Como montar uma clínica veterinária: principais passos

Para montar uma clínica veterinária é preciso ter um planejamento estratégico e saber como realizar uma gestão veterinária de excelência. Veja aqui algumas dicas incríveis do nosso guia completo sobre como montar uma clínica veterinária.

Como montar uma clínica veterinária: principais passos

Para montar uma clínica veterinária é preciso ter um planejamento estratégico e saber como realizar uma gestão veterinária de excelência. Veja aqui algumas dicas incríveis do nosso guia completo sobre como montar uma clínica veterinária.

Você tem um sonho de montar sua clínica veterinária, mas ainda não sabe por onde começar ou como organizar sua gestão?

Para os profissionais que além de serem veterinários, também desejam se tornar empreendedores e abrir seu próprio negócio, saber como montar uma clínica veterinária da melhor forma é essencial.

Pensando em facilitar esse processo, nós elaboramos um guia completo sobre como montar sua clínica veterinária da melhor forma. 

Confira a seguir algumas dicas que trazemos nesse conteúdo exclusivo. Boa leitura!

Principais passos para montar sua clínica veterinária

Para montar sua clínica veterinária da melhor forma é preciso pensar com cuidado mesmo nos pequenos detalhes.

Pensando em facilitar esse processo, separamos alguns passos fundamentais que não devem ser deixados de lados. Acompanhe!

Faça um estudo de viabilidade

Você sabe se a sua clínica veterinária é mesmo viável?

A maioria dos pequenos negócios no Brasil fecham em menos de cinco anossegundo o IBGE. As clínica veterinárias se encontram nessa categoria, e essa estatística acontece principalmente pela falta de um estudo de viabilidade.

Quando questionamos se a sua clínica veterinária é viável, falamos de vários aspectos, como dinheiro e concorrência. 

Antes da clínica veterinária começar a retornar seus investimentos e gerar lucro, normalmente leva um tempo até ele se auto sustentar. 

Você precisa estar preparado para um começo apertado, e verificar se realmente possui essa renda financeira no momento, se não, pode sair com um grande prejuízo.

Procure pesquisar se a área que você pretende atuar está em alta ou não no local onde você planeja construir sua clínica veterinária. 

Imagine abrir uma clínica veterinária em um bairro familiar onde já existem três estabelecimentos da mesma especialidade. Não parece ser uma boa opção, certo?

Após conferir se seu negócio é viável, é hora de começar a planejar.

Elabore um planejamento estratégico

Já sabe como sua clínica veterinária irá funcionar na prática e como regularizá-la?

Esse é um dos momentos mais trabalhosos na hora de montar uma clínica veterinária: preparar um planejamento estratégico.

Um dos primeiros passos é decidir qual será o local do seu negócio. Uma boa dica é pensar em qual tipo de tutor você deseja atrair, e em que região da cidade ele se encontra. 

imóvel também é uma escolha muito importante, afinal, ele precisa atender às exigências dos órgãos regularizadores, e permitir criação de espaços como uma recepção, sala de atendimento, entre outros.

Além disso, você também precisa planejar o tamanho da sua equipe de colaboradores. Você terá apenas uma recepcionista? E quanto à limpeza da clínica veterinária, contratará uma empresa de limpeza ou funcionários?

Planejar cada passo ajuda a evitar erros comuns, pois assim você tem uma ideia de quanto irá gastar nessa abertura, e poderá se planejar melhor para quaisquer imprevistos. 

Estude sobre gestão de clínicas veterinárias

Muitos veterinários administradores cometem um erro fatal na hora de abrir um consultório: focam apenas no atendimento aos tutores e seus pets e deixam de lado a gestão.

Apesar de sua principal vocação ser cuidar dos bichinhos de seus tutores, para conseguir fazer isso de forma plena, é necessário ter conhecimento sobre conceitos básicos de administração para manter seu negócio funcionando.

Pensar em qual tipo de comunicação utilizar com os tutores, como funcionará a divulgação da sua clínica veterinária, de que forma avaliar os resultados do mês, tudo isso precisa estar incluso na sua rotina.

Parece ser muito complicado fazer tudo isso sozinho, mas com a ajuda de ferramentas como sistemas veterinários, alguns desses processos podem ser otimizados e até mesmo feitos de formas automáticas.

Montar sua clínica veterinária com certeza não é uma tarefa fácil, mas é um passo extremamente importante na sua carreira veterinária, principalmente se seu objetivo é se tornar um destaque em sua especialidade.

Acha que está pronto para montar sua própria clínica veterinária? Conte pra gente aqui embaixo como está sendo seu planejamento, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!