Redes sociais da clínica veterinária: 10 recursos do Canva
Conheça 10 recursos do Canva, a plataforma de design que vai te ajudar a melhorar o conteúdo das redes sociais da clínica veterinária!
Conheça 10 recursos do Canva, a plataforma de design que vai te ajudar a melhorar o conteúdo das redes sociais da clínica veterinária!
Produzir conteúdo para as redes sociais da clínica veterinária é uma maneira em que veterinários empreendedores estão encontrando para divulgar os seus serviços, desenvolver estratégias de marketing, atrair e fidelizar novos tutores e se mostrarem referência em sua área.
Uma ferramenta muito utilizada para criar conteúdos de marketing veterinário, é o Canva. O Canva é uma plataforma de design online e gratuita, nela é possível criar artes personalizadas, de forma simples e fácil.
Alguns recursos do Canva são mais utilizados e conhecidos, como o banco de imagens e vídeos, os elementos gráficos e as inúmeras opções de templates prontos.
O intuito desse artigo é apresentar 10 recursos do Canva que você precisa conhecer.
Tais recursos podem te auxiliar a desenvolver não apenas o conteúdo das redes sociais da clínica veterinária, como também, utilizá-los em outros processos do seu dia a dia.
10 recursos do Canva que você precisa conhecer
1. Blog do Canva
Um dos recursos disponibilizados na página inicial da plataforma, é o Blog do Canva. O blog está dividido em categorias como:
- Dicas de design: cujo conteúdo é focado em oferecer dicas para desenvolver bons designs;
- Seu negócio: categoria focada em oferecer conteúdos relacionados ao empreendedorismo;
- Educação: conteúdo focado em educadores, como materiais escolares e diversos outros recursos pedagógicos;
- Fotografia: conteúdo focado em dicas relacionadas à fotografia.
No Blog do Canva é possível encontrar conteúdos ricos que vão te auxiliar a desenvolver artes de qualidade, ter ideias de modelos de conteúdos, dicas de como aprimorar sua gestão, aprender a editar fotos e diversos outros benefícios a serem aplicados nas redes sociais da clínica veterinária.
2. Editor de Imagens
Um editor de imagens online é disponibilizado gratuitamente pela plataforma, para encontrá-lo basta localizar o item “recursos”, no menu superior da página inicial. No editor é possível fazer upload da imagem que você deseja editar e após isso, é possível fazer o download.
É muito importante que as fotos da sua clínica veterinária tenham qualidade e o editor do Canva pode ser um grande aliado nesse processo. Até porque, redimensionar, aplicar filtros, ajustar brilho, saturação e contraste, são algumas das otimizações que a ferramenta permite fazer.
3. Seu negócio
A categoria “Seu Negócio” do Blog do Canva é um recurso de muita utilidade, principalmente para veterinários empreendedores que querem aprimorar suas gestões. Dicas de empreendedorismo, guias de produtividade, modelos de design para empresa, são alguns dos conteúdos disponíveis nesta categoria.
4. Equipe
É possível criar designs colaborativos entre a equipe da sua clínica veterinária, para que isso ocorra, é necessário que você crie um convite para as pessoas se juntarem à sua “equipe” do Canva.
Após fazer o registro, eles poderão editar os seus designs. Caso você deseje, também é possível disponibilizar o design apenas para visualização. Trabalhar em equipe é uma excelente forma para otimizar a produção de conteúdo das redes sociais da clínica.
5. Planejador de Conteúdo
Um planejador de conteúdo é disponibilizado para quem opta por contratar o plano Pro do Canva. Nele é possível fazer o agendamento das artes em algumas redes sociais, como: página do Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Slack e Tumblr.
O agendamento pode ser feito na própria área de trabalho do Canva, o que facilita muito para agilizar a divulgação dos conteúdos. Porém, o planejador possui uma desvantagem, já que não permite fazer agendamentos no Instagram.
6. Gráficos
Em “recursos”, disponível no menu superior da página inicial, é possível encontrar a ferramenta “Gráficos”, com essa ferramenta você consegue criar gráficos personalizados em questões de minutos.
Para isso, basta escolher um modelo de gráfico que deseja, inserir os dados e informações e depois aperfeiçoar com elementos, alterar as cores e fontes.
Os gráficos permitem que você deixe os dados da sua clínica visualmente mais agradáveis, o que pode facilitar muito no seu dia a dia e da sua equipe!
7. Apresentação
Alguns modelos de apresentações podem ser encontrados dentre as categorias do Canva, assim como os demais templates, é possível editá-los e aperfeiçoá-los.
Esse recurso pode ser utilizado para que você desenvolva apresentações mais dinâmicas e atraentes, seja para algum fornecedor, algum parceiro ou qualquer outro projeto que necessite expor informações da sua clínica veterinária.
8. Vale Presente
Um outro recurso que pode ser muito útil para sua clínica veterinária, é o Vale Presente que pode ser usado caso você ofereça serviços de pet shop, por exemplo. Diversos modelos podem ser usados como base para você criar cartões personalizados e imprimi-los.
Cartões para contato, vale presentes, cartões de fidelidade, são alguns exemplos de cartões que você pode disponibilizar na recepção da clínica!
9. Aplicativos e integrações
Alguns aplicativos podem ser usados para integrar na plataforma, com eles é possível extrair o conteúdo dos aplicativos e inserir nos designs de forma fácil.
You Tube, Facebook, Instagram, Google Drive, GIPHY, Pixabay, são alguns dos aplicativos que se integram ao Canva. Para utilizar esse recurso, basta localizar o tópico “mais” na área de trabalho da plataforma e selecionar o aplicativo que deseja integrar.
10. Ícones
Se você gosta de acrescentar ícones nos designs, existe uma maneira de encontrá-los mais facilmente. No menu superior disposto na página inicial, é possível encontrar o tópico “recursos”, no qual possui a categoria “ícones”.
Inúmeros ícones são apresentados para que você adicione aos designs, para encontrar mais, basta utilizar o campo de busca!
Esses são 10 recursos do Canva que poucas pessoas conhecem e que se pode ter um bom aproveitamento, seja para desenvolver o conteúdo das redes sociais da clínica veterinária ou para além delas!