Qual o local ideal para sua clínica veterinária?

Escolher qual o local ideal para sua clínica veterinária é o primeiro passo para colocar seu sonho em prática. Garanta que você não faça a escolha errada lendo este artigo.

Qual o local ideal para sua clínica veterinária?

Escolher qual o local ideal para sua clínica veterinária é o primeiro passo para colocar seu sonho em prática. Garanta que você não faça a escolha errada lendo este artigo.

O mercado de saúde está crescendo cada vez mais, e com isso, os profissionais da saúde precisam buscar novas maneiras de se destacar e fidelizar seus clientes.

Segundo os dados do CFMV,  o Brasil é o país com mais médicos veterinários no mundo: são mais de 84 mil profissionais em atividade.

Grande parte dos médicos veterinários que finalizam sua graduação possuem o sonho de abrir sua própria clínica veterinária. Essa é uma ótima maneira de investir na sua carreira e se tornar um verdadeiro destaque em sua cidade.

O primeiro passo para começar esse sonho é escolher qual o lugar ideal para montar sua clínica veterinária. 

Esse processo pode ser um pouco difícil no começo, principalmente pelo fato que durante seu curso de medicina, você provavelmente não teve nenhuma matéria sobre gestão.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para te ajudar a escolher o melhor local para montar sua clínica veterinária. Continue a leitura e descubra o que você precisa levar em consideração nessa escolha!

Qual o local ideal para montar sua clínica veterinária?

Para escolher o local ideal, é preciso levar em conta uma série de detalhes administrativos e burocráticos.

Fazer uma boa escolha sobre essa questão é fundamental, afinal, mudar a decoração, estrutura interna do imóvel, tudo isso pode ser feito de maneira simples, mas você não pode mudar o local sem um investimento alto.

Confira a seguir os principais pontos que não devem ser deixados de lado na hora dessa escolha tão importante. Acompanhe!

1. Qual é o perfil dos seus clientes?​

Antes de pensar em definir o local do seu estabelecimento, é preciso decidir qual é o perfil dos clientes que você deseja atrair para sua clínica veterinária, levando em conta também os serviços que quer oferecer.

Por exemplo, vamos imaginar que você está pensando em montar uma clínica veterinária com banho-e-tosa e pet shop.

Esse perfil de cliente provavelmente busca por agilidade e praticidade no atendimento, ou seja, uma clínica veterinária próximo à área de trabalho delas, ou até mesmo de suas casas, é uma ótima opção.

Levando isso em conta, montar sua clínica veterinária em uma área residencial onde a maior parte das casas possuem animais de estimação, pode ser uma boa escolha.

Caso você opte por atrair clientes de emergências veterinárias ou plantão 24h, o que pode ser uma boa decisão (levando em conta que as emergências podem trazer um maior faturamento), considere escolher uma avenida movimentada que será seguro manter a clínica aberta 24 horas.

2. O local permite a construção de um imóvel adequado?​

Caso você esteja pensando em construir sua clínica veterinária do zero, escolher um lugar que permita a construção de um imóvel adequado é extremamente importante.

Lembre-se de verificar se o local permite a construção de um estacionamento, entradas com uma boa estrutura de acesso para todas as pessoas, incluindo deficientes e idosos.

Mantenha em mente que normalmente, as clínicas veterinárias contam com pelo menos uma sala de espera, sala de atendimento e banheiros. 

Se o imóvel tiver uma copa para seus colaboradores e uma sala exclusiva para exames, dependendo da sua especialidade, é um ótimo diferencial.

Considere desde o planejamento inicial montar uma clínica veterinária sustentável, assim, você pode tornar seu próprio local ainda mais humanizado e consciente.

3. O lugar atende às exigências legais?​

Todo estabelecimento veterinário deve ser regularizado por órgãos como a ANVISA, e isso inclui a estrutura da clínica veterinária, assim como sua localização. 

Os critérios podem variar de acordo com a sua especialidade, por isso, é preciso se informar detalhadamente sobre essas normas para evitar futuros problemas com fiscalização e multas.

Para saber mais sobre quais são as exigências para sua especialidade, você pode acessar a seção de normas e regulamentos sobre estrutura física dos estabelecimentos de saúde no site da ANVISA.

Quero mudar minha clínica veterinária de endereço: e agora?

Se você já possui uma clínica veterinária, mas como o volume de clientes aumentou, está considerando mudar de endereço para ampliar sua estrutura, lembre-se dos pontos acima e analise também os pontos a seguir. 

Primeiro, pense se a mudança realmente será benéfica para os seus clientes. 

Talvez esse aumento de procura esteja diretamente relacionado com o local onde você está, e mudar de endereço pode fazer com que você perca clientes, ao invés de ganhá-los.

Para conferir esse ponto, você pode realizar uma pesquisa com seus clientes e perguntar se eles continuariam com o atendimento caso você mudasse de endereço. 

Se a maioria das respostas for “não” ou “talvez”, uma expansão pode não ser uma boa ideia.

Uma ótima dica é procurar um lugar perto do seu endereço original que permita a construção de uma clínica veterinária, assim, você evita quaisquer transtornos. 

Suas escolhas sempre devem levar em consideração o conforto dos seus clientes. Se você tiver isso em mente durante o planejamento da sua mudança, as chances de erros serão bem menores.

Já sabe como escolher o melhor lugar para montar sua clínica veterinária? Conte pra gente nos comentários. E não se esqueça de reagir e compartilhar o conteúdo com seus amigos!