Como manter a estabilidade da clínica veterinária em época de pandemia?
Como manter a estabilidade da clínica veterinária? A vida de muitos profissionais foi abalada pela pandemia. Apesar da saúde estar em foco no momento, consultas com objetivo preventivo ou consideradas pelo tutor como não essenciais foram deixadas para depois.
Como manter a estabilidade da clínica veterinária? A vida de muitos profissionais foi abalada pela pandemia. Apesar da saúde estar em foco no momento, consultas com objetivo preventivo ou consideradas pelo tutor como não essenciais foram deixadas para depois.
A situação fez com que os profissionais veterinários de forma geral precisassem adequar suas rotinas e posicionar-se de forma diferenciada no mercado.
Como sabemos, os profissionais que têm clínica veterinária própria precisam entender, além da profissão de formação, também de gestão empresarial.
Isso é desafiador, especialmente se pensarmos em uma época como a atual na qual todos precisam redobrar a atenção com o fluxo financeiro.
Então, o que fazer?
Gestão Inteligente das Despesas para manter a estabilidade da clínica
Situações como essa são complicadas, mas também são a chance para revermos antigos conceitos e, quem sabe, encontrar soluções melhores do que aquelas que tínhamos na nossa zona de conforto.
A estabilidade da clínica veterinária depende do fluxo constante de clientes, mas também de saber como agir em momentos de crise.
Nesse contexto, é momento de gerenciar de forma eficiente as despesas. Entre elas, uma das mais expressivas e que tornou-se um peso nos dias atuais é o gasto com estrutura física ociosa. Você já pensou em trabalhar em um espaço compartilhado?
Mais do que isso, há locais que praticam o modelo pay-per-use. Nessa forma de contrato, é possível pagar a locação do consultório apenas pelo tempo utilizado.
Além das vantagens financeiras de não precisar arcar com os custos de uma clínica veterinária sem atendimentos presenciais por boa parte do tempo, essa alternativa também pode ser vantajosa para os tutores.
Afinal, eles também contam com conforto, facilidade de acesso, assepsia, segurança e boa localização – características comuns a bons ambientes compartilhados.
Mesmo depois da pandemia, atender em um espaço como um coworking para profissionais veterinários representa, ao profissional, a possibilidade de equilibrar suas finanças.
Indo mais longe, confere flexibilidade para gerenciar suas despesas com consultório de acordo com os momentos de sua carreira, mesmo diante de um contexto de crise pessoal ou global, como é o caso agora.
Manter a Estabilidade da Clínica e Reter de Clientes
Além de enxugar custos, é necessário também garantir que os clientes antigos continuem assistidos e que novas pessoas continuem chegando. Para isso, separamos 3 dicas fundamentais:
Ofereça a possibilidade de Teleconsultas
O uso da Telemedicina foi instituído no Brasil em virtude da Pandemia para a doença COVID-19 e é uma alternativa segura de continuar atendendo os bichinhos.
Por mais estranha e desconfortável que possa parecer de início, esse tipo de consulta segue os mesmos princípios éticos das presenciais.
Sendo assim, o veterinário é plenamente capaz de oferecer atendimento aos tutores, em diversas especialidades, por meio da Teleconsulta.
É evidente que para alguns casos é necessário o exame físico. No entanto, a medida temporária ajuda tanto os bichinhos que precisam de acompanhamento constante, quanto os veterinários que precisam manter a estabilidade da clínica.
Tranquilize os tutores sobre medidas de segurança
Caso na sua cidade, e para a sua realidade, seja possível realizar consultas presenciais, é importante deixar claro que o tutor estará seguro.
Informe constantemente quais medidas de segurança estão sendo tomadas e as recomendações aos tutores para os momentos das consultas.
Vindo de um veterinário, tais informações certamente irão gerar tranquilidade e, assim, será mais fácil manter a clínica veterinária ativa.
Porém, a qualquer sinal de que essa estabilidade foi abalada, suspenda imediatamente os atendimentos presenciais sob o risco de receber críticas e perder a confiança dos tutores.
Mantenha seu marketing ativo
Muitos profissionais veterinários já aderiram às estratégias de marketing em redes sociais e outros meios para recrutar e fidelizar tutores. Essa estratégia tornou-se ainda mais importante nesse período, já que o contato com as pessoas tem sido virtual.
Se você ainda não usa suas redes sociais de forma recorrente e profissional, talvez seja esse o momento de pensar nisso.
A seguir, separamos alguns temas que podem ser abordados:
- Dúvidas mais comuns entre os seus clientes;
- Como funcionam as Teleconsultas;
- O que o profissional pode e o que não pode fazer em uma Teleconsulta;
- Explicar e tranquilizar os tutores sobre as medidas de segurança nos atendimentos presenciais.
Outra forma interessante de marketing e que complementa a ação nas redes sociais é ter seu próprio site ou uma página sua vinculada ao seu local de atuação.
Assim, você pode divulgar sua formação, área de atuação, horários de atendimento, entre outras informações, de forma personalizada.
Seguindo essas dicas, certamente sua clínica veterinária passará por esse momento de forma tranquila e, ao voltarmos à rotina, aprendizados importantes ficarão.