Como abrir uma clínica veterinária: desde o zero até a divulgação
Muitos veterinários se perguntam como abrir uma clínica veterinária. Quer saber como fazer isso sem cometer os erros mais comuns? Confira aqui como realizar todo o processo de abertura até a divulgação com sucesso.
Muitos veterinários se perguntam como abrir uma clínica veterinária. Quer saber como fazer isso sem cometer os erros mais comuns? Confira aqui como realizar todo o processo de abertura até a divulgação com sucesso.
É bem comum que profissionais que concluíram há pouco a faculdade queiram abrir uma clínica veterinária, pois este fornece mais autonomia e uma boa oportunidade para se destacar em sua especialidade veterinária.
Porém, é importante enfatizar que abrir uma clínica veterinária não é uma tarefa simples, principalmente porque os cursos de Medicina Veterinária não costumam oferecer matérias sobre gestão e administração.
Mas, a partir do momento que você decide montar um negócio, você deixa de ser apenas um médico veterinário e também se torna um médico veterinário empreendedor. É como ganhar um super poder: com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.
É preciso muita dedicação e planejamento para conseguir abrir um negócio e mantê-lo no mercado.
Pensando em facilitar esse processo, nós elaboramos este artigo com um passo a passo detalhado com tudo o que você precisa saber para finalmente abrir uma clínica veterinária. Acompanhe!
Passo a passo de como abrir uma clínica veterinária
Para conseguir se destacar em um mercado tão concorrido como o veterinário, não basta apenas ser um excelente profissional, você também precisa ser um ótimo administrador e saber divulgar seu diferencial.
Neste artigo vamos falar sobre as principais decisões que você precisará tomar para abrir uma clínica veterinária e ter seu próprio local de trabalho, dando algumas dicas sobre como fazer isso da melhor forma possível.
Continue a leitura!
1. Escolha o melhor local possível
Você sabe qual é o melhor local para montar sua clínica veterinária?
A escolha do local é um dos fatores mais decisivos para a abertura da sua clínica, isso porque mudar a localização física da clínica exigirá um investimento alto. Por isso, é fundamental garantir que você faça uma boa escolha.
Pense se a localização que você está considerando é de fácil acesso, se há espaço para um estacionamento, e considere um espaço que possa ser ampliado, pois caso sua clínica cresça, não será preciso mudar de endereço.
Outros pontos que devem ser considerados durante a escolha do local, é lembrar qual é o perfil dos tutores que você deseja atrair.
Não se esqueça de observar se há outros estabelecimentos veterinários com o mesmo perfil da sua clínica instalados na região, pois isso pode ser um sinal de que os serviços veterinários já são suficientes naquela área.
2. Faça uma boa escolha do imóvel
Escolher um bom imóvel é tão importante quanto fazer uma boa escolha do local, afinal, a estrutura da clínica veterinária é um dos investimentos que normalmente mais pesam na hora da abertura do negócio.
A estrutura básica de um estabelecimento veterinário normalmente conta com uma recepção, banheiros, salas de atendimento e, dependendo da sua especialidade, uma sala exclusiva para exames.
Antigamente, as clínica veterinárias precisavam reservar uma sala apenas para o armazenamento de documentos como fichas de tutores, relatórios físicos, agendas e outros.
Porém, hoje esse desperdício de espaço não é mais necessário. Com a ajuda de ferramentas digitais como os softwares veterinários, todas as informações podem ser centralizadas em uma única plataforma.
Se for possível, escolha um imóvel que permita criação de espaços como uma copa para sua equipe de colaboradores ou, caso seu negócio venda produtos de pet shop, um local para armazenar seu estoque, pois assim sua clínica pode ficar mais organizada e dinâmica.
Outra questão importante, que normalmente uma boa parte dos administradores acabam deixando de lado, é garantir acessibilidade para todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiências, idosos, entre outros.
Não se esqueça de verificar se a estrutura do imóvel segue as normas exigidas pelos órgãos regularizadores como a Anvisa.
Uma ótima dica é optar por ter uma clínica veterinária sustentável, onde a estrutura do seu imóvel pode te ajudar a economizar recursos e ainda aumentar a qualidade de vida de todos ao seu redor.
3. Invista na decoração
A decoração é a primeira impressão visual que os tutores terão do seu serviço veterinário. O ditado “a primeira impressão é a que fica” não existe à toa, por isso, investir em uma boa decoração pode ser uma ótima estratégia.
Apesar de poucos veterinários perceberem isso, a decoração da clínica veterinária é uma das maneiras de você se comunicar com seus tutores, além de ajudar na construção de uma marca forte para a sua clínica veterinária.
Uma clínica veterinária com aparência bagunçada, sem nenhuma cor ou mesmo sem mobílias confortáveis, raramente vai conseguir fidelizar qualquer tipo de tutor.
4. Conheça as exigências legais e sanitaristas
Antes de abrir de fato seu negócio, você precisa legalizar sua clínica veterinária, atendendo todas as exigências legais e sanitaristas necessárias.
Esse processo pode ser um tanto trabalhoso, por isso, reunimos os principais pontos que você precisa atender a seguir. Confira!
Para obter um funcionamento legal e seguro, é preciso buscar uma série de autorizações, advindas, por exemplo, do corpo de bombeiros, da Vigilância Sanitária e de outros órgãos da prefeitura – o que varia de cidade para cidade –, bem como do registro do consultório enquanto pessoa jurídica (CNPJ).
O mais recomendável é sempre ter um contador de confiança para cuidar das questões burocráticas e fiscais. Se possível, conte com os serviços de alguém que tenha familiaridade com a área veterinária ou esteja disposto a aprender.
Continue a leitura e veja 3 processos que você não pode se esquecer para legalizar a sua clínica veterinária:
- Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária: um conjunto de dados de um estabelecimento que desenvolve atividade de interesse à saúde, onde pelo menos um dos profissionais deverá constar como responsável técnico da clínica veterinária
- Cadastro no CNES: o CNES é um registro que todos os estabelecimentos que oferecem serviços relacionados à área da saúde devem possuir, obrigatoriamente. Saiba mais sobre como adquirir o CNES neste artigo.
- Licença de Funcionamento: ato privativo do órgão de saúde competente (geralmente a nível municipal) que permite o funcionamento dos estabelecimentos que desenvolvem atividades de acordo com a legislação sanitária vigente.
Para obter a licença de funcionamento, é necessário apresentar um laudo técnico de avaliação do imóvel, quando for dada entrada ao pedido. Não se esqueça que o licenciamento deve ser renovado anualmente.
Uma boa dica é procurar uma empresa que realiza consultoria na área regulatória, para se certificar de que todos os requisitos estão preenchidos corretamente, assim, você evita problemas no futuro.
5. Faça um bom gerenciamento de custos
Realizar uma boa gestão é fundamental para garantir que sua clínica veterinária não feche por erros comuns de administração que a maioria dos profissionais veterinários cometem.
Como mencionamos no começo do artigo, normalmente os médicos veterinários não são formados para serem profissionais empreendedores.
Neste sentido, contar com um excelente software veterinário facilita e organiza os processos, melhora a produtividade da equipe e traz mais segurança na tomada de decisões.
Além do uso administrativo, os sistemas de gestão de clínicas veterinárias têm amplas funcionalidades, e te ajudam inclusive a agilizar processos repetitivos – e diários – da clínica veterinária.
Uma das principais funcionalidades dos softwares de gestão são os prontuários eletrônicos, essenciais para os atendimentos de hoje em dia, porque trazem segurança e evitam gastos desnecessários com papel.
Além disso, um bom software atende todas as suas necessidades, desde o gerenciamento de agendas, cadastros dos tutores, até controles administrativos como fluxo de caixa, repasse financeiro e relatórios de gestão.
Com um ótimo controle financeiro desde o começo, fica fácil ter um financeiro saudável mesmo no início, quando você tem menos fluxo de tutores na clínica.
6. Divulgue a sua clínica veterinária
Por último, mas com certeza não menos importante, para poder exercer seu serviço veterinário na clínica veterinária, é preciso divulgar sua clínica e atrair tutores.
A melhor maneira de fazer isso é por meio do marketing veterinário. Uma ótima dica é começar pela que sua clínica veterinária deve ter.
Hoje em dia, todos que procuram algum serviço ou produto buscam primeiro no Google, ou até mesmo no Youtube, para saber mais sobre o que estão interessados e procuram recomendações.
Por isso, colocar sua clínica veterinária nesses meios de pesquisa é extremamente importante.
Considere criar um perfil do seu estabelecimento no Google Meu Negócio, assim, você disponibiliza informações importantes como horário de funcionamento, fotos e formas de contato.
Dessa forma, toda vez que alguém fizer uma pesquisa no Google que seja relacionada à sua clínica veterinária ou especialidade, ela aparecerá como uma das respostas.
Nós elaboramos um eBook gratuito te ensinando o passo a passo para criar o perfil da sua clínica veterinária no Google Meu Negócio e como avaliar os seus resultados na busca do Google. Baixe gratuitamente aqui.
Uma outra dica é começar a trabalhar na identidade visual da sua clínica veterinária.
A identidade visual de um negócio abrange diferentes elementos como símbolos, cores, decoração e até mesmo a linguagem utilizada na comunicação com os tutores.
Exemplos práticos da construção de uma identidade visual seriam o logo da clínica veterinária – que pode ser exibido em vários lugares, até mesmo no receituário -, cartões de agendamento, uniforme de funcionários, materiais personalizados e afins.
Um logo marcante estimula a associação de imagem pelos tutores com a experiência que eles tiveram em sua clínica veterinária. Assim, ao encontrarem seu logo divulgado na internet, eles se lembrarão de você.
As redes sociais estão se mostrando cada vez mais importantes no processo de atração de novos tutores. Seja no Facebook ou Instagram, você precisa estar presente onde os tutores estão.
Porém, é importante se atentar aos limites do marketing veterinário segundo as exigências do CFMV.
Esses meios de comunicação devem ser utilizados com cautela, por isso, lembre-se de dar uma olhada nas regras antes de começar a comunicação com seus tutores.
Sabemos que a rotina de um veterinário administrador não é tranquila, por isso, considere investir em uma agência especializada em marketing veterinário para realizar a divulgação do seu serviço.
Dessa forma, você pode focar em atender seus tutores e administrar sua clínica veterinária, sem se preocupar em também ter que planejar todo o processo de divulgação, como foi o caso do Dr. Getúlio da Vet Village.
Esses foram os principais pontos que você deve se lembrar na hora de abrir uma clínica veterinária
Se você quer saber mais sobre toda a documentação necessária, como conseguir seus primeiros tutores e outras decisões que você precisará tomar, baixe gratuitamente o nosso guia definitivo de como abrir uma clínica veterinária.
Já sabe como abrir uma clínica veterinária? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários se as nossas dicas te ajudaram, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos