Aumentar o ticket médio da clínica ou aumentar o número de consultas?
Aumentar o ticket médio da clínica veterinária ou aumentar o número de consultas? Qual desses é o melhor para você? Confira neste artigo alguns pontos que devem ser levados em consideração para as duas situações.
Aumentar o ticket médio da clínica veterinária ou aumentar o número de consultas? Qual desses é o melhor para você? Confira neste artigo alguns pontos que devem ser levados em consideração para as duas situações.
O ticket médio é uma chave indicadora de performance que pode ser utilizada por veterinários gestores com o propósito de medir o valor médio de lucro por clientes.
Para calculá-lo, é preciso dividir o faturamento bruto da clínica pelo número de tutores que levaram seus pets ao longo do período escolhido. O resultado, será o seu ticket médio.
Ao desenvolver estratégias para o aumento do ticket médio, o veterinário empreendedor estará investindo em ações de desenvolvimento para a clínica, visando o aumento na lucratividade.
No entanto, aumentar o ticket médio da clínica veterinária é uma iniciativa que deve ser muito bem avaliada, pois se feita de maneira impulsiva, pode causar impactos negativos para a sua saúde financeira.
Outra forma de aumentar a lucratividade da clínica, é aumentando o número de consultas. Por isso, neste artigo nós apresentamos alguns pontos essenciais antes de escolher qual é o melhor para você, continue a leitura!
Como aumentar o ticket médio da clínica veterinária?
Em primeiro lugar, é necessário que você tenha um excelente relacionamento com os tutores, essencialmente aqueles que já estão fidelizados.
É muito importante que os clientes tenham a certeza de que os seus pets estão recebendo os melhores cuidados, de modo que, mesmo que tenham que pagar um valor maior em alguns serviços, continuem indo ao seu espaço pois confiam em seu trabalho.
Essa percepção de satisfação dos clientes, você terá através de uma boa relação com eles. E além disso, você também terá uma percepção maior de quais são suas necessidades e o que deve ser feito para supri-las, como melhorias no espaço, no atendimento, novas especialidades de serviços, entre outros.
Juntamente com o relacionamento, antes de aumentar o ticket é preciso avaliar a qualidade do seu atendimento, como um todo. Afinal, de nada adianta você ter uma boa relação com os tutores se o atendimento não é eficaz, certo?
Mesmo que os tutores se sintam seguros com o seus serviços, se eles não tem um bom atendimento em toda sua jornada, eles podem procurar por outras opções mais viáveis (ou confortáveis).
Portanto, é preciso avaliar a experiência dos clientes nos canais de comunicação, no momento do agendamento, na recepção da clínica, no momento da consulta, na variedade de serviços disponíveis, entre muitos outros.
Além disso, você também deve considerar as necessidades do seu público-alvo, ou seja, os clientes que você deseja atingir.
Como aumentar o número de consultas da clínica veterinária?
Para aumentar o número de consultas da clínica veterinária, além dos pontos destacados anteriormente, também é preciso definir algumas estratégias de atração e de fidelização de clientes.
Dentre as estratégias mais recomendadas para clínicas veterinárias que tem por objetivo atrair mais tutores, está a estratégia de publicidades em mídias pagas, como as campanhas do Google Ads.
Com um certo investimento no Google Ads, a sua clínica veterinária passará a ter mais destaque no Google, o que é essencial para que potenciais clientes descubram o seus serviços mais facilmente.
Além das estratégias de atração, também é interessante contar com estratégias de fidelização como por exemplo, o marketing de conteúdo veterinário nas redes sociais.
Ao criar conteúdo relevante para os seus seguidores, você estará se fazendo presente na memória deles, o que aumenta as chances da sua clínica ser lembrada quando eles precisarem dos seus serviços.
Além disso, a ampla audiência das redes sociais permitem que você torne sua marca conhecida no meio digital, destacando sua clínica veterinária e se posicionando como referência no segmento.
Estratégias de e-mail marketing, lembretes através dos canais de comunicação, também são excelentes para aumentar o número de consultas da clínica veterinária!
Qual dos dois escolher?
Para que você saiba qual é o melhor, é preciso que você faça um planejamento e identifique quais aspectos serão mais vantajosos para a sua clínica, tanto financeiro como operacional.
Por exemplo, caso você opte por aumentar o número de consultas mas ainda não se sinta seguro para investir em estratégias de atração, você pode investir em estratégias de fidelização, que não necessariamente demandam de recursos financeiros e trazem retornos muito positivos.
Caso você opte por aumentar o ticket, uma boa solução é oferecer novos serviços e manter os outros serviços com o mesmo valor. Com isso, você evita o risco de “perder” clientes e pode ampliar o seu público-alvo.
É válido ressaltar que para essa opção, você terá que fazer algum tipo de investimento, seja em treinamento, novos membros para a equipe ou aparelhos específicos.
Como citamos, tudo irá depender do que será ou não vantajoso para sua clínica!
Esperamos que este conteúdo te ajude a entender qual é o melhor para você! Quer saber mais sobre as estratégias de atração e fidelização? Acompanhe os conteúdos do nosso Blog!