Email marketing para veterinárias: como começar?
Você quer implementar o email marketing para veterinárias e não sabe muito bem por onde começar? O post de hoje é pra você! Confira os primeiros passos para colocar essa estratégia em prática.
Você quer implementar o email marketing para veterinárias e não sabe muito bem por onde começar? O post de hoje é pra você! Confira os primeiros passos para colocar essa estratégia em prática.
Para começar a jornada pelo email marketing, primeiramente você precisa de um ingrediente fundamental: uma ferramenta, ou software, que realize disparos de email em massa.
“A ferramenta mais indicada para iniciantes é o Mailchimp, pois além de possuir uma versão gratuita, sua utilização é fácil e intuitiva.”
Além dela, outros softwares populares no mercado são o GetResponse, o Mailee e o Mailify.
O email marketing também pode ser feito por meio de softwares completos de automação de marketing, como RD Station e Hubspot. Estas são ferramentas que realizam várias funções além do email marketing, como gestão de redes sociais, lead tracking, gestão de blogs, entre outros.
Uma vez escolhida a ferramenta é hora de botar as mãos na massa! Vamos ver a seguir algumas considerações importantes na hora de implementar email marketing para veterinárias.
Escolher o template ideal para seus emails
Com uma ferramenta em mãos, o próximo desafio será escrever seu primeiro email. E, para isso, você vai precisar escolher qual template utilizar!
É possível criar um template do zero, em HTML, ou utilizar templates prontos que são fornecidos por ferramentas como a Mailchimp. A última opção é a mais simples, pois reduz o seu trabalho.
“Busque um que seja responsivo, ou seja, que se adapte a dispositivos móveis. Hoje em dia, a maioria das pessoas leem emails em smartphones ou tablets.”
Portanto, se seu template não for responsivo a esses dispositivos, a leitura dos seus emails ficará muito difícil (ou até mesmo impossível).
Além de responsivo, seu template deve ter espaço para imagens e texto. Muitas empresas enviam emails que contém apenas imagens. No entanto, alguns provedores consideram esse tipo de email como spam.
“Mescle blocos de imagem e texto, o que torna seu email mais leve e agradável de se ler.”
Finalmente, na hora de buscar o template ideal, lembre-se que menos é mais. Por mais clichê que essa expressão seja, simplicidade é a chave para focar a atenção do seu leitor no que você deseja — seja o conteúdo do email, o call-to-action, o compartilhamento ou outra ação que você queira que ele realize.
Construindo uma lista de emails
Por mais triste que seja, uma lista de contatos de email cai em 22,5% a cada ano. Endereços de email mudam, pessoas abandonam contas antigas e contatos optam por sair da sua lista.
Por esse motivo, um dos aspectos mais desafiadores de uma estratégia de email marketing é construir e crescer sua lista de contatos. Mas por onde começar?
A primeira solução que vem em mente, muitas vezes, é comprar uma lista de emails. Porém, a regra de ouro do email marketing é nunca comprar listas de contatos! Vamos explicar o porquê.
A caixa de entrada de uma pessoa é um espaço extremamente pessoal. É ali que ela lida com mensagens do trabalho assim como assuntos pessoais.
“Se alguém forneceu seu endereço de email para você, quer dizer que essa pessoa está disposta a interagir com você.”
Portanto, ao comprar uma lista, você está adquirindo endereços de email que não escolheram receber mensagens suas. Nenhuma destas pessoas deu permissão para você enviar mensagens diretamente em suas caixas de entrada.
Além disso, listas prontas também costumam conter endereços de email falsos, inexistentes ou com erros de digitação — o que indica aos provedores que você está enviando emails para uma lista comprada, levando a uma possível penalização pelos provedores.
“Ou seja, comprar uma lista de emails é um prato cheio para prejudicar a imagem da sua empresa.”
Construir uma lista de emails demanda tempo e esforço. Continue lendo para conferir as dicas que vão tornar esse processo mais fácil.
Como construir uma lista de emails de qualidade?
O primeiro passo para começar a coletar emails é adicionar, no seu blog, um espaço onde seus visitantes podem cadastrar seus emails para receber comunicações suas, como newsletters, promoções e novidades.
Algumas ferramentas facilitam essa coleta de emails. A Hellobar, por exemplo, é uma ferramenta que adiciona uma janela ou pop-up de coleta de emails ao seu site. Uma alternativa a essa ferramenta é o OptinSkin, plugin do WordPress que permite colocar caixas de coleta de email em qualquer lugar do blog.
“Quanto mais simples for o processo para seus usuários cadastrarem seus emails, mais endereços você vai coletar. Facilite a experiência do usuário no seu blog.”
Você pode querer pedir outras informações, além do email, no momento do cadastro. Isso é normal, mas fique atento apenas para não fazer perguntas em excesso. Isso pode assustar seus visitantes e fazer com que eles desistam de fornecer o endereço de email para você.
Uma prática importante, que garante o sucesso da sua estratégia de email marketing, é a segmentação da base de emails.
“A segmentação permite que você envie mensagens mais personalizadas, impactando diretamente no engajamento dos leitores.”
Essa divisão pode ser feita de forma mais generalizada ou mais específica. Você pode levar em consideração fatores como: localização, idade, ocupação, posição na empresa, compras anteriores, estágio no funil de vendas.
Finalmente, lembre-se que construir uma boa lista de emails envolve dois componentes: conseguir novos contatos e manter os que você já tem.
Para manter seus contatos por perto, envie sempre conteúdos que sejam relevantes. Caso contrário, você pode perder tudo que trabalhou para conquistar!
E então, já consegue colocar a estratégia em prática? Muitos profissionais veterinários utilizam da estratégia para estar mais próximos dos tutores e informar sobre seus serviços.