Como usar o Canvas no planejamento da clínica veterinária?

Quer aprender como utilizar a ferramenta Canvas no planejamento da clínica veterinária? Confira este artigo!

Como usar o Canvas no planejamento da clínica veterinária?

Quer aprender como utilizar a ferramenta Canvas no planejamento da clínica veterinária? Confira este artigo!

O processo de planejamento para abrir uma clínica veterinária não é fácil, muitos detalhes devem ser levados em consideração e isso pode deixar os médicos que desejam empreender um pouco inseguros. 

Uma maneira de facilitar esse processo, é se organizar através de ferramentas de planejamento estratégico, como o Business Model Canvas.

O Canvas é uma ferramenta de planejamento utilizada por administradores no processo de viabilização e estruturação do modelo de negócio.

Com a ferramenta, é possível identificar pontos chaves que devem ser levados em consideração a respeito da sua clínica.

Do mesmo modo, se você já possui uma clínica, ao fazer a estruturação no Canvas, você conseguirá identificar seus pontos fortes e fracos, o que é essencial para visualizar onde você deve melhorar.

Se você não possui afinidade com ferramentas de planejamento, não se preocupe, essa ferramenta é bem simples de ser estruturada.

Continue a leitura que abaixo explicamos como usar o Canvas no planejamento da clínica veterinária

Como aplicar o Canvas no planejamento da clínica veterinária?

A ferramenta é bem simples e pode ser aplicada sem grandes problemas à realidade de clínicas veterinárias que estão em processo de abertura, como clínicas que já estão em funcionamento. 

O Canvas trata-se basicamente de um mapa mental que contém nove blocos a serem preenchidos, abaixo descrevemos cada um desses blocos de acordo com as clínicas veterinárias. 

1. Proposta de Valor

A proposta de valor se refere ao que sua clínica irá oferecer para a comunidade e que terá valor para os tutores e os seus pets.

Aqui você deve levar em conta a expectativa dos tutores, o que você deve fazer para cumpri-las e também, como ultrapassar essas expectativas.

2. Segmento de clientes

Para preencher esse bloco, é necessário que você identifique os tutores que são o seu público-alvo.

Saber identificar o seu público possibilita um atendimento personalizado e com foco na qualidade.

3. Canais de comunicação

Em canais de comunicação, você deve indicar quais canais irá utilizar para passar sua proposta de valor aos tutores. Identifique todos os tipos de canais, como por exemplo: site, redes sociais, e-mail, telefones, entre outros.

4. Relacionamento com o tutor

Em relacionamento com o tutor, você deve registrar a forma em que vai interagir com os tutores, para além do consultório.

Aqui você pode destacar a própria consulta, acompanhamentos pós consulta, interação através dos canais de comunicação, entre outros.

Destacamos a importância de desenvolver um relacionamento com os tutores, já que isso é essencial para o processo de fidelização.

5. Fontes de Receita

Nas fontes de receita você deve pensar em todas as entradas financeiras e identificar de onde elas vêm.

Dessa forma, você deverá definir os valores que os tutores estão dispostos a pagar pelos seus serviços e produtos.

6. Recursos Principais

No bloco de recursos principais você deve destacar tudo o que é utilizado para dar vida a sua clínica.

Os recursos vão além dos financeiros, como também recursos tecnológicos, equipamentos, intelectuais, recursos humanos, entre outros.

7. Atividades-chave

Para que sua clínica entregue valor aos tutores, é necessário executar algumas atividades-chave, e é nesse bloco que você deverá apontá-las.

Leve em consideração as atividades mais importantes, como: atendimentos personalizados, capacitação de pessoal, compras de materiais, entre outros.

 

8. Parcerias-chave

Em parcerias-chave você deve apontar as empresas e profissionais que te ajudarão a entregar a proposta de valor da sua clínica.

Tem-se como exemplo, os fornecedores, empresas especializadas em marketing, ONGs, Pet Shops e demais parceiros que sua clínica possa ter.

9. Estrutura de custo

No bloco de estrutura de custo, você irá apontar todos os custos necessários para gerar valor ao tutor, tornar sua clínica acessível e manter os recursos e atividades.

O ideal é que a construção do Canvas seja feita por aqueles que se importam com o sucesso duradouro da clínica veterinária e que as ideias fluam no decorrer do processo, quebrando paradigmas e sendo todas elas livres de julgamentos.

O Canvas está diretamente voltado para novas ideias, conceitos, inovação e análise dos negócios, sendo assim essa análise deve ser sistêmica e abranger todos os pontos chaves da sua clínica veterinária.

Utilizar o Canvas no planejamento da clínica veterinária possibilita uma melhor visualização dos seus principais fluxos e processos, o que permite uma análise constante para melhorar as atividades da sua clínica.

Agora que você sabe como usar o Canvas no planejamento da clínica veterinária nos diga, o que você achou deste conteúdo?