Limites do marketing veterinário: Regras do CFMV
Ao desenvolver o marketing para sua clínica, não deixe de se atentar aos limites do marketing veterinário e às regras do CFMV. Mas não pense que isso afeta a qualidade das suas campanhas. O marketing é importante tanto na atração como na fidelização de tutores, trazendo ainda mais reconhecimento e s
Ao desenvolver o marketing para sua clínica, não deixe de se atentar aos limites do marketing veterinário e às regras do CFMV. Mas não pense que isso afeta a qualidade das suas campanhas. O marketing é importante tanto na atração como na fidelização de tutores, trazendo ainda mais reconhecimento e sucesso para a clínica.
Você conhece as regras do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) que precisam ser seguidas na hora de definir suas estratégias demarketing veterinário? Pois bem, é muito importante estar atento a elas para não ser prejudicado.
Mas não fique preocupado! Afinal, é possível, sim, fazer um marketing eficiente para a sua clínica sem infringir nenhuma dessas exigências.
Um dos pontos que o CFMV determina é que o profissional não pode oferecer descontos em tratamentos, prometer ou afirmar a cura de qualquer doença, usar fotos de pacientes, entre outros quesitos.
Para garantir um marketing adequado e eficiente para a sua clínica, listamos algumas sugestões que vão ajudá-lo a definir as estratégias certas e sem riscos para a sua imagem. Continue a leitura e descubra como não cruzar os limites do marketing veterinário.
Limites do Marketing Veterinário
Quais são regras do CFMV?
Além dos exemplos citados anteriormente, existem outras outras ações que são vetadas pelo CFMV. Ao praticá-las, você age contra a ética veterinária.
Descubra aqui outras atividades que você deve evitar nas suas comunicações:
Anunciar uma especialidade que você não tem
Além de ser contra as regras do CFMV, anunciar uma especialidade que você não tem é extremamente antiético. É preciso ter muito cuidado com essa questão porque essa determinação não pode ser infringida nem de forma indireta.
Portanto, ao divulgar a sua área de atuação, é muito importante mencionar somente as especialidades que lhe são atribuídas e que são reconhecidas pelo CFMV.
Envolver-se com propagandas enganosas
Independentemente do segmento profissional, as propagandas enganosas não são admitidas. No entanto, quando falamos de marketing veterinário essa ação se torna ainda mais séria.
Sendo assim, tome muito cuidado com os produtos e marcas associados ao seu nome ou à imagem de sua clínica. Embora a iniciativa de realizar a propaganda enganosa não seja sua, a responsabilidade é a mesma simplesmente por permitir o vínculo do seu nome nesse tipo de promoção.
Defina os objetivos da sua clínica
Conjuntamente com o conhecimento sobre as regras estabelecidas pelo CFMV sobre publicidade veterinária, é importante realizar um planejamento da estratégia de marketing para sua clínica. E nessa fase de planejamento, é fundamental definir os objetivos de sua clínica.
Isso é essencial para garantir que todas as campanhas proporcionem resultados satisfatórios e que seu trabalho realmente seja notado pelos tutores.
Entre os objetivos possíveis, podemos listar:
- a fidelização de tutores;
- a atração de novos tutores;
- a criação de autoridade no seu segmento (especialidade);
- a educação dos tutores sobre a importância dos cuidados veterinários.
Como você pode perceber, dependo de qual objetivo tenha sido escolhido, estratégias diferentes devem ser usadas. É por esse motivo que essa definição deve ser o primeiro passo do seu planejamento de marketing — até para analisar se nenhum deles quebra alguma regra do CFMV.
Invista em estratégias de marketing digital
Após o entendimento de quais são os objetivos da sua clínica é preciso elaborar a estratégia de marketing. E para falar sobre isso, não podemos deixar de lado o mundo online.
Isso porque o marketing digital tem ganhado muita força, principalmente por conta do avanço da tecnologia. Isso fez até com que o comportamento do consumidor mudasse.
Atualmente, antes de optar por um profissional, o tutor procura saber — pela internet — como é de fato o trabalho dele.
Portanto, você precisa estar no ambiente online. Crie um site para a sua clínica e, de preferência, também um blog. O marketing digital associado ao marketing de conteúdo ajudam a quebrar as principais objeções do seu público.
Aos poucos, seu público é reeducado e entende a importância de cuidar melhor da saúde de seus bichinhos e, por fim, por que ele devem visitar um veterinário regularmente.
Para te ajudar ainda mais nesse planejamento, vamos dar duas dicas que precisam estar na sua estratégia para que você tenha ainda mais sucesso!
Dicas sobre marketing digital na sua clínica
Seja sempre claro e objetivo em sua mensagem
Quem é que gosta de ficar ouvindo aqueles discursos longos sobre o quanto será beneficiado com determinado produto ou serviço?
Alguns até têm paciência, mas a maioria prefere que a solução seja entregue o mais rápido possível. Nesse sentido, suas abordagens precisam ser claras e objetivas.
Quando uma pessoa busca na internet informações sobre um sintoma, por exemplo, é sinal que ela está preocupada com o estado de saúde de seu bichinho.
Nesse momento, entregar um conteúdo rico, explicando quais são os verdadeiros sintomas, se existe tratamento para determinada enfermidade e quais são as principais causas do desenvolvimento da doença é essencial para prender a atenção do leitor e fazer com que ele reconheça sua autoridade no assunto.
Evite tons sensacionalistas
A clínica ou você, como profissional, jamais devem se promover como “o melhor” ou a “única opção” para o tratamento de qualquer doença. Esses tons sensacionalistas são vetados pelas regras do CFMV e essa abordagem pode lhe causar problemas sérios.
O correto é ser coerente na sua campanha e sempre focar em educar e passar informações relevantes para o seu público. Não podemos esquecer que é preciso orientar os seus potenciais clientes que, caso eles notem qualquer sintoma, é muito importante procurar uma ajuda especializada, a fim de deixar claro que tal conteúdo jamais deve substituir uma consulta presencial com um veterinário.
As regras do CFMV são bem claras e não deixam dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser feito. Por esse motivo, estar atento a elas é fundamental para assegurar que você ou sua clínica não sejam lesados futuramente.
Caso não se sinta apto para colocar essas estratégias em prática, contrate profissionais especializados, os quais vão ajudá-lo a ter sucesso em suas campanhas sem ultrapassar os limites do marketing veterinário.
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