificar a resposta de cada uma, será possível criar conteúdos específicos para solucionar os problemas dos seus clientes.

Suponhamos que os clientes tenham muitas objeções em relação aos procedimentos realizados em sua clínica veterinária. Nesse momento, é possível criar um artigo ou vídeo informativo, explicando como os procedimentos funcionam, por que eles são necessários e quais são os benefícios que eles proporcionam.

Entregando conteúdos que façam sentido e agreguem valor, com certeza aumenta as chances de compartilhamento e engajamento, afinal, não haverá interação se o conteúdo postado for totalmente desconexo com a rotina dos seus clientes.

Assim, você consegue conversar com o público e, ao mesmo tempo, ganhar a confiança dele. Incrível, não é?

Atenção!

Ao mesmo tempo em que as redes sociais podem ser ótimas ferramentas para divulgar a sua clínica veterinária, elas também podem se tornar uma forma de afastar clientes, caso seja utilizada da maneira errada. 

A presença digital hoje em dia é muito importante, mas para que ela possa ser eficiente, estratégias adequadas para cada tipo de público precisam ser aplicadas. 

Para isso, o ideal é contar com uma agência especializada em marketing digital veterinário para ajudá-lo a planejar e executar sua campanha de social media. Outro detalhe importante é estar atento às exigências do Conselho Federal de Medicina Veterinária e os limites do marketing veterinário.

Agora sabe por que suas redes sociais não estão funcionando como o esperado? Conte sua experiência com as redes sociais aqui nos comentários e compartilhe o conteúdo com seus amigos!