Como softwares de gestão melhoram a rotina da clínica?
Softwares de gestão melhoram a rotina da clínica veterinária isso não há dúvidas, ainda que a informática veterinária seja uma área relativamente nova, seu reconhecimento na rotina clínica tem conquistado maior impacto na atualidade.
Softwares de gestão melhoram a rotina da clínica veterinária isso não há dúvidas, ainda que a informática veterinária seja uma área relativamente nova, seu reconhecimento na rotina clínica tem conquistado maior impacto na atualidade.
Prontuário eletrônico, sequenciamento genético e sistematização de processos são algumas contribuições da tecnologia para o setor.
Ainda assim, a informatização da veterinária encontra resistência em alguns segmentos, principalmente pela falta de conhecimento dos profissionais quanto ao potencial das ferramentas.
Nesse sentido, a atualização profissional tem sido uma importante forma de aproximar profissionais da saúde de conhecimentos inovadores para a área.
Isso porque a formação continuada aborda, além de pautas biomédicas, a complexidade da saúde e demandas de rotina, bem como na gestão de carreira e na administração do consultório.
Ambos os temas convergem com a health technology, tecnologia definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida“.
Em geral, quem trabalha na área se aproxima dessas tecnologias através da operacionalização dos procedimentos — sejam eles voltados aos cuidados ou à gestão da sua clínica veterinária, ou ainda como profissional autônomo.
Convergência entre educação e tecnologia
Para potencializar os resultados da tecnologia na rotina de profissionais e clientes, é fundamental considerar dois aspectos:
- A tecnologia só tem efeito quando aplicada em conjunto com bons princípios de gestão e processos;
- O uso da tecnologia deve ser visto como um sistema de apoio, e não como um recurso que compete com o profissional veterinário.
O usuário de ferramentas tecnológicas de gestão não tem dificuldades de gerir os conteúdos, pois os softwares de gestão costumam ser intuitivos.
No entanto, por se tratar de uma tecnologia que envolve dados de clientes, armazenamento de diagnósticos e até movimentação financeira, é importante que o profissional se mantenha atualizado.
Assim, será possível converter esses conhecimentos em resultados positivos à sua carreira, além de garantir a segurança dos clientes.
Principais vantagens dos softwares de gestão na rotina do consultório
Gerir o próprio negócio requer organização para padronizar horários de atendimento, movimentação financeira e histórico do cliente e do animalzinho.
Antes de contratar o serviço de um software de gerenciamento, no entanto, é preciso avaliar quais aplicações a plataforma oferece. Confira alguns dos principais diferenciais para a rotina clínica:
- Prontuário eletrônico: o documento reúne dados de identificação dos bichinhos e seus registros de saúde. Além de conter dados pessoais do tutor. Por isso, quando comprar um software, confira se ele possui certificados de segurança que atestam o sigilo das informações.
- Organizar os horários da clínica: sistemas de gestão eficientes devem estar equipados com notificações de confirmação de atendimentos. Dessa forma, é possível prevenir possíveis faltas e reduzir prejuízos.
- Gestão do negócio com funções financeiras: um sistema para tudo. Além de ser mais econômico (por ser apenas um software), os dados ficam concentrados em um só banco, o que é mais seguro e ágil.
- Suporte do sistema com materiais educativos sobre o uso: empresas responsáveis mantêm canais resolutivos de atendimento ao cliente. Além de dúvidas sobre o uso, o canal recolhe sugestões e reclamações e passa a desenvolver soluções otimizadas e personalizadas para as demandas. Algumas empresas oferecem conteúdo gratuito em blogs da marca para potencializar a experiência do usuário.
- Acesso remoto: a tendência de segurança de dados é manter as informações em nuvem, com possibilidade de acesso remoto por usuários previamente cadastrados. Assim, o profissional autônomo consegue ter mais autonomia na gestão, já que pode acompanhar a rotina do consultório em tempo real.
Outro item relevante é a personalização. Por mais que o formato dos consultórios e dos serviços de saúde sigam um padrão, cada profissional tem particularidades sobre atendimentos, procedimentos e clientes.
Por isso, é importante considerar um sistema que seja voltado para a experiência do usuário.
Softwares de gestão fazem muita diferença quando o assunto é rotina e organização da clínica veterinária. Você usa algum? Conta pra gente nos comentários e compartilhe!