10 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica

Está pensando em melhorar o atendimento da sua clínica e não sabe por onde começar? Veja abaixo 10 dicas que podem te ajudar nessa jornada. Confira!

10 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica

Está pensando em melhorar o atendimento da sua clínica e não sabe por onde começar? Veja abaixo 10 dicas que podem te ajudar nessa jornada. Confira!

Oferecer um bom atendimento para os bichinhos e para os tutores que buscam por seus serviços é essencial para a fidelização de clientes e para manter um bom fluxo de pessoas na sua clínica.

Assim, é importante saber que um bom atendimento vai muito além de uma boa consulta com o médico veterinário. Claro, que resolver a queixa do paciente é o objetivo principal, mas isso não é tudo.

Veja a seguir o que mais pode ser feito para oferecer um bom atendimento na sua clínica veterinária!

1. Ofereça atendimento humanizado;


O seu paciente faz parte da família de alguém. Por isso, dê atenção não só ao pet, mas também aos seus donos, explicando de forma clara e afetuosa o que ocorre com o bichinho.

2. Cuide da estrutura física da clínica;


Para passar credibilidade e confiança é essencial manter a estrutura física da clínica, por isso, sempre que possível, busque retocar a pintura, mantenha os móveis em bom estado e deixe a clínica sempre limpa e cheirosa.  

3. Treine os colaboradores;


De nada adianta oferecer um ótimo atendimento dentro do consultório se sua secretária e demais colaboradores não estão alinhados com o objetivo de melhor atender os tutores e pets.

Por isso, treiná-los é fundamental, para que estejam preparados para lidar com diferentes perfis de clientes e situações diversas.

4. Tenha uma decoração personalizada;


Planeje as cores: utilize cores claras que transmitam tranquilidade. Evite cores escuras que podem estressar, como preto, marrom, amarelo e vermelho.

Disponibilize uma boa iluminação para o ambiente e invista em objetos decorativos que conversem com sua identidade visual.

5. Disponibilize brinquedos aos pets;


Deixe à disposição alguns brinquedos para distrair os pets durante o aguardo pela consulta. Isso ajuda a diminuir a ansiedade de estar num ambiente desconhecido e ajuda a passar o tempo.

6. Otimize a comunicação com os tutores;


É muito importante disponibilizar diversas ferramentas para facilitar o contato do tutor com a sua clínica veterinária. Nesse sentido, além do número de telefone, WhatsApp, Instagram e Facebook, ter um site é uma ótima ideia.

Isso porque um Site permite que sua clínica seja encontrada no Google toda vez que um tutor buscar pelos serviços veterinários que você oferece e hoje em dia, todo mundo pesquisa no Google quando precisa encontrar profissionais.

7. Mantenha o ambiente sempre limpo;


A higienização precisa ser realizada de forma constante e correta. Mantenha o ambiente sempre limpo e bem ventilado e tome cuidado com o armazenamento de produtos e medicamentos.

Atente-se também às sujeiras feitas pelos pets no ambiente da recepção e mantenha-a sempre limpa.

8. Invista em tecnologia;


A sua clínica veterinária já possui equipamentos modernos que oferecem diagnóstico preciso e não invasivo? Se ainda não, está cometendo um grande erro!

As pessoas tendem a confiar muito em recursos tecnológicos, o que é um ponto positivo para o médico veterinário. Afinal , poderá usar o equipamento como um reforço de sua autoridade no assunto.

9. Ofereça serviços diferenciados;


Além das consultas, exames e demais serviços pela clínica, é possível investir em serviços tais como procedimentos a domicílio. Buscar o animal para o banho, ou realizar fisioterapia ou exames laboratoriais ou de imagem são bons exemplos de comodidades que os tutores adoram.

10. Tenha programa de fidelidade;


Os programas de fidelidade é uma excelente estratégia para ter clientes, uma vez que todos gostamos de sentir que estamos ganhando algo.

Por exemplo, se a sua clínica também oferece serviço de pet shop, experimente oferecer ao cliente a possibilidade dele ganhar 1 banho a cada 10.

Além disso, procure sempre oferecer benefícios para aqueles clientes mais fiéis. Brindes e mimos como como lacinhos, adesivos ou amostras de produtos são boas opções para cativar o tutor (e o pet!).

Agora você já tem uma ideia de como começar a se organizar para oferecer um melhor atendimento para seus pets e tutores!