Clínica veterinária no Instagram: tudo o que você precisa saber!
O Instagram é uma das principais redes sociais utilizadas no Brasil, e ter sua clínica veterinária nessa rede social é extremamente relevante para fidelizar seus clientes e atrair novos. Descubra aqui como ter sua clínica veterinária no Instagram e como seus recursos podem ser utilizados para promov
O Instagram é uma das principais redes sociais utilizadas no Brasil, e ter sua clínica veterinária nessa rede social é extremamente relevante para fidelizar seus clientes e atrair novos. Descubra aqui como ter sua clínica veterinária no Instagram e como seus recursos podem ser utilizados para promover o seu nome como profissional.
O marketing digital compreende o uso das plataformas online para promover um nome ou um negócio. As redes sociais ganham um espaço cada vez maior dentro dessas estratégias e os profissionais da área veterinária estão cada vez mais ativos.
Segundo o panorama da Mobile Time/Opinion Box, no Brasil o Instagram está presente em 65% dos smartphones, e das pessoas que possuem o aplicativo, 84% acessam todo dia ou quase todo dia. Um número bastante considerável, não é mesmo?
Nesse contexto, o uso do Instagram para clínica veterinárias é uma excelente forma de promover o seu nome como profissional, tornando a referência na cidade e região.
Para te ajudar a ter ainda mais sucesso com essa ferramenta, preparamos este conteúdo com as principais dicas e os recursos disponíveis que você precisa utilizar agora mesmo na sua clínica veterinária. Continue a leitura e descubra!
O Instagram no Brasil
O Instagram pode ser considerada uma das redes sociais com um dos maiores crescimentos da atualidade. Em agosto de 2019, os números apresentados eram:
- 1,2 bilhão de usuários ativos, sendo o Brasil o segundo país com mais perfis na rede;
- 43 milhões de perfis comerciais;
- 4,8 milhões de anunciantes ao redor do globo;
- 85% dos usuários ativos seguem pelo menos um perfil profissional.
Essas informações demonstram a força que utilizar o Instagram para sua clínica veterinária pode ter na fidelização de clientes e a forma como ele contribui para que o profissional se transforme em uma referência na sua especialidade de atuação.
As funcionalidades do Instagram
O Instagram apresenta inúmeros recursos e para te ajudar a elaborar uma ótima estratégia para sua clínica veterinária, separamos as principais funcionalidades e algumas dicas para melhor utilizá-las. Continue a leitura e descubra!
1. Stories
O Stories permite disponibilizar fotos, textos e vídeos de até 15 segundos na aba Storytelling. A ferramenta é ótima para aproximar o médico veterinário dos clientes.
Ao clicar no símbolo de + na região do aplicativo que concentra os Stories, você também pode lançar perguntas ou enquetes. Um exemplo clássico de uso pelos profissionais da saúde é abrir a caixa de perguntas com um aviso no estilo “O que você quer saber sobre a alimentação do seu gato?”.
As pessoas, então, enviam seus questionamentos e você pode respondê-los um a um.
2. Salvar e fixar Stories
Ao publicar esses Stories, aparecem três pontinhos do lado direito da tela. Eles permitem que você mantenha os Sories fixados no perfil, na área de “destaques”, por quanto tempo você quiser.
É ótimo para as publicações mais pertinentes e relevantes, que merecem ficar mais de 24 horas no ar, como por exemplo, formas de agendamento da clínica veterinária, conteúdos relevantes, dúvidas sobre um tema da especialidade, entre outros.
3. Enquetes
As enquetes do Stories podem ser utilizadas para você descobrir o que os seguidores estão interessados em saber. Vamos supor que você seja especializado em felinos e esteja fazendo um curso de atualização a respeito dos hormônios na alimentação, mas tenha acabado de participar de um simpósio sobre alimentação natural para cães. Os temas são bem diferentes, mas você tem muito a agregar sobre os dois assuntos.
Para descobrir as maiores demandas dos seguidores no momento, abra o Stories, clique nas enquetes e pergunte sobre o que eles querem saber. Antes, você pode publicar um pequeno vídeo informando sobre os dois últimos cursos para que os seguidores saibam que você tem informações atualizadas!
É um excelente recurso para entender o que seus clientes estão buscando, e você pode assim se aproximar ainda mais deles.
4. Lives
A transmissão ao vivo é um recurso relativamente recente que vem fazendo bastante sucesso. Cada vez mais, empresas, profissionais e até mesmo os chamados Influencers — pessoas com um grande número de seguidores nas redes sociais — apostam nessa ferramenta como forma de estabelecer um diálogo com os seguidores.
Para entrar ao vivo, basta um celular com uma câmera e microfone de qualidade relativamente boa, iluminação adequada e clicar na opção disponível no aplicativo.
É importante divulgar com antecedência as datas, horários e assuntos das lives. Assim, os clientes podem conectar-se e realizar perguntas enquanto você responde aos questionamentos ao vivo.
Mais uma ótima forma de interação e contato com os clientes, não é mesmo?
5. Feed
O Feed do Instagram é a página em que aparecem as postagens na barra de rolagem do aplicativo. A recomendação é que nesse local sejam postados textos maiores, com artes atemporais.
É sempre importante, deixar o seu feed o mais profissional possível, desvinculando sua conta pessoal nas postagens. Dessa forma, qualquer cliente que buscar pelo seu nome, irá encontrar conteúdo relevante, comunicando diretamente com ele. Além disso, um perfil relevante aumenta as suas chances de conseguir outros seguidores e recomendações.
A divulgação de conteúdos relevantes nos Instagram, é uma estratégia de marketing muito conhecida, o “marketing de conteúdo“. Para aprender mais sobre como funciona essa estratégia e seu impacto para a clínica veterinária, baixe gratuitamente o e-book que nós preparamos especialmente para você!
6. IGTV
A IGTV é a TV do Instagram. Diferente do Stories, essa função permite que sejam exibidos vídeos mais longos e o seu objetivo é funcionar, de fato, como um canal de TV.
Um ótimo recurso para que você invista em uma estratégia contínua. Por exemplo, exibindo uma série de programas a respeito de alguma novidade do mercado pet ou um serviço especial que pode ser feito pelos clientes.
Como ter ainda mais sucesso com o Instagram para clínica veterinárias?
Agora que você já sabe como utilizar os principais recursos, veja 3 dicas para aproveitá-los da maneira mais adequada.
1. Conheça as Diretrizes do Conselho Federal de Medicina Veterinária
Existem regras para divulgar sua clínica veterinária no Instagram. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estabelece uma série de regras para que os médico veterinários divulguem seus trabalhos por meio deste e de outros canais. Conheça algumas:
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O médico veterinário pode, utilizando qualquer meio de divulgação, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médico veterinários de fins estritamente educativos;
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É vedado ao médico veterinário fazer promoções e colocar o preço de sua consulta como um dos pontos de marketing da sua clínica. Não pode colocar preços de atendimento veterinário nas suas campanhas.
2. Seja criativo
Toda e qualquer estratégia de marketing e divulgação exige criatividade. Em uma rede estritamente visual como o Instagram, a atenção do usuário deve ser atraída por meio de imagens atraentes, que contenham informações pertinentes à sua especialidade e ao tipo de informação que o cliente está buscando na web.
3. Utilize Hashtags
Os clientes podem encontrar o seu perfil buscando pelo nome dele, ou o seu nome pode quebrar horizontes se você utilizar as hashtags.
Uma hashtag é o famoso símbolo do jogo da velha que, acompanhado de um termo, frase ou palavra, dá acesso a uma espécie de portal com várias publicações marcadas utilizando o mesmo termo.
Por exemplo, se você postar uma dica no seu feed com a #dicapet, quem seguir essa hashtag vai poder clicar na sua publicação.
4. Publique na medida certa
Talvez aqui você precise contar com a ajuda de uma agência de marketing especializada. Isso porque é preciso acertar na periodicidade das publicações: não podem ser excessivas, para não cansar; nem muito espaçadas, para que o seu seguidor não esqueça que você pode ajudá-lo a tirar dúvidas sobre a saúde de seus pets.
A plataforma funciona por meio de algoritmos, uma espécie de sequência de operações virtuais que visam compreender o comportamento do usuário na rede. E no caso do Instagram, exige publicações e interações frequentes para garantir a visibilidade.
Inserir sua clínica veterinária no Instagram e utilizá-lo de maneira adequada pode ser uma ótima ferramenta para divulgação, captação de clientes e contribuir para que você seja um nome de referência em sua especialidade.