Como saber se o marketing digital da clínica veterinária está dando resultado?

Nesse artigo nós te damos algumas dicas de como saber se o marketing digital da clínica veterinária está dando resultado, confira! 

Como saber se o marketing digital da clínica veterinária está dando resultado?

Nesse artigo nós te damos algumas dicas de como saber se o marketing digital da clínica veterinária está dando resultado, confira! 

Com a alta concorrência no mercado veterinário, os veterinários empreendedores vêm buscando soluções para se destacarem e destacarem suas clínicas em suas regiões. As soluções são inúmeras, como oferecer novos serviços, ampliar o espaço, inovar no atendimento, elaborar novas estratégias de marketing e diversas outras soluções.

Não é de hoje que o marketing tem se mostrado um aliado para que os veterinários possam alcançar os seus objetivos de sucesso. Haja vista que, ao abrir uma clínica veterinária, a divulgação é um dos primeiros pontos a ser considerado.

Devido aos seus benefícios, as estratégias de marketing digital  estão sendo o novo foco dos veterinários empreendedores.

 No entanto, muitos veterinários ainda se sentem inseguros em fazer esse tipo de investimento, seja por falta de conhecimento ou receio de ser um investimento que gera mais prejuízos do que lucros.

Pensando nisso, separamos no conteúdo de hoje, algumas dicas de como você pode saber se o marketing digital da clínica veterinária está dando resultados, continue a leitura!

Dicas de como saber se o marketing da clínica veterinária está dando resultado

1. Número de visitantes em seu site

Para que sua clínica veterinária tenha uma boa divulgação na web,  é imprescindível que ela tenha um site profissional responsivo. Ao ter um site profissional, as chances que seu potencial cliente te encontre e entre em contato, são maiores.

Um dos pontos para saber se o marketing digital da clínica veterinária está dando resultado, é fazendo uma análise do número de visitantes em seu site.

Ao identificar um número considerável de visitantes, você saberá que sua clínica está sendo percebida pelo público e com isso terá uma percepção de como está sendo a divulgação.

2. Taxa de conversão

A taxa de conversão é o número de pessoas que se convertem em seu site, quando deixam de ser apenas um visitante e passam a ser uma oportunidade de venda. No contexto da clínica veterinária, essa taxa pode ser definida pelo número de pessoas que entram em contato, seja pelo telefone ou WhatsApp.

Ao saber a taxa de conversão de pessoas que entram em contato, você também terá uma percepção de como o marketing está dando resultados. Por isso, é essencial que você saiba de onde vêm os seus clientes.

Para saber identificar como os seus clientes chegam até você, confira nosso artigo: Doutor(a), você sabe de onde vêm seus clientes?

3. ROI da clínica veterinária

ROI é a abreviação do inglês “return on investment”, com essa métrica é possível saber quanto dinheiro a clínica veterinária perde ou ganha com os investimentos de marketing nos diferentes canais.

Destacamos também, que para calcular o ROI da clínica veterinária e se obter resultados precisos, é imprescindível que o veterinário empreendedor tenha o registro de todos os investimentos realizados. Ao estar dotado de todos os dados necessários, basta fazer a seguinte conta:

( Ganho – Investimento) / Investimento

Para que fique mais claro, supomos que você tenha investido R$ 20 mil em sua clínica veterinária e, alguns meses depois, seus ganhos somem R$ 80 mil.

Aplicando a fórmula, temos o seguinte:

80.000,00 – 20.000,00 = 60.000,00 (lucro líquido)
60.000,00 / 20.000,00 = 3

O cálculo demonstra que o investimento trouxe um retorno três vezes maior para a sua clínica veterinária. Ou seja, de outra forma, um ROI equivalente a 300% do investimento inicial, para obter a porcentagem, basta multiplicar o resultado do cálculo por 100.

O ROI é uma métrica muito importante para que a clínica veterinária consiga planejar suas metas com base nos resultados e também, identificar o tempo em que os investimentos geram retornos para cada área.

4. Alinhe com todos os objetivos da sua clínica

Alinhe os resultados das suas estratégias de acordo com os seus objetivos como um todo. Considere os clientes que você atraiu, assim como aqueles que você fidelizou.

Como investir em estratégias de marketing e ter resultados?

Para ter resultados nas estratégias de marketing digital da sua clínica veterinária, é muito importante que você se atente em alguns detalhes: investir em estratégias que sejam eficientes para clínicas e fazer o acompanhamento e a otimização dessas estratégias.

O site responsivo e as campanhas de anúncios no Google Ads, são as estratégias de marketing mais eficientes para clínicas veterinárias. O acompanhamento e a otimização dessas estratégias são feitos com base na análise das métricas vistas anteriormente. Com elas, é possível ter insights como a necessidade de ajustes e aumento do orçamento.

Se você não possui conhecimento sobre essas questões, uma solução é investir em empresas especializadas em marketing digital para clínicas veterinárias. Com o conhecimento desses profissionais, é certo que você terá os melhores resultados.

E aí, agora você consegue saber se o marketing digital da clínica veterinária está dando resultado?

O marketing da sua clínica não está satisfatório? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco e conheça mais sobre as estratégias da Fly Vet!