O que é email marketing para veterinárias e como isso te ajuda?
O email marketing para veterinárias é uma estratégia do Marketing Digital Veterinário, baseada no envio de emails para os tutores que já te conhecem ou que desejam saber mais sobre seu trabalho como veterinário.
O email marketing para veterinárias é uma estratégia do Marketing Digital Veterinário, baseada no envio de emails para os tutores que já te conhecem ou que desejam saber mais sobre seu trabalho como veterinário.
Você deve achar que a comunicação por email está fora de moda e que o legal mesmo é investir em redes sociais, por serem mais interativas e chamativas. Afinal, as pessoas ainda usam email?
Embora existam canais de comunicação mais instantâneas como o WhatsApp e o Skype, saiba que o bom e velho email está longe de desaparecer de nossas vidas. É o que nos mostram as pesquisas. Segundo a MarketingSherpa:
72% dos consumidores escolhem email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.
Esta é apenas uma entre inúmeras razões pelas quais você precisa de uma estratégia de email marketing para veterinárias. Fique com a gente e veja como enviar emails para os tutores pode ter um impacto positivo.
Email marketing para veterinárias: o que é?
O email marketing é uma forma de manter contato com seus clientes por meio de disparo de emails, que pode ser feito através de uma plataforma de automação. Existem diversas delas disponíveis gratuitamente na internet.
Porém, diferentemente do que muita gente pensa, o email marketing visa entregar conteúdo relevante e de qualidade para sua base de contato.
É preciso lembrar-se que do outro lado da tela está uma pessoa, que possui necessidades e interesses. E por isso, é importante fazer a segmentação dos seus contatos.
“Para além do envio de emails esse canal se tornou a melhor maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.”
Existem trilhas de emails que focam em tirar dúvidas dos tutores, outras que servem como lembretes e até mesmo aquelas que fazem a divulgação da sua clínica mais diretamente.
Com a segmentação dos usuários, as mensagens enviadas via email entregam o que o tutor realmente busca, desde esclarecimentos de dúvidas até oferecimento de serviços prestados na sua clínica.
Alguns exemplos comuns de email marketing para veterinárias são:
- retorno de consultas;
- promoções de artigos de petshop;
- confirmação de agendamento online;
- newsletter do seu blog;
- vacinação;
- conteúdos educacionais;
- mensagens de aniversário;
- pesquisas de satisfação.
Por que utilizar o email marketing para veterinárias?
Nos últimos anos, as redes sociais têm ganhado toda a atenção no marketing digital, porém, para aqueles que coletam emails dos tutores e querem aumentar a relevância da sua marca entre seus contatos, o email marketing para veterinárias também pode ser uma ótima opção. Veja alguns motivos:
Em 2019, os usuários globais de email totalizaram 3,9 bilhões de usuários, segundo pesquisa do Statista. Este número deve crescer para 4,3 bilhões de usuários em 2023 (projeções do Statista). Isso é metade da população do mundo.
Nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos em outros canais na internet. Toda vez que criamos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos o endereço de email. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.
Alcance previsível
Quando uma empresa faz um post em uma rede social, como o Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais mensagens são mais relevantes para cada usuário.
Por essa razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente visualizarão seu post.
Já no email marketing, o mesmo não acontece. Uma das grandes vantagens desse canal é seu alcance previsível. Isso significa que se você selecionar 100 endereços de email para enviar sua mensagem, todos os 100 receberão seu email na caixa de entrada.
Formato flexível
O email é a tela em branco que todo profissional de marketing digital procura. Mensagens enviadas por email não têm limites de caracteres, podem conter imagens e até GIFs
Um email pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.
Por meio dele, você pode comunicar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web, ou contar uma história longa. Portanto, o email pode ter o formato de que você desejar!
Alto retorno financeiro
Para começar uma estratégia de email marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio (por exemplo, “flyvet.com.br”), uma ferramenta de email marketing e uma pessoa para executar a estratégia.
Escolher uma boa ferramenta de email marketing é essencial. Existem diversas opções no mercado que atendem a todos os níveis de necessidade, incluindo ferramentas gratuitas como o Mailchimp.
Independentemente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto. Por isso, o email é o canal de marketing digital que apresenta melhor retorno financeiro — você não precisa investir muito inicialmente, e tem a possibilidade de gerar um grande volume de receita.
E aí? O email marketing para veterinárias é essencial para o bom funcionamento de seu marketing digital veterinário. Além de te ajudar a fortalecer a sua marca, pode também aumentar seu faturamento. Está esperando o que pra por essa ideia em prática?