O que precisa ter na recepção da sua clínica veterinária

A recepção da clínica veterinária é um ambiente muito importante, no qual os tutores costumam passar bastante tempo. Logo, é necessário que esse ambiente ofereça uma boa experiência aos tutores. Continue a leitura do artigo e saiba o que precisa ter na recepção da clínica veterinária!

O que precisa ter na recepção da sua clínica veterinária

A recepção da clínica veterinária é um ambiente muito importante, no qual os tutores costumam passar bastante tempo. Logo, é necessário que esse ambiente ofereça uma boa experiência aos tutores. Continue a leitura do artigo e saiba o que precisa ter na recepção da clínica veterinária!

A grande maioria das clínicas localiza sua sala de espera na recepção, e como dito anteriormente, por se tratar de um ambiente em que os tutores aguardam seus pets, o que é oferecido nela pode ser decisivo no quesito fidelização de tutores.

É muito importante que esse ambiente seja organizado, receptivo, aconchegante e que esteja pronto para receber os tutores e pets de forma agradável e convidativa, assim, fazendo com que queiram retornar. Dá uma olhada em algumas possibilidades para você disponibilizar na recepção da clínica veterinária:

Checklist: O que precisa ter na recepção da clínica veterinária

1. Organização

O ambiente de recepção, como o nome já nos diz, vai recepcionar os seus clientes, sendo o primeiro ambiente de contato dos tutores com a sua clínica Por isso, é preciso que ele esteja muito bem organizado e limpo.

Parece uma dica meio óbvia, mas às vezes uma agenda cheia e muito trabalho pode atrapalhar a organização do ambiente, e isso pode comprometer a boa experiência do tutor com a sua clínica.

2. Equipe preparada

É essencial que sua clínica possua uma equipe bem treinada e que entenda o que está fazendo, isso serve não somente para os médicos ou técnicos veterinários, mas também recepcionistas ou secretárias (é importante se atentar a diferença), devem estar igualmente preparadas (os) para suas funções.

Recepcionistas ou secretárias (os) devem estar preparados para lidar também com seu ambiente de trabalho, já que os tutores muitas vezes chegam à clínica veterinária fragilizados. Neste sentido, é importante saber agir para além das habilidades.

A recepcionista recebe os tutores, muitas vezes antes mesmo de chegarem até a clínica e é indispensável que a mesma tenha habilidades de comunicação e simpatia. Também, a recepcionista pode auxiliar em outras tarefas, como dados, correspondências, etc.

Um bom atendimento é um dos fatores que fideliza os tutores, portanto, é essencial que o atendimento seja bom desde o primeiro contato, durante a consulta e no pós-consulta.

Já a secretária(o), costuma ser responsável na maioria do tempo pelas questões administrativas. 

Esse profissional filtra as demandas dos veterinários, responde e-mails, trabalha com agendas e otimiza o tempo dos profissionais para que o atendimento aos pets seja o melhor possível.

3. Conforto

A recepção da sua clínica veterinária precisa oferecer conforto aos clientes, principalmente se for também o espaço de sala de espera.Alguns tutores aguardam por bastante tempo, e muitas vezes se encontram preocupados com a saúde de seus bichinhos. 

Por isso, é importante que tenham conforto. Uma dica importante é disponibilizar móveis confortáveis e bem distribuídos.

4. Fotos dos pets

Fotos dos pets pacientes da clínica são sem dúvidas um atrativo e uma demonstração de carinho com eles e os tutores também.  Esse gesto mostra um pouco o quão importantes são os pets para vocês, médicos e médicas veterinárias.

Fotos temáticas de datas comemorativas podem ser muito bacanas! Tanto para posts nas redes, como também para disponibilizar na recepção em um mural, por exemplo.

Carnaval, Páscoa, Halloween, Festa Junina e Natal são algumas datas comemorativas importantes que não podem ficar de fora do seu planejamento de conteúdo.

5. Itens de necessidade

Um outro ponto indispensável do que deve ser oferecido na clínica veterinária são alguns itens de necessidade básica e distração para os tutores e pessoas que frequentam o ambiente físico. Dessa forma, a clínica ficará mais confortável, principalmente para aguardar por longos períodos.

Dá uma olhada na lista abaixo do que você pode oferecer na recepção da sua clínica para que o tutor tenha uma boa experiência:

  • Banheiro
  • Wi-fi
  • Revistas 
  • Café