Fidelizar os clientes da sua clínica veterinária: é importante?

Para garantir seu lugar no mercado da veterinário, é essencial que você saiba as melhores técnicas para fidelizar os clientes da sua clínica veterinária. Confira aqui quais são as vantagens de investir nesse processo e as melhores técnicas. 

Fidelizar os clientes da sua clínica veterinária: é importante?

Para garantir seu lugar no mercado da veterinário, é essencial que você saiba as melhores técnicas para fidelizar os clientes da sua clínica veterinária. Confira aqui quais são as vantagens de investir nesse processo e as melhores técnicas. 

Criar estratégias para fidelizar clientes é uma prática essencial para os veterinários que, além de atender clientes, também possuem seu próprio clínica veterinária, e acabam sendo veterinários empreendedores.

Há uma “exigência de um nível de qualidade cada vez maior por parte dos clientes. Se tratando de serviços de veterinário, essa importância torna-se ainda mais evidente, por lidar com a vida dos pets.”

Assim, oferecer um atendimento excelente, diferente do que a maioria dos profissionais realizam, não basta para manter sua clínica veterinária funcionando, principalmente em um mercado tão competitivo como é o veterinário.

Quer saber a importância de fidelizar clientes na sua clínica veterinária? Entenda sobre esse processo e as melhores práticas que você pode aplicar. Continue a leitura e descubra!

5 principais vantagens de fidelizar clientes​

Além de ser um passo fundamental para garantir o funcionamento da sua clínica veterinária, e ajudar na divulgação do seu serviço veterinário, investir no processo de fidelização também melhora sua relação com os clientes.

Confira a seguir os principais benefícios que você pode obter se investir corretamente nessa estratégia. Acompanhe!

1. Agenda sempre cheia​

Para poder oferecer o melhor atendimento para seus clientes, antes você precisa garantir que sua agenda esteja equilibrada com um bom número de consultas.

Além das consultas serem sua principal fonte de receitas, é o melhor momento para se conectar com o cliente, e entregar um atendimento humanizado, mostrando seu diferencial. 

Dessa forma, é importante lembrar que os outros pontos de contato, que o cliente possui com a sua clínica veterinária não devem ser deixados de lado, como a recepção e a própria marcação de consultas.

Com um ótimo atendimento veterinário, uma recepção confortável e facilidade na hora de agendar uma consulta, seu cliente com certeza verá sua clínica veterinária como uma referência, e retornará caso precise de outro atendimento.

Um cliente satisfeito também significa um promotor do seu serviço, ou seja, mais pessoas conhecerão sua clínica veterinária por conta da recomendação de um cliente feliz que já passou por você. 

Pensando nisso, uma das principais vantagens de fidelizar clientes é a garantia de uma agenda cheia. 

Hoje em dia, as pessoas buscam atendimento de qualidade, principalmente quando o assunto é veterinário. Se sua clínica veterinária já oferece isso, saiba que você está no caminho certo para fidelizar seus clientes.

2. Reconhecimento positivo do seu serviço veterinário​

Outro benefício conquistado ao investir em estratégias para fidelizar clientes é receber reconhecimento positivo pelo serviço que você oferece a eles.

Uma das maneiras de medir a satisfação dos seus clientes é realizar uma pesquisa de NPS (Net Promoter Score), que avalia de 0 a 10 o quão satisfeitos seus clientes estão com o seu atendimento.

Além disso, você também pode deixar um espaço para comentários e sugestões, visando encontrar pontos de melhorias, e identificar quais estratégias estão funcionando positivamente.

E depois de realizar a pesquisa, você também pode usar os dados para divulgar sua clínica veterinária, mostrando que a maior parte dos seus clientes estão satisfeitos com o seu trabalho, entre outros.

3. Melhora no engajamento dos clientes​

Normalmente, os clientes não se enxergam como um agente importante da saúde de seus pets, colocando todas as expectativas no veterinário durante a consulta.

Uma das técnicas de fidelização é o próprio veterinário incentivar o cliente a se ver como responsável pela saúde dos seus pets, e na relação veterinário e cliente, ambos se tornam parceiros durante o tratamento do bichinho.

Os clientes fidelizados tendem a se dedicar mais a saúde dos pets, por confiarem genuinamente nos profissionais, além de possuírem uma tendência maior a seguirem as orientações de forma correta.

4. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes​

Segundo Philip Kotler, especialista em marketing, fidelizar clientes é de 5 a 7 vezes mais barato do que investir na atração de novos clientes.

Atrair clientes é um processo importante, principalmente quando você está começando no mercado. 

Porém, ao longo do tempo, manter seus clientes se torna fundamental, porque mostra a qualidade do seu serviço. 

Além disso, uma das estratégias de marketing é o marketing boca a boca, que é realizado gratuitamente pelos seus clientes. Essa estratégia nada mais é do que os comentários positivos feitos voluntariamente sobre seu serviço.

Assim, ao oferecer um ótimo serviço e promover o marketing boca a boca pelos seus clientes, você reduz os investimentos em marketing e mídia paga.

 

5. Melhora na relação veterinário e cliente​

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom reforçar. Fidelizar clientes não se trata apenas de obter mais renda financeira, mas também em melhorar a relação com seus clientes.

Todo profissional veterinário tem como missão cuidar dos clientes, isso é um fato. 

Porém, para continuar oferecendo uma experiência incrível para seus clientes, e permitir que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer seus serviços, fidelizar clientes é um passo essencial.

Investindo no processo de fidelização, você mantém os clientes que já conhecem seu serviço com você e realizando um acompanhamento eficiente da saúde de seus pets.

Além disso, vendo seu esforço e dedicação, seus clientes perceberão esse diferencial e terão ainda mais confiança em continuar com a sua clínica veterinária. Uma ótima melhora na relação, não acha?

Conseguiu ver a importância de fidelizar os clientes da sua clínica veterinária? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários, reaja e não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos!