Como personalizar os atendimentos na clínica veterinária?
Oferecer um atendimento personalizado é uma excelente forma de promover a satisfação dos clientes. Neste artigo nós te ensinamos como personalizar os atendimentos na clínica veterinária, confira!
Oferecer um atendimento personalizado é uma excelente forma de promover a satisfação dos clientes. Neste artigo nós te ensinamos como personalizar os atendimentos na clínica veterinária, confira!
Os médicos veterinários procuram, constantemente, alcançar a excelência em seus atendimentos. Para aumentar a satisfação dos tutores, é muito importante que você passe a personalizar os atendimentos.
Além de alcançar a excelência, você também fortalece a identidade de marca da sua clínica, o que rentabiliza ainda mais o seu negócio.
Em uma pesquisa sobre atendimento personalizado, a Segment descobriu que 44% dos consumidores entrevistados voltariam a consumir uma determinada marca, caso tivessem uma experiência personalizada.
Quer aprender como personalizar os atendimentos na clínica veterinária? Continue a leitura que nós te ensinamos!
Por que é importante personalizar os atendimentos na clínica veterinária?
“40% dos consumidores norte-americanos afirmaram que já compraram um produto mais caro do que tinham originalmente planejado, por conta de uma experiência personalizada.”
Como o estudo aponta, muitas pessoas estão dispostas a escolher uma marca ou até mesmo, pagar mais caro por um produto, devido a sua experiência com um atendimento personalizado.
Na clínica veterinária, esse fenômeno não é nenhum pouco diferente. Para atrair e fidelizar os tutores, um dos primeiros passos é oferecer um atendimento personalizado e humanizado.
Além disso, para conseguir recomendações de novos clientes por meio daqueles que já conhecem seu serviço, uma ótima personalização também é essencial.
Para personalizar os atendimentos na clínica veterinária é preciso investir em algumas práticas que alguns profissionais ainda deixam de lado, falaremos mais sobre elas a seguir!
Como personalizar os atendimentos na clínica veterinária?
1. Conheça seus clientes
Para personalizar os atendimentos na clínica veterinária é imprescindível que você conheça os seus clientes e a experiência deles em sua clínica.
Uma ótima forma de se conectar com os clientes da sua clínica é realizar uma pesquisa de satisfação, também conhecida como pesquisa de NPS (Nível de Satisfação do Cliente).
Com a pesquisa NPS é possível identificar se os tutores estão satisfeitos com o atendimento, além de identificar pontos de melhorias.
Outras pesquisas também podem ser feitas para conhecer seus clientes, como para conhecer os seus hábitos, canais de comunicaçãoque mais utilizam, endereços, perfil como a faixa etária, entre outros. Essas informações te auxiliam a personalizar o atendimento e superar as expectativas dos tutores!
2. Faça um atendimento humanizado
As técnicas de atendimento humanizado podem ser utilizadas em qualquer tipo de negócio e fazem total diferença para os clientes.
Hábitos como olhar nos olhos dos clientes durante o atendimento, utilizar uma linguagem didática e evitar termos muito técnicos, principalmente durante explicações sobre algum procedimento ou diagnóstico, são técnicas fundamentais para os veterinários que buscam implementar a humanização durante o atendimento.
Outra prática que também faz total diferença, é falar o nome do cliente antes mesmo dele se apresentar. Por isso, recomendamos que antes do atendimento começar, você repasse algumas informações importantes como o nome do tutor e claro, do seu animalzinho.
Destacamos a importância de que o atendimento humanizado seja um padrão de comportamento de toda a equipe da clínica. Dessa forma, considere separar um período para treinamentos dos profissionais em práticas como escuta ativa, atenção, comunicação não-violenta, visando um diálogo humanizado.
3. Personalize a decoração do ambiente
A decoração do ambiente também influencia no atendimento e na satisfação do tutor, por isso, recomendamos que você procure tornar o ambiente o mais agradável possível.
Utilize objetos decorativos que tenham relação com sua clínica, disponibilize revistas de acordo com o perfil dos tutores e deixe o local confortável.
Evitar usar apenas a cor branca também é uma boa prática de decoração. Além de “cansar a visão” da maioria das pessoas, trazer outros elementos visuais, como cores diferentes ou texturas, tornam a identidade visual da clínica mais forte.
4. Tenha um histórico dos tutores e dos pets
Nós já destacamos que para personalizar os atendimentos na clínica veterinária é muito importante que você conheça os seus clientes e colete essas informações.
Para os atendimentos, você já sabe que é extremamente importante ter esses dados dos pets, porém, esse histórico também é fundamental para a personalização dos atendimentos.
Os tutores costumam passar essas informações para quem faz o agendamento e depois no atendimento. Com uma integração eficiente, você terá acesso a essas informações mesmo antes do atendimento e ele verá que você se preparou para recebê-lo.
Para ter essa centralização de dados, contar com a ajuda da tecnologia é essencial. Um prontuário eletrônico pode garantir que todas as informações dos animaizinhos fiquem disponíveis em uma única tela, sem ocupar nenhum espaço de memória do seu dispositivo eletrônico.
Disponibilize várias formas de contatos
Muitos pensam que a fidelização dos tutores ocorre no atendimento. De fato, ele é muito importante, mas o processo de fidelização costuma ser mais longo, se inicia no momento do agendamento e vai até o pós-atendimento.
A atenção com o tutor e o pet durante o atendimento é algo que você já pratica, mas para personalizar os atendimentos na clínica veterinária é preciso pensar em como disponibilizar várias formas de contato com seus clientes.
Disponibilizar marcação de atendimentos por outros meios, como mensagens e agendamento online, torna o processo ainda mais rápido e prático para seus clientes. As plataformas de agendamento online permitem que os atendimentos sejam marcados a qualquer hora, de qualquer lugar.
A presença nas redes sociais é ideal para veterinários que querem fortalecer o contato com os tutores após os atendimentos. Enviar mensagens para saber o estado dos pets, lembretes de confirmação de consultas, mensagens no e-mail, todas essas práticas são essenciais para implementar um atendimento personalizado.
Como você personaliza seu atendimento? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários!