Como aplicar o Canvas em uma clínica veterinária

Quer aprender como aplicar o Canvas em uma clínica veterinária? Hoje trazemos algumas dicas para utilizar essa ferramenta incrível de planejamento estratégico para empresas. 

Como aplicar o Canvas em uma clínica veterinária

Quer aprender como aplicar o Canvas em uma clínica veterinária? Hoje trazemos algumas dicas para utilizar essa ferramenta incrível de planejamento estratégico para empresas. 

Abrir uma clínica veterinária não é tarefa fácil, são tantos detalhes a serem levados em consideração que muitas pessoas ficam confusas e desnorteadas.

Para te ajudar nesse processo, gostaria de apresentar uma ferramenta muito utilizada pelos administradores no processo de viabilização e estruturação do modelo de negócios: o Business Model Canvas.

Enxergar sua clínica veterinária como uma empresa pode fazer com que as suas finanças já estejam organizadas desde o início e você já entre no mercado com o pé direito.

O Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite mapear novos negócios e negócios já existentes, o qual te mostra os pontos chaves a serem levados em consideração a respeito da sua clínica veterinária.

Nada impede de você utilizar o Canvas se você já possui uma clínica veterinária

Essa ferramenta pode te ajudar bastante a conhecer sua clínica veterinária mais a fundo e identificar pontos de sucesso ou correção.

Como aplicar o Canvas em uma clínica veterinária

A simplicidade dessa ferramenta permite que ela seja aplicada sem grandes problemas à realidade da sua clínica veterinária, trata-se de um mapa mental contendo nove blocos a serem preenchidos.

Pensando na realidade de uma clínica veterinária, cada um desses pontos levantados podem ser interpretados dessa maneira:

Proposta de valor

O que sua clínica veterinária vai oferecer à comunidade que realmente terá valor para os tutores e seus pets. Neste ponto temos a questão da gestão de expectativa dos tutores.

Quando o tutor vai até a clínica veterinária ele tem um determinada expectativa. O que você faz para atender essa expectativa e superá-la, causando deslumbre?

Segmento de clientes

Quais são os tutores foco da sua clínica veterinária. Isto é, você precisa identificar o público-alvo do seu consultório para poder atendê-lo de maneira personalizada e ter foco em seu bem estar.

Canais de comunicação

Quais serão os canais de comunicação para que seus tutores saibam a proposta de valor da sua clínica veterinária. Pode ser site, e-mail marketing, página no Facebook… Enfim, como os tutores conseguem entrar em contato com você?

Relacionamento com o tutor

Se trata de como a clínica veterinária irá interagir de maneira externa com os tutores. Assim é preciso pensar como será esta interação para manter os tutores na clínica veterinária e atrair novos no futuro.

Para ficar mais visual, exemplos desse relacionamento seriam o atendimento em si, os acompanhamentos pós consulta, o conteúdo interativo do site entre outros.

Fontes de Receita

Quais seriam as fontes de receita da sua clínica veterinária, trata-se de pensar em todas as entradas financeiras e identificar da onde elas vêm.

Vão desde os procedimentos que os tutores estão dispostos a pagar até a receita proveniente do aluguel de salas da sua clínica veterinária.

Recursos Principais

É tudo aquilo utilizado para dar vida a sua clínica veterinária e fazer com que ela tenha uma proposta de valor.

Vai muito além de apenas recursos financeiros, também tem que ser levado em consideração os recursos intelectuais, humanos, tecnológicos, equipamentos…

Atividades-chave

Que tipo de atividades serão executadas na clínica veterinária para que seja entregue a proposta de valor, levando em consideração as ações mais importantes.

São exemplos destas atividades-chave: atendimentos personalizados, capacitação de pessoal, aluguel de salas, compra de material.

Parcerias-chave

Quais empresas e profissionais podem – e estão dispostos a – te ajudar a entregar sua proposta de valor de forma a trazer um benefício mútuo para ambos os lados.

Portanto se trata das atividades-chave desenvolvidas por terceiros e os recursos principais adquiridos fora da empresa.

Estrutura de custo

Trata-se dos custos necessários para gerar valor desejado ao tutor, tornar a clínica veterinária acessível ao seu público e manter os recursos e atividades.

Ou seja, são os custos mais relevantes e necessários para que a estrutura possa funcionar.

O ideal é que a construção do Canvas seja feita por aqueles que se importam com o sucesso duradouro do clínica veterinária e que as ideias fluam no decorrer do processo, quebrando paradigmas e sendo todas elas livres de julgamentos.

A ferramenta está diretamente voltada para novas idéias, conceitos, inovação e análise dos negócios, sendo assim essa análise deve ser sistêmica e abranger todos os pontos chaves da sua clínica veterinária.

Após montado o Canvas, os nove blocos mostram a conceitualização da sua clínica veterinária, desde a forma com que ela vai operar até a geração de valor trazida para comunidade que ela vai atingir.

Além disso, também ficam claros seus principais fluxos e processos, o que permite uma análise constante para melhorar as atividades realizadas.

Se animou com a ideia?