Clínica veterinária nas redes sociais: 10 funções do Instagram

O Instagram é um excelente canal de comunicação, principalmente para a fidelização de tutores da sua clínica veterinária. Se você está pensando em aderir, este artigo te apresenta as 10 funções do Instagram que você precisa conhecer. 

Clínica veterinária nas redes sociais: 10 funções do Instagram

O Instagram é um excelente canal de comunicação, principalmente para a fidelização de tutores da sua clínica veterinária. Se você está pensando em aderir, este artigo te apresenta as 10 funções do Instagram que você precisa conhecer. 

O Instagram está entre as redes sociais mais populares e utilizadas, principalmente no Brasil.  De acordo com dados coletados de plataformas de monitoramento de redes sociais, o Brasil possui mais de 90 milhões de usuários ativos no Instagram.

Devido a popularidade, as redes sociais ganham um espaço cada vez maior em estratégias de marketing digital, visto que são extremamente relevantes para atrair e fidelizar tutores. 

Se você quer ter uma clínica veterinária de sucesso, o Instagram  sem dúvidas é uma excelente forma para que você promova seu nome profissional e se torne referência em sua região.

No entanto, para ter uma forte presença na plataforma é essencial que você conheça alguns recursos úteis para sua estratégia! 

Pensando em te ajudar, nós separamos 10 funções do Instagram que você precisa conhecer, continue a leitura!

10 Funções do Instagram

Diversos recursos úteis podem ser encontrados no Instagram. Desse modo, para que você possa elaborar uma boa estratégia de marketing para sua clínica veterinária, nós separamos 10 funções do Instagram que você precisa conhecer: 

1. Feed

O feed é a página principal do seu Instagram, nele é possível ver as fotos e vídeos que você posta. 

É extremamente importante que você se atente em deixar seu feed o mais profissional possível, procure postar conteúdos apenas da clínica veterinária e nada da vida pessoal.

Crie conteúdos originais com imagens de qualidade e títulos fáceis de ler.

Ao visitar o seu perfil, a primeira coisa que o seguidor verá é o feed.  Portanto, você deve criar uma boa apresentação para que chame a atenção e mostre parte de sua dedicação profissional!

2. Stories

O Stories é uma ótima ferramenta para aproximar o médico veterinário dos seguidores e tutores. 

No Story é possível disponibilizar fotos, textos, vídeos de até 15 segundos. O conteúdo fica disponível para visualização por 24h, após esse período ele fica disponível apenas para você na aba “Itens arquivados”.

Dentro do Story também há alguns recursos, como enquetes, figurinhas e filtros.

Um exemplo de uso por profissionais da saúde é publicar uma caixa de perguntas com um aviso,como por exemplo, “O que você sabe sobre a alimentação de gatos?”

As pessoas enviam e você responde um a um, é uma excelente forma para engajar e conhecer seu público.

É fácil criar um, basta clicar no símbolo de + na região do aplicativo e selecionar onde está escrito “Story” e utilizar a criatividade!

3. Destaques dos Stories

É possível fixar alguns dos Stories que você posta em um local chamado “Destaques”, nele é possível deixar o Story disponível no feed pelo tempo que você desejar.

Ele é ótimo para você fixar informações mais pertinentes, como por exemplo, a forma que sua clínica veterinária faz agendamentos, dias e horários em que está aberta, dúvidas específicas dos tutores, entre outras. 

Ao entrar em seu perfil é muito provável que o visitante verifique seus destaques, caso tenha alguma dúvida e encontre a resposta lá, o processo de atração pode se tornar ainda mais fácil!

Uma maneira fácil para salvar um Story como destaque é abrir ele e clicar no ícone de coração no canto inferior, o qual está escrito “Destaque”.

4. Enquetes

Como citado anteriormente, no Stories é possível utilizar alguns recursos, dentre eles a “Enquete”.

As enquetes podem ser utilizadas para que você possa descobrir o que seus seguidores estão interessados em aprender ou conhecer.

Aqui supomos que você possui alguma especialização ou algum outro conhecimento que quer partilhar com seus seguidores, você pode fazer uma enquete para saber qual temática eles preferem. 

Dessa forma, será mais fácil direcionar um conteúdo que irá entregar mais valor à eles, consequentemente gerar mais engajamento!

Para criar uma enquete basta selecionar uma foto de algo específico ou de um fundo neutro e inserir a caixinha de enquete, que pode ser encontrada nos ícones superiores.

5. Lives

A transmissão ao vivo é uma forma de estar em contato direto com seus seguidores da sua clínica veterinária.

Para entrar ao vivo basta ter um celular com uma câmera e microfone de qualidade relativamente boa, iluminação e local adequado.

É importante que haja uma divulgação da transmissão com antecedência, para que assim os tutores possam se organizar e se conectar no horário e data agendada. 

A Live é sem dúvidas uma ótima forma de interação, procure selecionar assuntos que sejam do interesse do seu público. Lembra das enquetes que citamos? Pois bem, muito úteis para isso também!

6. IGTV

O IGTV é como uma TV, diferente do Stories nele é possível disponibilizar vídeos longos. 

É um bom recurso para que você invista em uma estratégia contínua, como por exemplo, exibir uma série de programas de alguma novidade do mercado pet.

É bem simples criar um vídeo no IGTV, basta entrar em seu Instagram e clicar no símbolo de + disponível no feed do perfil.

 

7. Salvar Posts

Dentre as 10 funções do Instagram que você precisa conhecer, está a opção de “salvar posts”.

Muitas vezes você acaba se deparando com um conteúdo interessante de algum perfil mas não sabe como salvar e acaba perdendo. Para que isso não ocorra, é possível salvá-los no próprio Instagram.

Para isso, basta clicar na bandeira que fica logo abaixo da imagem do post, no canto direito. Para ter acesso novamente, é só clicar no ícone ao lado do símbolo de + do feed e selecionar onde está escrito “salvos”.

Essa é uma maneira de ter sempre em mãos outros conteúdos do mundo veterinário que podem te servir de inspiração. 

8. Instagram Explore

O ícone de lupa que está disponível na parte inferior do Instagram, é o  “Instagram Explore”.

Essa ferramenta apresenta um conteúdo altamente personalizado, conforme suas preferências. A seleção do conteúdo é baseada de acordo com os hábitos pessoais de cada um.

Ao estar em contato com conteúdos do universo Pet, é muito provável que no seu Instagram Explore você encontre muitas outras opções de conteúdos, inclusive de perfis que você ainda não segue ou conhece.

Desse modo, essa ferramenta é uma excelente forma para que você se inspire para produzir conteúdos para o perfil da sua clínica veterinária!

9. Hashtags​

As hashtags ajudam a expandir o alcance do conteúdo, com elas é possível que novas pessoas descubram o perfil da sua clínica veterinária. Além de que também é uma forma para você descobrir novas inspirações.

Mas atenção: utilize apenas tags que tenham relação com sua clínica ou a temática do post em questão. Além do mais, procure não usar em excesso pois pode acabar “poluindo” a legenda dos posts!

10. Links na bio

Por fim, disponibilizar link na biografia do Instagram.

Infelizmente o Instagram não permite a divulgação de links nas publicações e Stories, sendo assim mais difícil disponibilizar o acesso direto para conteúdos de Blog, por exemplo. 

Uma alternativa para esse problema é colocar o link na biografia, assim você facilita o acesso do seu público. Você pode colocar um link para o seu site, WhatsApp, Facebook, entre outros.

Uma dica é que se você inserir um link para algo em específico, como por exemplo algum formulário, você divulgue um Story avisando seus seguidores que o link está disponível!

Caso você esteja procurando uma plataforma completa, o Instagram é sem dúvidas uma das melhores opções. 

Aqui destacamos alguns dos recursos mais úteis para desenvolver estratégias de marketing da sua clínica veterinária. Desse modo, utilize sua criatividade e engaje muito com seu público!

Então me conta, você gostou de conhecer essas 10 funções do Instagram? Em nosso blog temos muito mais conteúdos como este, confira!