Ideias para decorar sua clínica e deixá-la mais aconchegante
Decorar a clínica pode não ser fundamental para o exercício do seu trabalho, mas, com certeza, faz muita a diferença na percepção do ambiente pelos clientes.
Decorar a clínica pode não ser fundamental para o exercício do seu trabalho, mas, com certeza, faz muita a diferença na percepção do ambiente pelos clientes.
Este é um tópico importante para a construção de uma boa imagem do profissional e da marca da sua clínica, principalmente para as clínicas veterinárias que querem se destacar.
Além de cumprir as exigências da Anvisa e de outros órgãos públicos, ao montar seu consultório ou reformar a sua clínica o profissional que deseja oferecer um serviço diferenciado deve entender que alguns detalhes são muito importantes para satisfação dos seus clientes.
Ao decorar sua clínica é preciso pensar em antemão na disposição dos móveis, combinações de cores e iluminação que contribuem para deixar o ambiente organizado e aconchegante.
Sabendo utilizar as combinações de tons, por exemplo, é possível ampliar pequenos espaços e deixá-los mais confortáveis. O que melhora a experiência de seu cliente, além de oferecer um melhor atendimento.
1. Mobília: escolha que faz toda a diferença
O primeiro passo é entender qual objetivo você quer alcançar na sua clínica. É fundamental que tenha isso em mente no momento de escolher os móveis.
Por exemplo, para deixar o ambiente mais convidativo use madeira em painéis da parede ou até mesmo nos balcões. A madeira é considerada um elemento que proporciona calor de forma natural.
Quando o assunto é escolher os móveis, atente-se para todos os detalhes: formatos, cores e desenhos. Muitas clínicas combinam cores como amadeirado, marrom, bege, branco e verde.
Cuidado ao escolher as cores dos móveis, tons quentes e fortes tendem a deixar os clientes mais agitados ou nervosos. Valorize cores neutras como branco, gelo e tons pastéis, que transmitem tranquilidade
Além disso, para evitar que o ambiente fique muito “hospitalar”, você pode escolher objetos decorativos e quadros em tons suaves para deixar o clima mais aconchegante.
2. Iluminação: o detalhe que não pode faltar
Quanto ao interior da sua clínica veterinária, planeje a iluminação com cuidado. Uma boa ideia, por exemplo, é apostar em uma iluminação indireta.
Ademais, se no ambiente houver abajures ou lustres, escolha por uma luz amarela. Entretanto, estes itens podem ser caros.
Se o orçamento estiver pequeno e você não puder investir em um projeto luminotécnico, uma dica é trocar as cúpulas das luminárias, isso já deixa o ambiente mais aconchegante.
Escolha cúpulas que sejam produzidas com papel ou até mesmo um tecido como um linho, porque deixam o lugar mais acolhedor e transmitem uma sensação positiva de cuidado aos seus clientes.
3. Amplie sua sala com novos pisos
Mesmo se sua clínica for pequena, você pode ampliar o espaço dela usando porcelanato.
Antes de escolher o revestimento ideal para o ambiente, procure um auxílio de um profissional para te orientar e ajudar na escolha do piso adequado.
Todavia, se isso não for possível observe a planta do lugar e confira se o piso que gostou vai precisar de muitos recortes. Cores claras são as melhores opções para ambientes pequenos.
Tons de cinza também podem ser usados com o objetivo de ampliar o espaço. Outra ideia para manter um bom resultado é manter a uniformidade dos pisos.
Desta forma, escolha apenas um estilo e procure não mudar muito de um ambiente para outro.
4. Utilize Plantas para decorar sua clínica e harmonizar o ambiente
Independente do ambiente, invista em plantas para deixar a sua clínica mais bonita. Existem vários estilos de vasos diferentes – cristal ou cerâmica- para você escolher e colocar no ambiente.
As plantas naturais são mais bonitas e transmitem mais um ar autêntico e vivo ao ambiente.
O único cuidado que se deve ter neste caso é que você deve escolher por plantas adaptadas à locais fechados e com pouca luz solar.
Há alguns outros aspectos que você também deve ficar atento na hora de decorar sua clínica com plantas:
- Evite plantas com folhas pequenas, pois são mais fáceis de atrair poeira;
- Evite plantas que podem facilmente causar alergias e irritação nasal;
- Evite também espécies que precisam de muita água, pois aos finais de semana e feriados a clínica veterinária vai ficar vazia e a planta pode secar ou até morrer.
Agora, um exemplo do boa opção é a Dracena. Uma planta com folhas largas e suficientemente resistentes para ficar em ambientes fechados e com ar condicionado.
Outras opções possíveis são a Jiboia, o Pau D`água, o Pacová e o Filodendro.
Das plantas com flores, as Orquídeas são uma boa opção, pois além de embelezarem o ambiente, oferecem um leve aroma agradável.
A decoração do ambiente proporciona ao cliente uma boa experiência em seu espaço, sendo esse um detalhe para o processo de fidelizá-lo.