5 dicas para fidelizar clientes na clínica veterinária
Fidelizar clientes na clínica veterinária é um passo fundamental para quem procura fazer o seu negócio crescer. Afinal, é muito mais fácil manter os atuais pets e tutores do que correr atrás de novos clientes.
Fidelizar clientes na clínica veterinária é um passo fundamental para quem procura fazer o seu negócio crescer. Afinal, é muito mais fácil manter os atuais pets e tutores do que correr atrás de novos clientes.
Imagina: você, médico veterinário, que além de prestar um ótimo atendimento, também precisa buscar novos clientes para sua clínica veterinária. Difícil, né? Por isso, fidelizar clientes que já conhecem o seu trabalho é muito mais simples e mais barato para sua clínica!
Assim, uma gama de tutores que confia no seu trabalho e sempre volta para sua clínica é um sinal de receita garantida todo mês. E pode ter certeza: isso vai fazer uma grande diferença no seu faturamento!
Quando falamos de clínicas veterinárias, a fidelização é ainda mais importante. É só se colocar no lugar de quem tem um pet em casa: se você escolhe um veterinário e gosta do serviço oferecido, a chance de você sempre levar o animalzinho no mesmo local é enorme.
Mas como conquistar a confiança para fidelizar os clientes na clínica veterinária?
Não existe uma fórmula mágica para isso, mas posso te garantir: não é nenhum bicho de sete cabeças. Em geral, as clínicas veterinárias não têm diferenças visíveis e gritantes entre si, por isso o mais importante é ter o máximo de cuidado com cada detalhe, desde o ambiente que você vai recepcionar os clientes, até o relacionamento depois da consulta.
Para te ajudar nessa missão, selecionamos 5 dicas infalíveis para fidelizar clientes na sua clínica veterinária. Confira!
1- Dê prêmios e benefícios aos clientes mais fiéis
Você já pensou em criar um programa de fidelidade em sua clínica?
Por exemplo, a cada 5 banhos do pet, o cliente ganha um desconto no próximo (vale também um brinde ou qualquer outro tipo de mimo que você consiga fornecer).
Outra possibilidade é oferecer “pacotes” de serviços: por exemplo, se o cliente chega pela primeira vez com um cachorro filhote, apresente a ele a possibilidade de voltar lá para as próximas vacinas, banho e tosa por um preço diferenciado.
Por mais que pareça que essas estratégias só vão te fazer ganhar menos dinheiro, lembre-se que aquele cliente voltará várias vezes para sua clínica e, possivelmente, consumirá outros serviços que você oferece. Então vale a pena investir nesse plano e estudar benefícios que você pode oferecer!
2- Proporcione o melhor atendimento possível
O atendimento na clínica veterinária é um dos principais fatores que faz o cliente voltar ao seu estabelecimento. Por isso, não poupe esforços e pense em cada detalhe: crie um ambiente agradável em sua clínica e seja muito atencioso com os pets e tutores.
Tenha paciência para ouvir os clientes e lembre-se que eles podem estar nervosos ou exaltados caso estejam preocupados com a saúde dos bichinhos. Por isso, tenha calma na hora de se comunicar e procure sempre se colocar no lugar de quem está ali.
Por fim, não esqueça que esse bom atendimento também deve refletir nos pets. Cuide deles com carinho e atenção e, sempre que possível, ofereça pequenos mimos a eles. Se o cliente notar que seu bichinho está sendo tratado com amor e carinho, você já deu um passo enorme para conquistar sua confiança.
3- Ofereça diferenciais e novos serviços
Talvez essa seja uma das tarefas mais difíceis para fidelizar clientes na clínica veterinária. Isso porque, em geral, toda clínica oferece os mesmos serviços. Mas é preciso pensar fora da caixa e sempre trazer novidades para dentro da empresa.
Por exemplo, que tal promover um evento para reunir os clientes e seus pets? Ou na perspectiva de novos serviços, você já oferece a possibilidade de buscar e trazer os bichinhos na residência do cliente?
Além de melhorar a experiência de quem frequenta a clínica, esses diferenciais te ajudam a estar um passo à frente da concorrência e a mostrar aos clientes que você está preocupado em buscar inovação.
Portanto, vale a pena estudar o mercado, procurar práticas que estão se tornando comum lá fora e até fazer um brainstorm com funcionários (ou com os próprios clientes) para entender o que você pode criar de novo.
4- Ouça o cliente e peça feedbacks
Não existe nada melhor do que falar com o cliente se você quer oferecer uma melhor experiência a eles, certo? Por isso, sempre que eles forem à clínica, pergunte como foi o tratamento, o que você pode melhorar e se eles sentem falta de algum serviço.
Outra opção é pegar sua base de dados de clientes e enviar uma pesquisa para entender os pontos que você pode otimizar. E aqui vale uma dica: faça um sorteio de um pequeno brinde para quem responder a pesquisa. Isso com certeza vai te ajudar a coletar mais feedbacks.
Lembre-se de buscar a opinião do cliente em diferentes aspectos: preço, atendimento, serviço, produtos vendidos, etc. Isso ajuda a ter um panorama mais completo do atual momento da sua clínica.
5- Mantenha o contato após a consulta
Ainda que você cumpra todas as dicas à risca, nada pode garantir que o seu cliente não vai te esquecer no dia seguinte após a consulta. Por isso é importantíssimo manter um relacionamento com cada cliente mesmo à distância.
Hoje praticamente não existem mais barreiras entre o mundo físico e o virtual. Assim, é importante você ter um site para reunir as principais informações da clínica, redes sociais para engajar e estar sempre presente na memória do cliente e trabalhar com e-mail marketing para mandar as principais novidades da clínica.
Por fim, entre em contato com seus clientes quando seus pets precisarem de um retorno para uma consulta ou já estiverem na época de uma nova vacina, por exemplo. Para isso, é importante ter um banco de dados completo e atualizado com todas as informações dos clientes.
6. Marque presença nas redes sociais.
Oferecer um conteúdo relevante e de qualidade na internet sobre a sua clínica veterinária para seus clientes transmite uma maior confiança, o que é importante na hora de conquistar novos clientes.
Mas, por outro lado, as redes sociais são ainda mais importantes na hora de fidelizar seu cliente: É uma forma de estar sempre na memória deles mesmo fora da clínica.
O Instagram é a queridinha dos veterinários e é uma ótima rede para postar fotos dos pets que visitam a clínica: um conteúdo fofo que gera muito engajamento! Afinal, quem não gosta de ver fotos de bichinhos fofinhos todos os dias?
Mas, caso você tenha um blog para notícias da área veterinária ou para tirar as dúvidas mais frequentes dos seus clientes, o Facebook é sua rede para divulgar os seus artigos e fazer com que as pessoas tenham acesso a seu conteúdo do blog.
É importante manter as redes sociais sempre atualizadas, pois além de serem espaços para criação de conteúdo relevante para seus clientes, também trará informações básicas sobre a sua clínica, como telefone e localização, por exemplo.
Não há como fidelizar clientes sem ter empatia, conhecê-los cada vez melhor e oferecer o serviço que eles desejam. Quando eles percebem que suas necessidades estão sendo atendidas, certamente sua clínica veterinária será reconhecida e eles voltarão muitas outras vezes.
Seguindo essas dicas, suas chances são grandes de ter clientes fidelizados e um caixa estável no fim do mês!