Checklist: Faça seu email marketing em uma hora!
Precisa implementar a estratégia de email marketing em uma hora? O mais rápido possível? Abaixo uma checklist que vai te ajudar a ter foco e objetividade para tirar essa ideia do papel!
Precisa implementar a estratégia de email marketing em uma hora? O mais rápido possível? Abaixo uma checklist que vai te ajudar a ter foco e objetividade para tirar essa ideia do papel!
Agora que você já entende o que é email marketing e como isso te ajuda na clínica veterinária, separou o conteúdo que quer enviar e já escolheu a ferramenta de automação é hora arregaçar as mangas e colocar a estratégia em prática.
A estratégia de email marketing pressupões a utilização de conteúdos relevantes para os usuários que te acompanham na internet. A intenção é entregar valor, na intenção de que eventualmente, usuários se tornem clientes.
Há diversos posts no nosso blog que detalham cada etapa que compõe o email marketing, então, se você caiu de paraquedas neste post, sugiro que dê uma olhada nos posts abaixo antes de continuar:
inserir links
Checklist: email marketing em uma hora
Existem diversas etapas que precisamos passar para que a estratégia seja feita de forma estruturada, organizada e concisa. Afinal, seu objetivo primário é entregar valor aos usuários.
Para isso, é preciso estruturar:
- Planejamento;
- Caléndário;
- Lista de emails;
- Ferramenta de automação;
- Conteúdo;
- Layout do email;
- Disparo;
- Análise.
Planejamento
- Público-alvo; (Para quem?)
- Segmentação do Público-alvo;
- Conteúdo. (O que?)
Calendário
Definir dia e horário do disparo. (Quando?)
Ferramentas como Trello podem ajudar neste processo.
Conteúdo
- Criar uma sequencia lógica entre os conteúdos;
- Produzir os textos do email;
- Pensar em 5 assuntos (título do email) diferentes e selecionar 1;
- Revisão.
Layout do Email
- Criar layout considerando a estrutura do conteúdo;
- Revisar layout com o conteúdo final;
- Fazer um disparo de teste e verificar:
- Assunto do email;
- Imagens;
- Links;
- Conteúdo.
Disparo
- Crie a segmentação de acordo com o planejamento;
- Termine a configuração da campanha e agende o disparo.
Análise
- Taxa de Abertura;
- Taxa de Cliques;
- Taxa de Conversão.
Atenção!
Lembre-se que a grande maioria dos usuários lê seus email através de seus smartphones. Por isso, cuide da responsividade do seus emails. Ou seja, crie seus emails para que sejam lidos em formato móvel, Assim você evita de que seu conteúdo seja distorcido e gere incômodo ao leitor.
O objetivo principal é entregar conteúdo de relevância e qualidade. Sendo assim, preze pela experiência do cliente em todos os momentos em que ele entrar em contato com sua clínica veterinária.
E aí? Agora com esse Checklist você consegue implementar seu email marketing em uma hora?