Instagram para veterinários autônomos: como divulgar seu trabalho!

No post de hoje vamos falar um pouco sobre Instagram para veterinários autônomos e como essa ferramenta pode ser importante para divulgar seus serviços e fidelizar clientes.

Instagram para veterinários autônomos: como divulgar seu trabalho!

No post de hoje vamos falar um pouco sobre Instagram para veterinários autônomos e como essa ferramenta pode ser importante para divulgar seus serviços e fidelizar clientes.

O Instagram é uma das principais redes sociais utilizadas no Brasil, e ter o seu trabalho como veterinário autônomo nessa rede social é extremamente relevante para fidelizar seus clientes.

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 70% dos entrevistados possuem uma conta no Instagram, que é a segunda rede social favorita, perdendo apenas para o Facebook.

Vivemos em uma sociedade conectada e você como veterinário autônomo precisa mais do que nunca, investir em presença digital. Talvez criar uma conta profissional no Instagram possa ser o seu primeiro passo.

Descubra aqui como divulgar seus serviços nesta plataforma e como seus recursos podem ser utilizados para promover o seu nome como profissional no meio digital.

Instagram para veterinários autônomos

O Instagram é uma rede social que possui várias formas de divulgação de conteúdo muito utilizadas não apenas pelas pessoas, mas também pelas empresas e profissionais, como os próprios veterinários.

A plataforma apresenta inúmeros recursos e para te ajudar a elaborar uma ótima estratégia para o seu marketing pessoal, separamos as principais funcionalidades e algumas dicas para melhor utilizá-las. Continue a leitura e descubra!

1. Stories

O Stories permite disponibilizar fotos, textos e vídeos de até 15 segundos na aba Storytelling. A ferramenta é ótima para aproximar o veterinário de seus clientes.

Ao clicar no símbolo de + na região do aplicativo que concentra os Stories, você também pode lançar perguntas ou enquetes. As pessoas, então, enviam seus questionamentos e você pode respondê-los um a um.

Além de ser uma ótima ferramenta de interação, é também uma ótima forma de anunciar novidades sobre seus serviços e sobre seu trabalho como autônomo.

2. Destaques

Ao publicar esses Stories, aparecem três pontinhos do lado direito da tela. Eles permitem que você mantenha os Stories fixados no perfil, na área de “destaques”, por quanto tempo você quiser.

É ótimo para as publicações mais pertinentes e relevantes, que merecem ficar mais de 24 horas no ar, como por exemplo, formas de agendamento, serviços oferecidos, áreas de atuação,  conteúdos relevantes e até mesmo dúvidas sobre um tema de sua especialidade.

3. Enquetes

As enquetes do Stories podem ser utilizadas para você descobrir o que os seguidores estão interessados em saber de uma forma simples e que gera engajamento.

Vamos supor que você seja especializado em felinos e esteja fazendo um curso de atualização a respeito dos hormônios na alimentação, e tenha acabado de participar de um simpósio sobre alimentação natural para gatos.

Um exemplo clássico de uso pelos profissionais veterinários é abrir a caixa de perguntas com um aviso no estilo “O que você quer saber sobre a alimentação do seu pet?”.

Antes, você pode publicar um pequeno vídeo informando sobre os últimos cursos para que os seguidores saibam que você tem informações atualizadas!

Para descobrir as maiores demandas dos seguidores no momento, abra o Stories, clique nas enquetes e pergunte sobre o que eles querem saber.

É um excelente recurso para entender o que seus clientes estão buscando e você pode, assim, se aproximar ainda mais deles.

4. Lives

A transmissão ao vivo é um recurso relativamente recente que vem fazendo bastante sucesso. Cada vez mais, empresas, profissionais e até mesmo os chamados Influencers — pessoas com um grande número de seguidores nas redes sociais — apostam nessa ferramenta como forma de estabelecer um diálogo com os seguidores.

Para entrar ao vivo, basta um celular com uma câmera e microfone de qualidade relativamente boa, iluminação adequada e clicar na opção disponível no aplicativo.

É importante divulgar com antecedência as datas, horários e assuntos das lives. Assim, os clientes podem conectar-se e realizar perguntas enquanto você responde aos questionamentos ao vivo.

3. Feed

O Feed do Instagram é a página em que aparecem as postagens na barra de rolagem do aplicativo. A recomendação é que nesse local sejam postados textos maiores, com artes atemporais.

É sempre importante, deixar o seu feed o mais profissional possível, desvinculando sua conta pessoal nas postagens. Dessa forma, qualquer cliente que buscar pelo seu nome, irá encontrar conteúdo relevante, comunicando diretamente com ele.

4. IGTV

A IGTV é a TV do Instagram. Diferente do Stories, essa função permite que sejam exibidos vídeos mais longos e o seu objetivo é funcionar, de fato, como um canal de TV.

Um ótimo recurso para que você invista em uma estratégia contínua. Por exemplo, exibindo uma série de programas a respeito de alguma novidade do mercado pet ou um serviço especial que pode ser feito pelos clientes.

E aí? É hora de botar a mão na massa e começar desde já a construir sua presença digital. Um bom relacionamento com sua audiência tem um grande impacto na sua atuação como profissional autônomo.

É uma maneira simples e gratuita de fazer o seu marketing pessoal e também de divulgar seu trabalho.

Agora que você já conhece alguns dos recursos do Instagram para veterinários autônomos e sabe como divulgar o seu trabalho, está na hora de colocar em ação!