Como otimizar o agendamento de vacinas?
Otimizar o agendamento de vacinas em sua clínica veterinária pode fazer com que você melhore o atendimento, ganhe tempo e aumente o faturamento! Quer saber mais? Confira!
Otimizar o agendamento de vacinas em sua clínica veterinária pode fazer com que você melhore o atendimento, ganhe tempo e aumente o faturamento! Quer saber mais? Confira!
Imagine um cenário no qual a sua clínica está tendo um recorde de clientes novos e que não só os novos estejam te procurando, como também os clientes que você já conseguiu fidelizar.
É certo que você e sua equipe vão procurar formas para melhorar o atendimento!
Ao ter um fluxo maior de pessoas, a tendência é que o número de consultas comece a aumentar e dependendo da quantidade de pets atendidos você acabe se enrolando, podendo até deixar a desejar em outros pontos importantes como controle de estoque, tipos de vacinas, entre outros.
Para evitar que isso aconteça é necessário ter uma boa gestão, ao ter os dados dos clientes atualizados, prontuários organizados e agenda em dia, será possível ter uma visão mais clara de quais pets vão precisar de vacinas futuramente.
Assim, você consegue garantir que o tutor leve seu pet para tomar todas as vacinas necessárias, o que é bom para o bichinho, para a comunidade e consequentemente, para sua clínica.
Quer saber como otimizar o agendamento de vacinas? Continue a leitura!
1. Ter disciplina e organização
Ter disciplina e organização é um critério essencial para qualquer âmbito da vida profissional, portanto uma clínica veterinária não foge disso.
Se tiver disciplina, o desenvolvimento efetivo ocorrerá quase que de forma natural, isso em diversos pontos como no setor de marketing, finanças, gerência e em coisas rotineiras como no agendamento de vacinas, consultas e pós-consultas.
2. Aproveitar melhor o tempo
Procure otimizar seu tempo e tornar os processos na clínica veterinária ainda mais produtivos.
Uma maneira de colocar isso em prática é fazer um cálculo do tempo médio gasto por consulta.
Digamos que a primeira consulta de aplicação de vacina dure em média 20 minutos, sabendo desse detalhe é possível ter uma base de quanto tempo será gasto com cada animal.
Desse modo, será possível marcar os atendimentos considerando este tempo e evitar atrasos!
3. Confirmar com antecedência
Confirmar a consulta com antecedência também é uma maneira de aproveitar seu tempo.
Caso ocorra algum imprevisto com algum tutor, você não será prejudicado e poderá aproveitar o tempo para colocar outro no lugar ou quem sabe se organizar para resolver alguma outra situação pendente.
Portanto, se organize com sua equipe para que um dia antes seja feito um contato com o tutor para verificar se será possível o comparecimento em sua clínica na data agendada.
4. Organizar estoque
O controle do estoque também exige muita atenção.
Afinal, de nada adianta um estoque baixo se a clínica possui um volume alto de vendas, ao mesmo modo de que nada adianta um estoque alto se o volume de vendas é baixo.
Avalie o quanto se vende, quanto se gasta e o quanto de insumo é de fato necessário para as necessidades da sua clínica, nesse quesito também considere a sazonalidade de determinada vacina, as validades dos remédios, etc.
Com o planejamento e gestão correta será possível o equilíbrio!
5. Presença digital
A presença digital é uma forma para atrair e fidelizar clientes, se você possui um bom relacionamento nas redes sociais e sabe como investir em anúncios de marketing veterinário, fica muito mais fácil educar os tutores sobre a importância de vacinar cães e gatos e até divulgar uma campanha de vacinação.
Assim, pesquise sobre seu público e selecione um canal digital para que seja possível estar sempre em contato com os clientes.
Você pode criar um site responsivo, um blog, ou estar presente nas redes sociais mais famosas como o Facebook e Instagram!
6. Utilizar Software de gestão
Por fim, destacamos a necessidade de utilizar um software de gestão para otimizar o agendamento de vacinas em sua clínica veterinária.
Essa ferramenta, além de te ajudar a controlar todos os processos fundamentais, também armazena dados importantes de cada tutor e paciente.
Dessa maneira, também é possível ajudar a confirmar as consultas com antecedência e saber o tempo para a próxima vacinação!
Essas são algumas dicas úteis para você otimizar o agendamento de vacinas em sua clínica, comenta aí embaixo o que achou!