Secretária da clínica veterinária: quais dados solicitar na primeira consulta?
Confira neste artigo alguns dos dados essenciais que a secretária da clínica veterinária deve solicitar ao tutor na primeira consulta!
Confira neste artigo alguns dos dados essenciais que a secretária da clínica veterinária deve solicitar ao tutor na primeira consulta!
A secretária da clínica veterinária desempenha um papel fundamental no processo de agendamento das consultas, exames, compromissos, recolha de dados dos tutores e também, atua em determinadas questões administrativas da clínica.
Na maioria das vezes, é com essa profissional que os tutores têm o primeiro contato com a equipe, por isso, é muito importante que eles tenham uma experiência muito positiva com o atendimento.
O intuito deste artigo é falar um pouco mais sobre quais dados a secretária da clínica veterinária deve solicitar antes da primeira consulta e também, apontar como essas informações são úteis para melhorar o atendimento da clínica veterinária.
Quais dados a secretária da clínica veterinária deve solicitar na primeira consulta?
1. Informações do tutor
As informações essenciais do tutor que devem ser incluídas em sua ficha são:
- Nome completo
- RG ou CPF
- Endereço
Uma dica para melhorar o atendimento e torná-lo humanizado, é que o veterinário responsável pela avaliação se refira ao tutor pelo nome mesmo antes dele se apresentar. Essa é uma simples ação que fará com que o tutor se sinta acolhido e tenha uma boa primeira impressão do atendimento.
Por isso, antes de iniciar a consulta, é importante que o veterinário responsável confira as informações coletadas pela secretária da clínica.
2. Informações do pet
Informações essenciais do pet:
- Nome do pet
- Raça
- Idade
Assim como no caso do tutor, é interessante que o veterinário responsável se refira ao pet pelo seu nome. O atendimento atencioso deve ser feito tanto ao pet, quanto ao seu tutor.
3. Meios para contato
- Telefone/ WhatsApp
As informações para contato devem ser coletadas para que seja possível manter uma relação ativa com os tutores. Os canais de comunicação como o Telefone/Whatsapp e o E-mail também são muito utilizados para estratégias de fidelização.
Lembretes, confirmações de consultas, recados importantes, mensagens de datas comemorativas, são formas de colocar essas estratégias de fidelização em ação.
4. Como ele encontrou a clínica
No momento da recolha de informações, também é interessante que a secretária questione e registre sobre como o tutor encontrou a clínica.
Essa informação é muito útil para saber identificar os resultados dos seus investimentos, como por exemplo, em estratégias de marketing digital e/ou tradicional.
Esse conhecimento é importante também para que você saiba como os seus clientes preferem ser abordados e em quais canais digitais eles costumam estar presentes, o que é um ponto chave para que você desenvolva uma boa estratégia de marketing!
Agora que você já sabe quais são as informações essenciais que a secretária da clínica veterinária deve coletar, me diga, o que você achou deste conteúdo?