Doutor(a), você sabe de onde vêm seus clientes?

Você sabe de onde vêm seus clientes? Saber como os clientes chegam até sua clínica veterinária é uma maneira fácil de identificar se as estratégias de marketing estão sendo eficientes. Quer saber mais? Confira este artigo! 

Doutor(a), você sabe de onde vêm seus clientes?

Você sabe de onde vêm seus clientes? Saber como os clientes chegam até sua clínica veterinária é uma maneira fácil de identificar se as estratégias de marketing estão sendo eficientes. Quer saber mais? Confira este artigo! 

Conhecer o perfil dos clientes da clínica veterinária é a melhor forma de aproximá-los. Afinal, ao saber seus gostos e preferências você saberá exatamente o que falar para atrair seu público-alvo.  

Esse conhecimento é importante também para que você saiba como os seus clientes preferem ser abordados e em quais canais digitais eles costumam estar presentes, o que é um ponto chave para que você desenvolva uma boa estratégia de marketing!    

Do mesmo modo, saber de onde vêm seus clientes é importante para que você analise se as estratégias de marketing estão sendo eficientes e também, para que possa aprimorá-las. 

Você sabe de onde vêm seus clientes?  Neste artigo falamos um pouco mais sobre isso e damos algumas dicas que podem ser úteis para fazer esse controle. Continue a leitura!  

O que é saber de onde o cliente veio?

Saber de onde vêm seus clientes é saber de que maneira eles te encontraram, seja por recomendação de algum conhecido, seja através do site, redes sociais ou algum método de publicidade tradicional. 

Muitos veterinários investem em estratégias de marketing e embora percebam um aumento considerável de clientes novos, não conseguem identificar se as estratégias estão sendo de fato boas para a divulgação e atração de clientes da clínica.

Por isso, ressaltamos a importância de identificar de onde vêm o cliente. Essa é uma maneira clara para que você possa enxergar os resultados dos seus investimentos. 

Como saber de onde vêm seus clientes?

Alguns métodos básicos podem ser incluídos no dia a dia da sua clínica veterinária:

1. Formulários online

Um formulário online é um método bem legal para que você possa recolher essas informações. Você pode disponibilizar no seu site para clientes que querem entrar em contato por lá ou enviar para seus clientes através do e-mail.

Dependendo do meio escolhido, você também pode aproveitar e criar outras perguntas que podem ser interessantes para melhorias em sua clínica.

Mas atenção: não faça muitas perguntas, foque em apenas algumas, assim é mais garantido que o cliente irá responder!

O problema de enviar o formulário é que se algum cliente não possuir e-mail, por exemplo, você acaba perdendo essa informação. Devido a isso, os métodos seguintes podem ser mais efetivos!

2. Check-in na recepção ou consulta

Um rápido check-in pode ser feito na própria recepção ou no momento da consulta. 

Você questiona de que maneira o cliente te encontrou e anota a informação, é extremamente importante que você anote em um local que você não perca e consiga encontrar facilmente depois.

Fazer esse controle será muito útil quando você for analisar e fazer um levantamento para identificar de que forma seus clientes chegam até você. Além do mais, é mais garantido que você reunirá informações de todos os clientes, inclusive daqueles que te encontram por publicidades tradicionais!

3. Campo específico na base de dados

Uma outra maneira eficiente é disponibilizar um campo específico na base de dados dos clientes da clínica veterinária.

No momento da coleta dos dados, você se informa e já inclui na própria ficha do tutor. Assim, é mais garantido que você não perderá essas informações e poderá acessá-las a qualquer momento!

4. Google Analytics

O Google Analytics é uma excelente ferramenta que pode ser utilizada para monitorar o tráfego de visitas do site.  Através dessa ferramenta, diversos dados são coletados e transformados em relatórios detalhados, informações úteis como por exemplo, para identificar de onde seu público vêm.

O principal objetivo do Google Analytics é identificar o comportamento dos visitantes, desse modo, além de saber quantos acessos o site tem, também é possível saber de que forma os usuários interagem ao navegar nele. Confira algumas das informações que a ferramenta fornece:

  • O número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site;
  • A origem do tráfego, ou seja, de onde vem os acessos;
  • Quais metas estipuladas para o site foram atingidas;
  • Quais campanhas de marketing proporcionam mais resultados para sua clínica;
  • Quais ações realizadas nas redes sociais trazem mais acessos ao site.

Em campanhas de marketing digital, o Google Analytics funciona como uma chave de ouro para a tomada de decisão, já que conhecer o seu público-alvo é primordial para desenvolver uma boa estratégia de marketing.

Com os relatórios emitidos pela ferramenta, o processo de conhecer o público-alvo torna- se mais fácil e eficiente. Inclusive, essa é uma das maiores vantagens do marketing digital quando relacionado com o marketing tradicional.

Se você está pensando em aumentar o número de tutores na clínica, uma dica é investir em anúncios do Google e utilizar o Google Analytics para fazer o monitoramento. Essa é uma forma para que você saiba identificar de onde vêm seus clientes e melhorar suas estratégias de marketing, com base em dados reais. 

Independentemente do meio em que você escolha, é importante que você faça esse controle. Saber de onde vêm seus clientes, além de te ajudar a identificar a eficiência das estratégias de marketing, é uma forma de aprimorá-las.

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