Live no Instagram da clínica veterinária: 6 dicas para transmissão ao vivo de sucesso
Quer implementar uma estratégia de live no Instagram da sua clínica veterinária, mas tem dúvidas de como realizá-la? Descubra mais sobre esse recurso e como ele pode ser útil na atração e fidelização de clientes.
Quer implementar uma estratégia de live no Instagram da sua clínica veterinária, mas tem dúvidas de como realizá-la? Descubra mais sobre esse recurso e como ele pode ser útil na atração e fidelização de clientes.
Quando o assunto é marketing digital, as plataformas costumam oferecer novos recursos periodicamente. Se você utiliza as redes sociais, já deve ter se deparado com a live no Instagram, ferramenta que vem se popularizando a cada dia.
A ferramenta é muito simples: permite a criação de vídeos ao vivo, cujo acesso pode acontecer somente em tempo real. E funciona muito bem para promover o nome de profissionais, inclusive os do mercado pet. No caso dos médico veterinários, estimula a interação e os aproxima ainda mais dos clientes.
Seja você adepto ou não ao Instagram, não se preocupe! O artigo de hoje explica do que se trata essa ferramenta e traz dicas para realizar uma boa transmissão ao vivo e os benefícios de acertar na estratégia. Continue a leitura e acompanhe!
Sobre a live no Instagram
A live no Instagram foi um recurso lançado para que os perfis da rede pudessem realizar transmissões ao vivo. Basta selecionar a opção “ao vivo” na câmera da própria plataforma. Assim que vai ao ar, os usuários podem assistir, curtir e comentar em tempo real.
A ferramenta já é bastante utilizada pelos chamados influenciadores digitais, pessoas que têm um grande número de seguidores nas redes, e também por diferentes empresas.
Isso porque a ferramenta promove a aproximação entre o perfil e os usuários, ótimo para estabelecer uma relação com seguidores e divulgação da imagem. No caso dos médicos veterinários, pode auxiliar na atração de novos clientes, bem como fidelização dos clientes.
Principais dicas para fazer uma transmissão ao vivo no Instagram
Não é difícil fazer uma boa live no Instagram. O aplicativo em si é muito simples de ser utilizado e o recurso não demanda alto valor em investimento ou qualquer tipo de customização.
Assim, você não precisa investir em programas de edição que só especialistas conseguem operar.
Tantas facilidades favorecem o uso dessa ferramenta por qualquer profissional do mercado pet. Se você está disposto a assumir essa missão, veja 6 dicas para fazer uma transmissão de sucesso!
1. Elabore um roteiro
Uma das características da live no Instagram é ser um vídeo mais informal. Mesmo assim, é fundamental para a sua imagem como profissional criar um roteiro antes de iniciar a transmissão.
Nome, data, assunto e principais tópicos que você pretende abordar devem ser incluídos nesse documento. Seguindo essa trilha, você garante que nenhuma informação seja esquecida ao entrar no ar.
2. Prepare o cenário
Como médico veterinário, o melhor cenário para a live certamente é a sua clínica veterinária. Mesmo assim, é importante se certificar de que o local está silencioso e bem iluminado.
Desligue o telefone fixo e as notificações do celular antes de iniciar. Feche as janelas para que possíveis barulhos de vento e trânsito não atrapalhem e, caso o ar condicionado faça muito barulho, o mantenha desligado.
3. Realize a divulgação da ação
Você já tem um perfil profissional no Instagram? Faça uma postagem informando a data, o horário e o tema a ser abordado na live.
Se o seu perfil ainda está em construção, envie essas informações via e-mail, SMS ou qualquer outro canal que você utiliza para se comunicar com os seus clientes. Essa atitude é muito importante para que os atuais e futuros seguidores possam se programar e acompanhar o conteúdo.
4. Teste ferramentas como luz e som
Se você ainda é novo no universo do marketing digital, teste a gravação no celular. Grave a si mesmo seguindo o roteiro e reproduzindo o conteúdo que pretende transmitir ao vivo.
A prática colabora para trazer fluência à fala, aprimorando a oratória e revisando as possíveis falhas. Além disso, você vai saber se o ambiente está adequado nas questões referentes ao som e à iluminação.
5. Interaja com o público
É importante conversar com os seguidores durante a live, mostrando que você se importa com as dúvidas, opiniões e realmente está ali para trazer uma solução aos problemas de cada um deles.
Lembre-se sempre de que a sua missão é promover a saúde e bem estar dos pets dos clientes, algo que preocupa a todos. Aqueles que resolvem acompanhar as lives estão em busca de informações que você é especialista, portanto, é normal que façam muitas perguntas.
Assista a algumas lives antes e observe como as pessoas fazem na hora de responder aos questionamentos.
6. Configure o Instagram para salvar o conteúdo
O próprio aplicativo permite que a transmissão fique disponível por 24 horas após o seu encerramento. Não deixe de selecionar essa opção. Dessa forma, mais pessoas podem ser impactadas, seguir o perfil da clínica veterinária e aguardar a próxima live.
A importância de utilizar a ferramenta de modo correto
As transmissões ao vivo, por si só, têm uma grande vantagem. O público precisa se conectar na hora certa, pois o conteúdo não fica salvo e disponível na plataforma.
Ao promover uma live, você consegue disponibilizar o vídeo por no máximo 24 horas. Depois disso, ele é excluído.
Por isso, seguir os passos sugeridos acima — como o de comunicar aos seguidores e clientes — é tão importante para garantir o público.
Caso você estabeleça uma periodicidade nas transmissões, sempre trazendo questões relevantes, a tendência é que as pessoas façam a propaganda para amigos e familiares, aumentando o número de visualizações.
Além disso, utilizando hashtags (#) segmentadas, pessoas que ainda não conhecem a sua clínica veterinária podem acessar o conteúdo. O resultado é a possibilidade de captar novos clientes e se tornar uma autoridade em sua especialidade de atuação.
A live no Instagram é uma forma bastante eficiente de divulgar o seu nome e mostrar todo o seu potencial como médico veterinário. Se você não se sente seguro para realizar o processo sozinho, solicite ajuda de uma agência de marketing especializada em clínicas veterinárias em atender profissionais da área da saúde.
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