Como lidar com tutores inadimplentes da clínica veterinária?

Está tendo problemas com tutores inadimplentes em sua clínica veterinária mas não sabe como lidar? Continue lendo este artigo que você aprenderá como resolver esse problema da melhor forma possível!

Como lidar com tutores inadimplentes da clínica veterinária?

Está tendo problemas com tutores inadimplentes em sua clínica veterinária mas não sabe como lidar? Continue lendo este artigo que você aprenderá como resolver esse problema da melhor forma possível!

Os tutores inadimplentes podem se tornar um problema sério para sua clínica veterinária, por isso é importante aprender a adotar medidas para que o índice de inadimplência diminua ou, principalmente, que não ocorra.

Quando o número de tutores inadimplentes aumenta, consequentemente as preocupações dos profissionais da clínica veterinária aumentam, dado que a falta de compromisso dos tutores pode refletir em outras questões.

Adotar algumas medidas é fundamental para garantir que haverá dinheiro para arcar com os compromissos do estabelecimento, como o salário dos funcionários, aluguel, impostos, investimentos em marketing, entre outros.

Confira a seguir algumas dicas de como lidar com tutores inadimplentes.

1. Envie lembretes das datas de pagamentos

Devido a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam esquecendo seus compromissos e isso inclui o pagamento de suas contas. Além do mais, esses atrasos também podem ocorrer pela falta de organização financeira.

Embora isso não seja proposital, acaba interferindo negativamente no fluxo de caixa da clínica, prejudicando o cumprimento de prazo com fornecedores e inclusive, funcionários.

Uma excelente alternativa para lidar com esse tipo de cliente inadimplente é enviar lembretes da data de pagamento, os lembretes devem ser feitos de maneira sutil, sem parecer uma mensagem de cobrança antecipada.

Alguns softwares cumprem essas funções de maneira automática, otimizando a rotina da sua recepcionista e demais colaboradores responsáveis por essa etapa. É um investimento que vale muito a pena ser considerado!

 

2. Ofereça formas de pagamentos mais seguras

É comum que algumas clínicas permitam o parcelamento na nota promissória ou em outras formas que não são muito confiáveis, uma outra forma para evitar tutores inadimplentes é evitar esse tipo de ação.

Dessa forma, cabe optar por outras formas seguras de pagamento, como o caso do cartão de crédito. Se o cliente não pagar a fatura, quem deixará de receber será o banco e não você, sendo assim um problema entre o cliente e a instituição financeira. 

Por mais que você veja a necessidade de facilitar a forma de pagamento, é importante que você leve em consideração como elas vão afetar o fluxo de caixa da clínica, portanto, escolha aquelas que são interessantes para ambos os lados.

3. Utilize ferramentas que otimizam o controle de fluxo de caixa

Além da existência de tutores inadimplentes, um outro fator preocupante é a falta de controle eficiente de quem deve e quem não deve. 

Para que a clínica veterinária possa ter recursos suficientes para investir na infraestrutura de qualidade, profissionais qualificados e arcar com os compromissos, ter as finanças em ordem se faz fundamental.

O controle manual desse tipo de operação pode gerar equívocos que resultam em prejuízos. Dessa forma, é essencial utilizar ferramentas para otimizar o controle do fluxo de caixa e evitar deslizes, como por exemplo não saber quanto um cliente deve para sua clínica.

4. Tenha uma boa relação com os tutores

Ter uma boa relação com os tutores é determinante na hora de lidar com a inadimplência. Sempre que a comunicação é tranquila e leve é mais fácil de realizar negociações de pagamentos em atraso, tendo mais chances de sucesso do que quando comparadas com casos em que os tutores não têm um bom relacionamento com a clínica veterinária.

Portanto, procure sempre atender as necessidades dos tutores, ter um contato pós-venda e sempre entregar um bom atendimento.  Com isso, eles se sentirão mais próximos e estarão mais dispostos a fazer negociações, caso algum imprevisto aconteça.

5. Seja flexível com as datas

Para que a negociação seja vantajosa, é importante ser flexível com as datas. Até porque nem sempre o seu cliente tem o valor necessário para quitar o seu débito de imediato.

Verifique com o seu cliente qual data fica melhor para que ele possa efetuar o pagamento, caso a data fique muito longe e você possa se sentir prejudicado, explique a necessidade de inclusão de juros no valor das parcelas.

Dessa forma, mesmo que a clínica tenha que esperar um pouco para receber seu crédito, o juros irá compensar o tempo de espera!

6. Atualize os dados dos tutores

Um dos maiores problemas no momento de cobrança é a falta de dados necessários para o contato. 

Ao longo do tempo, é muito provável que as pessoas mudem de número de telefone e desativem os e-mails. Assim, caso ocorra inadimplência acaba sendo mais difícil o contato, o que poderá lhe gerar dor de cabeça.

Por esse motivo, quando um cliente comparecer em sua clínica para a consulta, faça um check-up rápido para conferir se os dados do sistema estão atualizados.  

Para lidar com tutores inadimplentes é necessário calma e inteligência, é um momento em que se está tentando solucionar um problema. 

Você não precisa agir de maneira emocional, mas precisa mostrar para o cliente que está sendo solidário com a sua situação.

No entanto, para que sua clínica não corra riscos é importante procurar solucionar o problema o mais rápido possível! 

Espero que com essas dicas você consiga lidar com esses tutores de forma efetiva! 

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